Nutricionista e Dietista saiba a diferença

Nutricionista e Dietista saiba a diferença

A busca por um estilo de vida mais saudável está em alta hoje em dia. Todos têm acesso a diversas informações sobre saúde e alimentação e começam a se conscientizar sobre a importância disso para aproveitar o dia a dia sem preocupações. Na hora da dúvida, os profissionais procurados são, geralmente, o nutricionista e o dietista. Mas você sabe a diferença entre eles?

Bom, para começar, ambas profissões tem como objetivo buscar uma alimentação melhor e mais saudável para as pessoas. Entretanto, o nutricionista e o dietista têm algumas particularidades que os diferem. 

Continue a leitura do Blog Nutrify e entenda mais sobre o que faz um dietista e um nutricionista. Acompanhe os nossos artigos e o site da Nutrify para ficar por dentro de dicas de alimentação e vida saudável e como colocar em prática hábitos que serão benéficos para você e seu corpo.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que faz um Nutricionista?

O nutricionista é um profissional que trabalha com alimentação de maneira ampla, além de escolher o melhor cardápio para cada situação, o nutricionista também se preocupa com a procedência e origem dos alimentos. Quais ingredientes estão sendo usados na indústria alimentícia e como esses produtos são conservados e armazenados. Porém, mais do que isso, é esse profissional que traça estratégias que apoiam o seu cliente até seu objetivo, sempre considerando sua composição corporal (com o suporte da bioimpedância) e sua saúde por completo. 

No Brasil, para ser nutricionista é preciso cursar uma graduação de 4 ou 5 anos em nutrição. Além disso, para atuar é necessário ser registrado no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua região. A atuação profissional de indivíduos não registrados e considerada exercício ilegal da profissão. 

O registro, por sua vez, é concedido somente para quem concluiu um curso de graduação reconhecido pelo MEC. Além da atuação em consultórios, os nutricionistas podem trabalhar em escolas, hotéis e empresas.

O que faz um Dietista?

O dietista é o profissional focado em desenvolver dietas. Seu trabalho consiste em investigar os hábitos alimentares dos pacientes, checando se há histórico de alergias ou intoxicações. Então, a partir dessa pesquisa, elabora dietas que se encaixam na situação e perfil de cada paciente.

No Brasil, para ser dietista e criar dietas personalizadas para os pacientes é preciso cursar também faculdade de nutrição. Tanto nutricionistas quanto dietistas precisam da mesma graduação. O dietista pode trabalhar em hospitais e consultórios para planejar as dietas dos pacientes. Porém, fora do Brasil o dietista pode ser usado para designar, de maneira geral, profissionais que trabalham com nutrição ou que têm níveis de conhecimento em nutrição. 

Qual a diferença entre um Nutricionista e um Dietista?

A diferença entre o nutricionista e o dietista é que o nutricionista tem atuação mais ampla na recomendação e escolha de alimentos. Enquanto o dietista é focado em criar dietas personalizadas para atender as necessidades de cada paciente.

Entretanto, no Brasil esses dois profissionais cursam a mesma faculdade e consequentemente possuem um amplo leque de opções de trabalho. A diferença entre as duas especialidades é mais perceptível em outros países.

Curso de Nutrição

Como você já leu acima, para se tornar um dietista ou nutricionista, precisará cursar Nutrição. A graduação oferece uma formação completa e voltada, principalmente, ao conhecimento nutricional. Apesar da grade curricular ser composta por disciplinas ligadas à área da saúde, os futuros dietistas e nutricionistas também estudam disciplinas como biologia, química e psicologia.

Outra característica relevante da área é a oportunidade de atividades práticas em campo e laboratório. Os alunos podem colocar todos os seus conhecimentos à prova e adquirir novas experiências para quando forem inseridos no meio profissional. A duração do bacharelado é de 4 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima