o-que-e-whey-protein-e-quais-sao-seus-beneficios-blog-nutrify

O que é whey protein e para que serve?

O que é whey protein?

Whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, é rica em aminoácidos essenciais e possui alto valor nutricional, sendo bem digerida e facilmente absorvida, contribui com um rápido aumento dos aminoácidos no sangue que consistem principalmente em α-lactoglobulina, β-lactoalbumina, albumina e imunoglobulinas.

Contém também os peptídeos bioativos em suas sequências que atuam como promotor da saúde, eles apresentam vários benefícios à saúde, incluindo controle de peso, antidiabético, redução do estresse oxidativo celular.

O Whey protein também contém os aminoácidos de cadeias ramificadas como  a leucina, isoleucina e valina que atuam na síntese de proteínas e como constituintes de proteínas musculares, e por esse motivo tem sido utilizado tanto por atletas quanto idosos. É capaz de melhorar a imunidade e também mantém o crescimento e a força muscular. 

Para que serve o whey protein?

Essa proteína é considerada completa por conter os aminoácidos essenciais que participam de diferentes funções no organismo, como reparação e construção de tecidos, enzimas que atuam na digestão e metabolização de nutrientes, construção de massa muscular, fatores imunológicos, sendo importante para ganho de massa muscular. Contribui também para o controle do sistema imunológico, promove saciedade e fortalecimento muscular e melhora no diabetes tipo 2. Estudos demonstram que a suplementação com a proteína do soro do leite em pacientes com diabetes do tipo 2 promove melhora no perfil lipídico e uma redução na glicose plasmática em jejum. Podendo auxiliar na melhoria do estresse inflamatório e oxidativo, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de complicações do diabetes e também na progressão de outras doenças crônicas.

Tipos de whey

Whey protein isolado

O Whey protein isolado é considerado a forma comercial mais pura com alta concentração proteica em torno de 90% a 95%, passa por um processo de filtragem resultando em baixo índice de gordura e carboidrato, apresenta uma boa capacidade de absorção.

Whey protein hidrolisado

Esta forma passa por um processo de hidrólise onde as proteínas são quebradas dando origem aos peptídeos que são moléculas menores que facilitam a sua velocidade de absorção.

Whey protein concentrado

Contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, são conservados os carboidratos e lactose, minerais e gordura do leite. Em comparação a outros tipos a digestão é mais demorada e apresenta um teor proteico menor em comparação ao isolado e hidrolisado.

Whey protein sem lactose

Para pessoas com intolerância à lactose, devem optar pelos que são isentos de lactose. É necessário observar o rótulo dos alimentos. O whey protein isolado é uma opção para as pessoas que apresentam essa característica.

Whey protein chocolate

Whey protein sabor chocolate apresenta uma versatilidade na sua utilização, podendo ser utilizado do modo convencional diluído em água e até mesmo em preparações como brigadeiro. 

Outra opção é congelar uma banana em rodelas e bater com o whey sabor chocolate. Procure as marcas que possuem cacau em sua composição, evite as que contêm corantes artificiais. 

Experimente o WHEY PROTEIN sabor chocolate da Nutrify ele é sem glúten, livre de corantes, com chia e os adoçantes utilizados pela Nutrify são naturais. Observar a composição é fundamental na hora da escolha de um produto de qualidade.

Como tomar whey protein?

 A sugestão para tomar Whey Protein é diluir em 300ml de água a medida sugerida pelo fabricante. Pode ser batido com frutas como banana, mamão e maçã, é uma vitamina muito gostosa e fornece proteínas e carboidratos. Pode adicionar leite vegetal e água de coco para substituir a água.

Pode ser consumido no pós treino também para prevenir o catabolismo e os danos musculares.

Quando tomar whey protein?

Na verdade, não tem um horário certo para tomar whey, ele pode ser ingerido no café da manhã com um leite vegetal e frutas na forma de vitamina, lanche da tarde, ou antes de dormir. O horário da ingestão irá depender da rotina e alimentação da pessoa.

Para pessoas que praticam atividades e treinos de resistência e força, o whey tem sido recomendado para auxiliar na ressíntese de glicogênio muscular.

AOI et al (2011),  investigou os efeitos da proteína do soro do leite na dieta e na ressíntese de glicogênio de ratos alimentados com proteína do soro do leite.  Puderam observar que os ratos alimentados com soro de leite tiveram uma melhor resistência nas atividades e na ressíntese de glicogênio em comparação com ratos alimentados com a dieta controle. 

Conseguiram observar através desse estudo que o uso da proteína do soro do leite tem papel fundamental na ressíntese do glicogênio, um substrato formado a partir de moléculas de glicose e que tem a função de energia e é utilizado para a  contração muscular. 

O glicogênio é gradualmente esgotado durante a atividade e quando isso ocorre fica muito difícil dar continuidade ao exercício por esse motivo é muito importante manter os níveis de glicogênio. Uma maneira eficaz de melhorar a resistência e aumentar os estoques de glicogênio no músculo esquelético e no fígado onde ficam armazenados é realizar a ingestão de proteína de soro de leite.

Benefícios do whey protein

Os benefícios da ingestão de Whey Protein são inúmeros como a manutenção do peso, melhora dos quadros de diabetes, promove a ressíntese de glicogênio muscular, contribui para recuperação e hipertrofia muscular, melhora os quadros de sarcopenia.

Nabuco et al (2019), investigou os efeitos da suplementação de proteína de soro de leite associada a treinamentos de resistência na composição corporal, força muscular, capacidade funcional e biomarcadores do metabolismo plasmático em mulheres idosas. Pode-se concluir neste estudo que o Whey protein combinada com treinamentos de resistência contribui na diminuição da massa de gordura total, melhorando a sarcopenia o que contribui para a minimizar em mulheres com mais idade.

O uso do suplemento Whey Protein em idosos pode ser considerado uma alternativa interessante, principalmente porque nesta faixa etária muitos não conseguem atingir através da alimentação as recomendações proteicas diárias e esse grupo poderia beneficiar-se com o uso do suplemento.

Para atletas, diabéticos e pessoas que querem manter o controle do peso, a suplementação é uma alternativa, desde que aliada a práticas de atividades físicas em conjunto com alimentação equilibrada.

Receitas com whey protein

1 ½ xícara de água

½ xícara de leite em pó desnatado

 7 colheres de sopa de whey protein sabor chocolate

2 colheres de sopa de cacau 50%

3 colheres de sopa de stévia

1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até atingir a consistência cremosa.

Coloque em copinhos de vidro e leve para gelar. Decore com pedacinhos de morango.

Shake de Whey Protein

1 banana cortada em rodelas e congelada

1 dose de whey  protein sabor baunilha

300 ml de água

1 colher chá de chia

1 colher de chá de linhaça

1 colher de chá de canela

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata bem. Adicione pedrinhas de gelo.

Whey protein para emagrecer: como tomar?

Precisamos entender que um alimento sozinho não faz milagre, é necessária uma dieta equilibrada que envolve a orientação de um profissional experiente e habilitado como o nutricionista. A prática de atividade física orientada por um educador físico também faz toda diferença. A atuação do profissional nutricionista, educador físico e médico é importante para alcançar e orientar a melhor forma de se perder peso de forma saudável e que evite o efeito sanfona (emagrece e engorda com frequência). O whey protein auxiliará no emagrecimento saudável quando esses fatores estiverem em conjunto como saúde, alimentação e atividade física.

Um estudo realizado com pessoas obesas e com sobrepeso que fizeram ingestão de biscoito fortificado com proteína isolada do soro do leite. 

Pode-se observar nessas pessoas o efeito na redução do apetite e na redução do peso corporal que apresentavam sobrepeso e obesidade. Mostrando ser um aliado na saciedade. Como mencionado anteriormente, o conjunto de alimentação e atividade física contribui para o emagrecimento saudável.

Comprar Whey Protein

O Whey protein pode ser obtido em lojas de produtos naturais, farmácias e sites.

Referencias Bibliográficas

Corrochano. A. R et al.  Intestinal health benefits of bovine whey proteins after simulated gastrointestinal digestion. Journal of Functional Foods. v. 49, p. 526-535, 2018.

 Lin. C. C et al..Effects of adequate dietary protein with whey protein, leucine, and vitamin D supplementation on sarcopenia in older adults: An open-label, parallel-group study.Clinical Nutrition.  journals.elsevier.com/clinical-nutrition. 2020.

 Nabuco. H. C. G et al. Effect of whey protein supplementation combined with resistancetraining on body composition, muscular strength, functional capacity,and plasma-metabolism biomarkers in older women with sarcopenicobesity: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clinical Nutrition ESPEN. n. 32,p. 88-95, 2019.

Derosa. G et al. Change of some oxidative stress parameters after supplementationwith whey protein isolate in patients with type 2 diabetes. Nutrition. v. 73, p. 2-5, 2020.

Aoi Wataru  et al. Dietary whey hydrolysate with exercise alters the plasma protein profile:A comprehensive protein analysis. Nutrition. V. 27, p.687–692. 2011.

Rostami. Z. Het al. Effects of biscuit fortified with whey protein isolate and wheat bran on weight loss, energy intake, appetite score, and appetite regulating hormones among overweight or obese adults. Journal of Functional Foods. V. 70, 2020. Rostami. Z. Het al.

Rolar para cima