O que é hidroginástica?

Muitas pessoas ainda têm uma visão equivocada sobre o que é hidroginástica e seus reais benefícios, embora ela não seja uma atividade física tão recente. 

Por isso, acreditamos que vale a pena falar um pouco mais sobre essa modalidade de exercício, que combina movimentos aeróbicos e de resistência dentro da água e pode favorecer a saúde física e mental em diferentes fases da vida, um verdadeiro mergulho no bem-estar!

Acompanhe este post até o fim para ficar por dentro do que é hidroginástica, quais são as principais vantagens dessa prática e para quem ela é mais recomendada.

O que é hidroginástica?

A hidroginástica é uma modalidade de atividade física realizada em meio aquático, geralmente em piscinas com água aquecida a cerca de 32ºC, que combina exercícios aeróbicos e de resistência em uma sequência dinâmica, comumente acompanhada por música. 

A hidroginástica como a conhecemos hoje é uma evolução da hidroterapia, que teria se originado na Europa ainda no século XVIII, mas foi apenas por volta de 1980 que ela chegou ao Brasil como uma aula estruturada nas academias e clubes.

A água proporciona uma resistência natural à musculatura na realização dos movimentos, o que os torna mais desafiadores e estabelece o princípio dessa atividade. 

Se, por um lado, é preciso fazer força para se movimentar na água, por outro, a flutuabilidade reduz o impacto nas articulações, fazendo com que essa atividade seja segura para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Pela mesma razão, trata-se de uma atividade com risco muito reduzido de lesões.

Quais são os principais benefícios da hidroginástica?

Agora que já temos claro o conceito do que é hidroginástica, vamos falar sobre seus benefícios, que são bastante diversos. Entre os principais, podemos destacar:

Melhora no controle motor e na flexibilidade

A hidroginástica exige movimentos ritmados, geralmente envolvendo a coordenação de braços e pernas opostos, favorecendo assim o desenvolvimento da coordenação motora. 

A resistência oferecida pela água atua como um desafio extra a ser vencido, o que ajuda a fortalecer os músculos e aumentar a amplitude dos movimentos, tornando o(a) praticante mais flexível. 

Vale falar também que para realizar os exercícios em um meio diferente do nosso habitual, o meio aquático, é preciso concentração e controle, o que pode trazer um grande ganho de consciência corporal.

Melhora na circulação

Outro benefício da hidroginástica é que a pressão exercida pela água estimula a circulação sanguínea, o que tem uma série de consequências positivas para a saúde geral do indivíduo. 

Uma circulação eficiente melhora, por exemplo, a oxigenação dos tecidos e contribui para a saúde cardiovascular. 

Dados do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo apontam que a hidroginástica ajuda a reduzir a hipertensão em decorrência da melhora da circulação e da dilatação dos vasos sanguíneos promovida pela água aquecida das piscinas.

Perda de peso

É comum que ao entender o que é hidroginástica e notar que ela é uma atividade de menor impacto, muitas pessoas se questionem se ela pode ser eficaz na perda de peso corporal. 

A resposta é sim, a hidroginástica pode atuar como uma aliada interessante também nesse aspecto. Estima-se que durante as aulas seja possível queimar até 500 kcal por hora, a depender da intensidade dos exercícios realizados. 

Quando comparada com outras atividades, a perda de peso com a prática da hidroginástica pode ocorrer de forma mais lenta, porém efetiva. Vale lembrar que a hidroginástica favorece o desenvolvimento de massa muscular e o consequente aumento da taxa metabólica basal, o que leva a uma queima maior de calorias ao longo do dia. 

Evidentemente, a mudança na composição corporal (menos gordura, mais músculos) só poderá ser observada se a rotina de exercícios for acompanhada de uma alimentação adequada às particularidades de cada pessoa. O suporte de um profissional de nutrição é sempre recomendado nesse processo.

Melhora na respiração

Durante a aula de hidroginástica trabalha-se bastante a respiração durante a execução dos exercícios, o que favorece a capacidade pulmonar e a eficiência respiratória de modo geral. 

Exercícios respiratórios específicos, com inspirações profundas e expirações controladas, por exemplo, podem ser incluídos na programação, especialmente durante o aquecimento ou no relaxamento, amplificando esse benefício.  

Proteção das articulações

Como vimos no tópico “o que é hidroginástica?”, essa é uma atividade de baixíssimo impacto para as articulações, que se deve a flutuabilidade provocada pelo meio líquido em que é praticada. 

Por essa razão, sua prática pode ser segura até mesmo para pessoas que já possuem algum grau de comprometimento articular, como artrite ou artrose, ou aquelas que têm risco maior de lesões, como quem está muito acima do peso, por exemplo.

Prevenção de doenças

Entre as doenças que podem ser prevenidas com a prática regular da hidroginástica, destacam-se as patologias cardiovasculares. Esse tipo de exercício ajuda a reduzir a pressão arterial e ativa a circulação do sangue, melhorando a eficiência do funcionamento cardíaco. 

Ao promover o fortalecimento dos músculos, também pode ser importante no controle da sarcopenia (perda e enfraquecimento da massa muscular), que tende a comprometer bastante a qualidade de vida das pessoas idosas.

Bem-estar

Assim como acontece com outras atividades físicas e esportivas, a prática da hidroginástica promove a liberação de hormônios ligados à sensação de felicidade e bem-estar. 

Além disso, por ter baixo impacto, não costuma provocar dores ou outros incômodos físicos após as aulas. Isso contribui para que mesmo pessoas pouco condicionadas sintam-se seguras e motivadas a estabelecer uma rotina frequente de treinos. 

Os benefícios dessa rotina podem ser potencializados com o consumo de nutrientes relacionados à melhora do humor.

Obtenção de uma vida mais saudável

A hidroginástica pode ser uma atividade bastante convidativa para quem deseja sair do sedentarismo e, a partir daí, estabelecer hábitos mais amplos de saúde e bem-estar. 

O baixo risco da prática somado a seus benefícios tende a fazer com que o(a) praticamente tenha uma boa adesão e, com esse impulso, tente ajustar sua alimentação, seu sono e tantos outros aspectos importantes para a saúde. A hidroginástica pode ser, inclusive, o primeiro passo para a realização de outros esportes, como a própria natação.

Aumento do ciclo social

O que é hidroginástica senão um excelente exercício realizado em grupo? 

Por essa característica, tende a favorecer a formação de laços de afinidade e amizade que podem ser importantes para criar um clima de acolhimento e motivação ao exercício. Esse benefício pode ser especialmente valioso para pessoas idosas ou que sofram de condições de saúde específicas, que sejam mais limitantes socialmente.

Aumento da independência funcional

Ao aprimorar força, resistência, flexibilidade, coordenação e fôlego, a hidroginástica aumenta a eficiência e independência na realização das mais variadas tarefas cotidianas, como subir escadas, carregar peso, alcançar objetos… Novamente, uma vantagem especialmente importante para a população idosa.

O que é hidroginástica: saiba como praticar

A necessidade de um ambiente aquático adequado torna a hidroginástica uma modalidade que precisa ser praticada em locais específicos, como academias ou clubes, sob orientação de profissionais de educação física. 

Em cada aula é proposta uma sequência de atividades que mescla exercícios aeróbicos e de resistência (força), que devem trabalhar diversos grupos musculares de todo o corpo. Para isso, podem ser usados alguns equipamentos específicos, como flutuadores, halteres aquáticos, bolas, entre outros. 

A melhor forma de descobrir, na prática, o que é hidroginástica e qual a dinâmica básica dessa atividade é assistir a uma aula ao vivo ou fazer uma aula-teste (geralmente disponibilizada, gratuitamente, pelas academias às pessoas interessadas em ingressar na modalidade).

O que é hidroginástica: para quem é indicado o exercício? 

O desconhecimento sobre o que é hidroginástica e quais seus benefícios leva muita gente a acreditar que se trata de uma atividade voltada unicamente aos idosos, mas isso não é verdade. Pessoas de todas as faixas etárias podem obter ganhos com essa prática.

Crianças

A hidroginástica pode ser uma opção bastante divertida de exercício para crianças, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora e da consciência corporal valendo-se de um ambiente geralmente adorado por elas: a piscina. 

No entanto, é importante que a aula seja direcionada para esse grupo, uma vez que os exercícios podem variar bastante em relação aos dos adultos. Geralmente, são propostos jogos e movimentos dinâmicos com uso de bolas e outros acessórios de caráter mais lúdico.

Adultos

Como vimos, a hidroginástica é uma atividade que consegue trabalhar força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória de forma integrada, o que a torna potencialmente benéfica para qualquer pessoa. 

No entanto, ela tem vantagens adicionais para adultos com maior risco de lesões articulares, devido a seu baixo impacto, bem como para pessoas que estão começando a praticar exercícios e ainda não desenvolveram um condicionamento físico muito elevado.

Gestantes

A hidroginástica é um exercício bastante recomendado para gestantes, pois é capaz de oferecer a segurança necessária à prática de atividades nesse período e ainda trazer benefícios específicos. 

Por exemplo: o fato de os movimentos serem realizados dentro da água ajuda a aliviar o peso extra do corpo. A melhora da circulação sanguínea também é outro ponto positivo, assim como a diminuição do inchaço e a sensação de relaxamento, que pode reduzir o estresse associado a esse período de mudanças físicas e emocionais. 

É fundamental, porém, buscar o acompanhamento de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer exercício durante a gravidez. 

Idosos

Não é à toa que a hidroginástica é bastante associada ao público maduro. Os idosos são, de fato, uma das populações mais beneficiadas por esse exercício. 

Isso porque a hidroginástica atua em aspectos importantes para a manutenção da saúde e da autonomia nessa fase da vida, como fortalecimento muscular, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade e coordenação motora. 

Tudo isso com baixo impacto articular, de forma segura e com risco de lesão muito pequeno, assim como os exercícios na terceira idade devem ser. . O estímulo à sociabilização e o senso de comunidade também podem ser especialmente benéficos para o bem-estar emocional das pessoas idosas que, muitas vezes, vivem um momento de maior isolamento social.

Conclusão: hidroginástica, uma grande aliada do bem-estar.

Por todos esses aspectos, podemos concluir que a hidroginástica é um exercício capaz de ajudar um público bastante diverso a atingir objetivos de saúde, condicionamento físico e bem-estar. 

A necessidade de ser realizada em um ambiente bem específico faz com que esta seja uma atividade menos acessível do que outras, como corrida e caminhada. 

No entanto, se a pessoa tem acesso a uma academia, clube, associação esportiva ou centro comunitário que dispõe de piscina e tem aulas de hidroginástica, vale a pena considerar essa modalidade na rotina de exercícios.

Fontes bibliográficas:

Mundo Boa Fomra. Benefícios da hidroginástica para boa forma e saúde! Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-da-hidroginastica/ Acesso em junho de 2023.

Mundo Boa Forma. Hidroginástica emagrece? Benefícios e dicas. Disponível em: Hidroginástica Emagrece? Benefícios e Dicas – MundoBoaForma Acesso em junho de 2023.

Blog Educação Física. Hidroginástica: conheça os 12 benefícios para a saúde. Disponível em: Hidroginástica: Conheça os 12 Benefícios Para a Saúde (blogeducacaofisica.com.br) Acesso em junho de 2023

Tua Saúde. Benefícios da hidroginástica. Disponível em:  https://www.tuasaude.com/beneficios-da-hidroginastica/ Acesso em junho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima