O que é Kombucha? Benefícios à saúde | Blog Nutrify

O que é Kombucha? Benefícios à saúde

O que é Kombucha?

A kombucha é uma bebida fermentada por leveduras e bactérias em meio ao chá preto ou verde e adoçado com açúcar. O uso desta bebida está relacionado a melhora da microbiota intestinal, aumento do sistema imunológico, melhor gerenciamento do peso, dentre outros benefícios.

Kombucha: origem

A Kombucha é uma bebida considerada milenar e há hipótese de que ela tenha surgido na China.

Para que serve a Kombucha?

O consumo da Kombucha está associado a melhora do sistema imune, aumento da composição de bactérias benéficas no intestino, o seu uso de forma regular auxilia na saúde de modo geral. É muito importante a higienização dos utensílios que irá utilizar para a produção da Kombucha.

Quais os benefícios da Kombucha?

São inúmeros os benefícios da introdução da bebida na saúde.

  • Melhora o sistema Imune
  • Auxilia na manutenção ou perda de peso
  • Melhora a microbiota intestinal
  • Auxilia nos níveis de glicose
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Melhora a qualidade do sono e estresse

Riqueza em antioxidantes

Essa bebida é fermentada no chá verde ou preto que possui riquezas antioxidantes, além de conter vitaminas B e C em sua composição, o que atua eliminando as substâncias que são prejudiciais à saúde como os radicais livres.  Além do chá utilizado na produção dessa bebida também se utiliza outras bebidas para agregar sabor, como o suco de uva que contém compostos bioativos e antioxidantes.

O que é Kombucha? Benefícios à saúde | Blog Nutrify

Kombucha aumenta sua imunidade

A ingestão dessa bebida está associada ao aumento do sistema imune. Quando consumido adequadamente e seu processo de produção segue os processos de higiene, essa bebida atua como probiótico auxiliando na melhora da composição de bactérias benéficas no intestino que auxiliam na saúde. Além de que possui vitaminas e ácidos orgânicos. Quando há uma alimentação equilibrada contendo fibras, as bactérias benéficas presentes no intestino fermentam as fibras vinda da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato, que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam benefícios à saúde. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-transferase, uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que têm a capacidade de realizar a síntese de leptina. A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite, contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade. Por esses motivos, o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras associadas a probióticos tem sido importante.

Redução do risco de doenças cardíacas

O consumo da Kombucha está relacionado a melhora dos níveis de triglicérides, glicose, melhora do peso e por esse motivo contribui para a redução do risco de doenças cardíacas. É importante que além do uso da bebida seja seguido um plano alimentar contendo alimentos como fibras, cereais integrais, vegetais, grãos, leguminosas carnes magras e práticas de atividade física regular de modo moderado. Seguindo essas dicas o alcance dos objetivos com a utilização da Kombucha será mais eficaz.

Gerenciar diabetes tipo 2

O consumo da Kombucha associado a uma alimentação equilibrada e prática de atividade física moderada e orientada por um profissional contribui para a manutenção das taxas de glicose e consequentemente ajuda a prevenir o diabetes tipo 2 e a gerenciar quando ele está presente. Lembre-se sempre que para uma boa saúde é necessário um conjunto de ações de mudança de estilo de vida e hábitos alimentares.

Kombucha também auxilia na proteção contra o câncer

Como já mencionado, quando há um equilíbrio da dieta, mudança de estilo de vida e introdução de alimentos probióticos ocorre produção de boas substâncias que modulam nosso organismo evitando ativação do sistema da inflamação que está associado ao surgimento do câncer.

Qual o melhor horário para tomar Kombucha?

Essa bebida pode ser consumida em qualquer horário. Algumas pessoas gostam de tomar pela manhã em jejum e outras em outros horários como o lanche da tarde. Essa bebida é fermentada e algumas pessoas relatam gostar de tomar em conjunto com um lanche substituindo o refrigerante.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/kombucha-o-que-e-para-que-serve-e-como-fazer-1.3131377. Acesso em 10/11/2021.

Disponível: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-kombucha/. Acesso 10/11/2021.

Liu P, Wang Y, Yang G, Zhang Q, Meng L, Xen Y et al. The role of short-chain fatty acids in intestinal barrier function, inflammation, oxidative stress, and colonic carcinogenesis.Pharmacological Research. V. 165, p.105420, 2021.

 Christ A, Lauterbach M, Western, Latz E.  Diet and the Immune System: An Inflammatory Connection. Immunity. v.51, p.794-810, 2019.

Leo EEM, Campos MRS. Effect of ultra-processed diet on gut microbiota and thus its role inneurodegenerative diseases. Nutrition. V.71, 110609, 2020.

Román GC, Jackson RE, Gadhia R, Román NA, Reis J. Mediterranean diet: The role of long-chain v-3 fattyacids in fish; polyphenols in fruits, vegetables,cereals coffee, tea, cacao and wine; probiotics andvitamins in prevention of stroke, age-relatedcognitive decline, and Alzheimer disease. Revue Neurologique. v. 175, p. 724-741, 2019.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima