O que é doença celíaca? Conheça os sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

O que é doença celíaca? Conheça os sintomas e tratamentos [2022]

Entendendo o que é a doença celíaca

Você sabia que existe relação entre o que é glúten e a doença celíaca? A doença celíaca é caracterizada por uma condição autoimune, que provoca inflamação no intestino delgado. Essa condição está relacionada à ingestão do glúten, uma proteína presente em alguns alimentos como o trigo, centeio e cevada. Ao ingerir o glúten presente nesses alimentos ocorre uma resposta imune anormal levando ao desenvolvimento de sintomas gastrointestinais. Uma estratégia eficaz para essa doença baseia-se na exclusão do glúten através da adesão a uma dieta específica isenta dessa proteína.

Doença celíaca: sinais e sintomas

Os sintomas da doença celíaca podem incluir diarreia, dores abdominais, fezes com fortes odores, perda de peso, inchaço na barriga, falta de apetite, fadiga, dentre outros sintomas individuais.

O que é doença celíaca? Conheça os sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

Como diagnosticar a doença celíaca?

O diagnóstico da doença é realizado por um médico especializado, mais especificamente um gastroenterologista que irá avaliar o histórico familiar, sintomas, dentre outras análises. Após essa avaliação, o médico irá solicitar exames específicos como o de sangue, fezes, urina e biópsia para diagnosticar a presença da doença celíaca.

Possíveis consequências da doença celíaca

Devido a presença da doença celíaca, o intestino sofre algumas alterações que podem prejudicar a absorção de vitaminas, minerais, água e outros. Esses prejuízos podem interferir na saúde quando não são tratados adequadamente com a exclusão do glúten da dieta.

Dentre as principais consequências estão a dificuldade na digestão de alimentos, fadiga, falta de energia, artrite, alterações no ciclo menstrual, lesões na língua, ossos com fragilidade, dentre outras consequências individuais.

Doença celíaca é autoimune?

Sim, a doença celíaca é considerada autoimune e é desencadeada pela presença do glúten na alimentação em indivíduos geneticamente predispostos.

Doença celíaca: tratamento

O tratamento da doença celíaca baseia-se na exclusão de alimentos que contenham glúten em sua composição. Neste caso é muito importante estar atento ao rótulo dos alimentos e observar a presença de glúten na sua formulação.

Cuidados alimentares

Os cuidados alimentares baseiam-se na exclusão de todos os alimentos que contenham glúten, como por exemplo, macarrão, pães, tortas, bolos, salgados e outros que utilizam a farinha de trigo, centeio, cevada dentre outros.

Principais alimentos com glúten que devem ser evitados

Os principais alimentos que contêm glúten são farinha de trigo, centeio, cevada, malte, sêmola, esses são alguns dos exemplos.

Leia sempre o rótulo dos alimentos para verificar a presença de glúten nos alimentos. Atualmente há muitas alternativas de pães, tortas, bolos e bolachas sem a presença do glúten através de misturas de farinhas isentas de glúten.

O que é doença celíaca? Conheça os sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

Adote uma dieta restritiva com acompanhamento médico

Adotar a dieta restritiva sem glúten é muito importante para melhorar o quadro dessa doença. Normalmente quando se exclui os alimentos fonte de glúten e introduz outros alimentos que não contém glúten ocorre a recuperação e os sintomas da doença melhoram e aos poucos, restabelecendo a saúde.

Medicamentos

O tratamento para a doença celíaca baseia-se na exclusão do glúten. A utilização de medicamentos será realizada de acordo com a orientação e indicação médica. Muitas vezes é necessário a utilização de vitaminas e uma orientação nutricional adequada para a recuperação do estado nutricional. Todo esse cuidado será estabelecido pelo médico e a equipe multidisciplinar para oferecer o melhor tratamento de forma individualizada.

Receitas de pãozinho sem glúten

2 xícaras de polvilho azedo

3 xícaras de polvilho doce

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa se chia

1 colher de chá de orégano

½ xícara de chá leite de amêndoa ou de arroz, ou outra castanha de sua preferência

450 g de mandioquinha cozida e passada no espremedor ou bem amassada

Modo de preparo

Aqueça o leite vegetal, o azeite e adicione os demais ingredientes. Mexa aos poucos até que fique homogêneo a mistura. Se precisar adicione mais leite vegetal até dar o ponto. Faça bolinhas e leve para assar até dourar.

Referências Bibliográficas

Frasser. C et al.  Understanding disease-specific and non-specific factors predicting disordered eating in adults with coeliac disease. Appetite. v. 168, p. 15744, 2022.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/dieta-para-doenca-celiaca. Acesso em 12/01/22.

Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/m%C3%A1-absor%C3%A7%C3%A3o/doen%C3%A7a-cel%C3%ADaca. Acesso em 12/01/22

Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-celiaca. Acesso em 12/01/22.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima