A vitamina K2 também conhecida como menaquinona é uma vitamina lipossolúvel considerada essencial.

Desempenha  papel importante na homeostase do cálcio e na prevenção da osteoporose, é sintetizada principalmente através da fermentação por  bactérias no intestino.

Para que serve a Vitamina K2?

A vitamina K2 é considerada o principal vetor de distribuição de elétrons da cadeia respiratória, ela desempenha funções importantes como o transporte de elétrons, coagulação sanguínea e homeostase do cálcio. Essa vitamina também atua na transferência de cálcio do sangue para os ossos.

A vitamina K2 é usada clinicamente no Japão para tratar a osteoporose sozinha ou em conjunto com outros medicamentos. Além da osteoporose  a vitamina K2 tem sido estudada na prevenção de câncer por induzir a parada no ciclo celular e inibir a proliferação de celulas. Seus efeitos beneficos tem sido relacionada também na prevenção da doença de Parkinson e diabetes tipo 2.

Nossas células não podem sintetizar a menaquinona-7 e os humanos só podem obte-las através de alimentos ou suplementos alimentares. Um ponto negativo é que a quantidde de vitamina K2 em alimentos é bastante baixa. Por exemplo existe apenas 1mg de vitamina K2 em 6, 25 Kg de carne de porco por esta razão a suplementação é um metodo interessante. Há três fontes de menaquinona-7:  a extração de plantas, animais ou alimentos, síntese química e produção microbiana.

Um estudo realizado por Kodama et al (2017), com pacientes com paralisia cerebral para avaliar o efeito da vitamina K2 na densidade mineral ossea em adultos com paralisia cerebral se mostrou eficaz, uma vez que esse grupo demanda uma atenção especial devido aos riscos de fraturas provocadas por quedas.

Outro estudo realizado por Poon et al (2015) com a combinação de vitamina K2 e D3 mostrou que essa associação aumentou significativamente a migração e o reaparecimento de microvilosidades superficiais de osteoblastos de camundongos. Os  resultados ilustraram que a combinação de vitaminas K2 mais D3 pode ser uma nova estratégia terapêutica no tratamento da osteoporose associada ao diabetes.

Quais são os benefícios da Vitamina K2?

Os benefícios associados a ingestão da vitamina K2 estão relacionados com a saúde óssea, artérias mais flexíveis contribuindo para o controle da pressão arterial, evita arritmias cardíacas, promove a homeostase do rim por retirar o excesso de cálcio, retira o excesso de cálcio depositado na pele e cérebro, contribui para ossos e dentes mais fortes. Essa vitamina promove o equilíbrio do cálcio no organismo transportando o cálcio para o local adequado.

Previne doenças cardiovasculares

Nossas artérias quando estão saudáveis expandem e contraem com os batimentos cardíacos para a passagem do sangue. Com a idade ou em casos de doenças como hipertensão, hipercolesterolemia, calcificação das artérias que pode ser ocasiona pela insuficiência renal terminal e pela circulação de cálcio sem a realização do transporte de cálcio para os locais adequados, esses fatores contribuem para o desequilíbrio o que pode resultar em danos no sistema cardiovascular. Nesses casos a flexibilidade nas artérias reduzem o que pode ocasionar infartos e AVC.

A vitamina K2 está associada a homeostase do cálcio no organismo por atuar retirando o cálcio do sangue e transportando para os ossos. Dessa forma a vitamina K2 faz a remoção do cálcio e impede que ele se deposite nas paredes das artérias evitando o dano vascular.


Protege a saúde óssea

Sim, o uso da vitamina K2 está cada vez mais sendo associada a prevenção da densidade mineral óssea. Em um estudo com grupos tratados com vitamina K2 foi possivel observar uma consideravel melhora do perfil de tecido osseo, indicando que esta vitamina é eficaz no tratamento da osteoporose.

A vitamina K2 está associada com o fortalecimento de legiões de osteoblastos que são células responsáveis pela formação da matriz no tecido ósseo aumentando seu número e atividade, além disso ela é  responsável pela produção de γ-carboxiglutamato (Gla) em proteínas-alvo que são sintetizadas nos tecidos ósseo, hepático e vascular. A vitamina K2 tem como mecanismo de ação ativar a osteocalcina uma proteina fundamental para que ocorra a ligação do calcio a estrutura ossea fortalecendo o esqueleto e prevenindo as fraturas e osteoporose.

Prevenção de câncer

Um estudo de Dasari et al (2018) mostrou que a  vitamina K2 pode ser um agente anticâncer potencial no câncer de próstata atuando de maneira significativa nas moléculas de sinalização anti-apoptóticas, de progressão do ciclo celular e promotoras de metástase. Outros estudos correlacionam o efeito positivo do consumo dessa vitamina na ação antitumoral de carcinoma hepatocelular.

Em quais alimentos a Vitamina K2 está presente?

A vitamina K2 pode ser encontrada em carnes, ovos, requeijão, queijo e soja fermentada (natto). As bactérias no intestino humano também sintetizam menaquinona.

O que acontece quando não é consumido Vitamina K2?

A deficiência dessa vitamina acarreta em desequilíbrio para o organismo e o cálcio pode se depositar nos tecidos e vasos sanguíneos deixando as artérias menos flexíveis e a longo prazo pode ocorrer problemas de saúde associado a deficiência dessa vitamina.

Qual é a quantidade ideal da Vitamina K2 por dia?

A ingestão recomendada diária é de 1 cápsula por dia, sendo recomendado a ingestão após a refeição. Dosagem recomendada é de 100mcg por dia. Por ser uma vitamina lipossolúvel, ou seja, absorvida na presença de gordura  é melhor aproveitada após as refeições.

Quais são os efeitos colaterais que a Vitamina K2 pode causar?

Quando ingeridas na doses corretas essa vitamina apresenta efeitos benéficos, mas a ingestão em grandes doses da vitamina K2 pode causar anemia hemolítica e icterícia em bebes. Essa vitamina é contra-indiciada para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, mulheres grávidas e lactantes. Todo suplemento deve ser ingerido após uma consulta com um profissional médico ou nutricionista.

É possível encontrar suplementos da Vitamina K2?

Sim, esse suplemento é encontrado em cápsulas em farmácias e lojas de suplementos alimentares.

Conclusão

Muitas pessoas se preocupam com o cálcio e muitas vezes os ossos fracos pode ser resultado da deficiência de vitamina K2 no organismo que trabalha para manter e transportar o cálcio para os ossos fazendo com ele seja absorvido e fixado nos ossos e não nas artérias, rins, cérebro onde pode acarretar em danos.

 

CONHEÇA A VITAMINA D3K2 NUTRIFY!

 

Referências Bibliográficas

Ren. l et al. Microbial production of vitamin K2: current status and future prospects. Biotechnology Advances. v. 39, 2020.

Capozzi. A et al. Calcium, vitamin D, vitamin K2, and magnesium supplementation and skeletal health. Maturitas. v.140, p.55-63, 2020.

Kodama Y et al. .Effectiveness of vitamin K2 on osteoporosis in adults with cerebral palsy.

Brain and Development. v.39, n,10, p. 846, 850, 2017.

Li. Y et al. Effect of vitamin K2 on type 2 diabetes mellitus: A review. Diabetes Research and Clinical Practice. v. 136, p. 39-51, 2018.

Dasari. S et al. Vitamin K2, a menaquinone present in dairy products targetscastration-resistant prostate cancer cell-line by activating apoptosis signaling. Food and Chemical Toxicology. v. 115,p.218-227, 2018.