o-que-precisamos-saber-sobre-o-whey-protein-blog-nutrify

O que precisamos saber sobre o Whey Protein

Diversos são os suplementos alimentares que podem melhorar o desempenho do nosso corpo. Esses suplementos são capazes de nos dar mais energia, ajuda no ganho de massa e na recuperação muscular. Entender o que cada um pode fazer, traz apenas benefícios para a nossa saúde. O whey protein é uma proteína que traz diversos benefícios para quem consome. Continue a leitura no Blog Nutrify para entender mais sobre o que é whey protein, para que serve e como tomar.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Whey Protein?

Whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, rica em aminoácidos essenciais e possui alto valor nutricional. O whey protein contém peptídeos bioativos em suas sequências que atuam como promotor da saúde e como alimento funcional. Esses peptídeos bioativos apresentam vários benefícios à saúde, incluindo controle de peso, antidiabético, redução do estresse oxidativo celular.

Para que serve o Whey Protein?

Essa proteína é considerada completa por conter os aminoácidos essenciais que participam de diferentes funções no organismo, como reparação e construção de tecidos, enzimas que atuam na digestão e metabolização de nutrientes, construção de massa muscular e fatores imunológicos. O whey protein se torna importante para ganho de massa muscular, contribui para controle do sistema imunológico, promove saciedade e fortalecimento muscular e promove melhora no diabetes tipo 2. 

Estudos demonstram que a suplementação com whey protein em pacientes com diabetes do tipo 2 promove melhora no perfil lipídico e uma redução na glicose plasmática em jejum. Podendo auxiliar na melhora do estresse inflamatório e oxidativo, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de complicações do diabetes e também na progressão de outras doenças crônicas.

Quais formas o Whey Protein pode ser encontrado?

Para melhor adequação a sua dieta, o whey protein pode ser encontrado em diferentes formas. Confira abaixo as formas de whe disponíveis e encontre aquela que melhor se adequa para você.

Whey Protein Isolado

Sendo considerada a forma comercial mais pura com alta concentração protéica em torno de 90% a 95%, passa por um processo de filtragem resultando em pouca gordura e carboidrato, apresenta uma boa capacidade de absorção. O whey protein isolado é o whey quase puro, isso faz com que esse tipo de whey tenha uma quantidade maior de aminoácidos e também que o corpo encontre uma facilidade para absorver a substância.

Whey Protein Concetrado

Contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, são conservados os carboidratos e lactose, minerais e gordura do leite. Em comparação a outros tipos, a digestão é mais demorada e apresenta um teor proteico menor em comparação ao isolado e hidrolisado. Além disso, a absorção desse tipo de whey pelo corpo é mais demorada.

Whey Protein Hidrolisado

Passa por um processo de hidrólise onde as proteínas são quebradas, dando origem aos peptídeos que são moléculas menores e facilitando a sua velocidade de absorção. Esse processo de quebras faz com que a substância tenha uma maior facilidade de absorção pelo organismo.

Como tomar Whey Protein?

O whey protein é uma substância  extremamente versátil, ele pode ser consumido de diversas formas, você pode encontrar aquela que mais faz sentido para o seu dia a dia e para a sua dieta. O whey protein pode ser misturado com água mineral, água de coco,  leite e iogurte, além de ser adicionado em porções de frutas. Além disso, o consumo de whey protein também pode ser feito por meio de diversas receitas, o que faz com que seja mais fácil inserir o suplemento na sua alimentação.

Veganos e Vegetarianos tem opção de Whey Protein?

Sim, e apresentam ótimas qualidades! O whey protein vegano e vegetariano são desenvolvidos a base de proteínas vegetais como a de arroz e ervilha e apresentam todos os aminoácidos essenciais. Na Nutrify você encontra whey protein vegano, para que dessa forma você possa manter a sua suplementação sem interferir no seu estilo de vida.

Whey Protein Grass-Fed

Atualmente as pessoas têm se preocupado cada vez mais não só com os benefícios associados à alimentação, o interesse tem sido amplo em relação a origem do alimento vegetal ou animal, os cuidados com meio ambiente, cuidados com os animais, onde ele é criado, como é alimentado, se é criado em um ambiente que lhe proporciona qualidade de vida e cuidado. Esse interesse na busca de uma vida mais sustentável e saudável tem levado a indústria cada vez mais a se preocupar com os ingredientes adicionados em seus produtos com finalidade de oferecer ao seu cliente e consumidor os melhores produtos.

O Whey Protein Grass Fed é obtido de vacas criadas totalmente livres, saudáveis, livres de alimentação transgênica, alimentam-se de pastagem natural, são livres de hormônios e antibióticos. Esse selo Grass Fed garante  que o produto adquirido contenha essas características.

Dados Científicos sobre o uso do Whey Protein

Um estudo realizado por Corrochano et al ( 2018) com objetivo de determinar o destino e a bioatividade das proteínas do soro de leite bovino após a digestão gastrointestinal, demonstrou em seus resultados que β-lactoglobulina e α-lactalbumina protegem as células intestinais humanas da formação de radicais livres. A lactoferrina também aumentou significativamente a quantidade das enzimas antioxidantes intracelulares superóxido dismutase 1, 2 e tioredoxina. Os perfis peptídicos do isolado de proteína de soro de leite, β-lactoglobulina, α-lactalbumina, albumina sérica bovina e lactoferrina revelaram vários peptídeos com potencial bioativo.

A sarcopenia é definida como uma síndrome caracterizada por declínios na massa e força do músculo esquelético ou uma alteração na função física.  Lin et al (2020) avaliou uma dieta com suplementação rica em proteínas e pôde observar uma melhora na ingestão adicional de proteína por meio de aconselhamento dietético na manutenção da massa muscular e força em idosos sarcopênicos. 

Esse estudo incluiu 56 idosos sarcopênicos, sendo que um grupo foi orientado a consumir uma dieta rica em proteínas comum por meio de aconselhamento. Enquanto outro grupo recebeu um suplemento de proteína de soro de leite enriquecido com vitamina D e leucina por 12 semanas. Com esse estudo pode-se observar que o grupo que recebeu suplemento, obteve melhora na velocidade de marcha após 12 semanas da intervenção do suplemento, especialmente em indivíduos com menos de 75 anos.

O uso do suplemento Whey Protein em idosos pode ser considerado uma alternativa interessante, principalmente porque nesta faixa etária muitos não conseguem atingir através da alimentação as recomendações protéicas diárias e esse grupo poderia beneficiar-se com o uso do suplemento.

Para atletas, diabéticos e pessoas que querem manter o controle do peso, a suplementação é uma alternativa, desde que aliada a práticas de atividades físicas em conjunto com alimentação equilibrada.

Referências Bibliográficas

Corrochano. A. R et al.  Intestinal health benefits of bovine whey proteins after simulated gastrointestinal digestion. Journal of Functional Foods. v. 49, p. 526-535, 2018.

 Lin. C. C et al..Effects of adequate dietary protein with whey protein, leucine, and vitamin D supplementation on sarcopenia in older adults: An open-label, parallel-group study.Clinical Nutrition.  journals.elsevier.com/clinical-nutrition. 2020.

 Nabuco. H. C. G et al. Effect of whey protein supplementation combined with resistancetraining on body composition, muscular strength, functional capacity,and plasma-metabolism biomarkers in older women with sarcopenicobesity: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clinical Nutrition ESPEN. n. 32,p. 88-95, 2019.

Derosa. G et al. Change of some oxidative stress parameters after supplementationwith whey protein isolate in patients with type 2 diabetes. Nutrition. v. 73, p. 2-5, 2020.

Qualidade Das Proteinas Em Fontes Vegetais | Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima