Os nootrópicos são substâncias que possuem a capacidade de melhorar o foco, memória, atenção e raciocínio. A introdução dos nootrópicos tem como função terapêutica intelectual em pessoas que possuem TDAH, depressão e até mesmo em pessoas que desejam melhorar o seu foco. Esse termo nootrópico foi designado em 1972 por Corneliu Giurgea referindo-se a uma droga que melhorava as capacidades intelectuais e que não causam efeitos colaterais.
O que são Nootrópicos?
Os nootrópicos podem ser entendidos como substâncias que potencializam as funções cognitivas e que não apresentam toxicidade, mas há necessidade de indicação de especialistas para seu consumo adequado e individualizado.
Como atuam os Nootrópicos?
Os nootrópicos atuam de diferentes maneiras e há uma diversidade dessas substâncias atualmente. Eles agem basicamente nos neurotransmissores agindo como mensageiros, transportadores e estimuladores promovendo o equilíbrio das funções e sinais entre os neurônios e as células nervosas. Os nootrópicos podem agir estimulando ou até mesmo inibindo as funções específicas.
Quais são os tipos dos Nootrópicos?
Ashwagandha
A ashwagandha possui efeitos que auxiliam o nosso organismo a conseguir se adaptar a diferentes situações como no estresse, melhora da cognição, ansiedade dentre outros.
Bacopa Monnieri
Os efeitos da Bacopa Monnieri estão relacionados às funções cognitivas aumentando os níveis de neurotransmissores. Esses efeitos estão associados à sua potencial ação antioxidante, atuando combatendo os radicais livres assim como a degeneração celular.
Cafeína
A cafeína presente no café que muitos de nós ingerimos diariamente está associada a inúmeros benefícios como melhora da cognição, estado de alerta, função antioxidante dentre outros. Além de possuir compostos como o ácido clorogênico, que são substâncias bioativas que possuem atividades antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres. Os radicais livres são produzidos em nosso organismo durante o processo de metabolização e quando estão em desequilíbrio e se permanecem em grande quantidade podem trazer prejuízos. Consumir alimentos que contenham compostos bioativos que fazem com que haja eliminação dessas substâncias são fundamentais para a manutenção e equilíbrio da homeostase em nosso organismo. Esses compostos antioxidantes também possuem a função de prevenção de certas doenças
Creatina
A creatina é muito utilizada por alguns praticantes de atividades físicas em modalidades mais intensas. Os seus benefícios no efeito da memória também têm sido evidenciados em alguns estudos.
Coenzima Q10
A coenzima Q10 é uma substância lipossolúvel sendo sua estrutura muito semelhante à da vitamina. Ela atua nos processos de ATP, prevenção de doenças e o envelhecimento precoce devido a sua ação antioxidante. É produzida no organismo e obtida através da ingestão de alimentos como nozes, amêndoas, legumes, carnes dentre outros.
Curcumina
A cúrcuma longa é uma planta pertencente à espécie Zingiberaceae. É popularmente conhecida como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol. É caracterizada por ser uma espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma importante especiaria. As propriedades presentes na cúrcuma tem sido cada vez mais estudada para que possam elucidar suas ações no organismo como antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatório, anti fúngica, melhora da memória e sua atuação na prevenção do câncer. Esse efeito benéfico pode estar associado aos seus potenciais efeitos antioxidantes no organismo.
Fosfatidilserina
Esse composto é encontrado em nosso cérebro e é derivado de um aminoácido e auxilia na cognição, melhora da memória e atenção.
Ginkgo Biloba
O consumo de ginkgo biloba está relacionado ao aumento da ação de neurotransmissores ligados à atenção, memória e concentração. Além de ter função antioxidante prevenindo nossas células do envelhecimento precoce devido a eliminação dos radicais livres.
Guaraná
O guaraná possui efeitos estimulantes agindo dessa forma no foco e atenção deixando a pessoa mais alerta.
Ginseng
O ginseng é uma raiz e pode ser consumido na forma de suplemento com indicação de um especialista para melhorar também o foco, atenção e raciocínio.
Huperzine A
A Huperzine A é muito utilizada na medicina chinesa, tem como foco o cuidado na prevenção na demência, melhora da memória e funções cognitivas e aprendizagem.
Hydergine
Essa substância melhora o metabolismo cerebral contribuindo para uma melhora na cognição, auxiliando em casos de comprometimento de memória.
L-Tirosina
A L-Tirosina atua na produção de neurotransmissores como a dopamina e noradrenalina promovendo assim um relaxamento sem causar sonolência, além de melhorar o desempenho mental.
L-Teanina
Dentre as terapias que podem auxiliar na ansiedade, está o uso L-teanina, um aminoácido presente no chá verde (Camellia sinensis) que possui muitos efeitos benéficos à saúde. Estudos recentes sugerem que a administração de 200 a 400 mg de L- teanina podem contribuir para os efeitos antiestresse. A L-teanina contribui para a manutenção da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e promove relaxamento contribuindo para a diminuição do estresse. Introduzir compostos bioativos como a L-teanina em algumas situações representam importantes ferramentas de terapias para a recuperação ou manutenção do estado de saúde e da qualidade de vida.
L-Fenilalanina
A L-fenilalanina é muito importante devido às suas funções na atuação como antidepressivos contribuindo para a melhora da disposição mental.
Ômega-3
O EPA e DHA são substâncias presentes no ômega 3 e têm sido amplamente estudadas devido aos efeitos benéficos na saúde e relação com a prevenção de diversas doenças como as cardíacas, câncer, dislipidemias entre outros. Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais porque o nosso corpo não consegue produzi-lo e devem ser fornecidos pela alimentação. A sua ação também está relacionada à fabricação de moléculas anti-inflamatórias. O DHA presente no ômega 3 está na parte estrutural e funcional de cada célula do corpo, e desempenha papel essencial na proteção do cérebro e dos olhos. Ele ainda possui ação antioxidante e favorece a conexão entre os neurônios do cérebro, o que auxilia na memória, atenção e no raciocínio.
O cérebro é composto por 40% de DHA e 60% de gorduras e, por isso, o consumo deste ácido graxo está relacionado com a melhora da saúde da mente, auxiliando na capacidade de aprendizado, humor e consequentemente na qualidade de vida.
Piracetam
O uso do piracetam é indicado por especialistas para tratar perda de memória, melhora da retenção do raciocínio dentre outras funções.
Rhodiola Rósea
É uma planta medicinal que auxilia na redução do estresse e melhora da função cerebral, como a falta de memória.
Selegilina
Esses nootrópicos atuam com propriedades neuroprotetoras auxiliando na concentração através da correção da atividade excessiva de uma enzima que degrada os neurotransmissores.
Noopept
Essa substância possui a capacidade de melhorar a comunicação entre os neurônios contribuindo também para um bom fluxo sanguíneo agindo dessa forma como neuroprotetor.
Vimpocetina
A vimpocetina melhora o fluxo sanguíneo e é um estimulante no metabolismo cerebral. Ele contribui para uma melhor oxigenação em nosso cérebro inibindo assim a agregação plaquetária e melhorando as funções cognitivas e cerebrais.
Quais são os benefícios dos Nootrópicos?
Os nootrópicos são substâncias que melhoram as funções de nosso cérebro através da potencialização de suas ações individuais.
Conclusão
Os nootrópicos agem de diferentes maneiras no nosso cérebro. Para a sua utilização, é necessário indicação de um especialista para que possa selecionar e individualizar qual o nootrópico mais adequado e eficaz.
Referências Bibliográficas
Anianevulu. J. Differential effect of Ayurvedic nootropics on C. elegans models of Parkinson’s disease. v. 11, n. 4, p. 440-447, 2020.
Vyas. S. et al. Nootropic medicinal plants: Therapeutic alternatives for Alzheimer’s disease. Journal of Herbal Medicine.p. 17-18, 2019,
Baker. E. J et al. Metabolism and functional effects of plant-derived omega-3 fatty acids in humans. v. 64, n., p. 30-56, 2016.
Judge. M. P et al Maternal consumption of a DHA-containing functional food benefits infant sleep patterning: An early neurodevelopmental measure. v. 88, n.7, p. 531-537, 2012.
Irwin. Ch. Et al. Effects of acute caffeine consumption following sleep loss on cognitive, physical, occupational and driving performance: A systematic review and meta-analysis. Neuroscience & Biobehavioral Reviews. v. 108, p. 877-888, 2020.
Moretes. D. N, THE MEDICINAL BENEFITS OF Curcuma longa L. (CROCUS OF EARTH). Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: v. 10, n. 1, p. 106-114, 2019.
Li H et al. Phytochemicals as potential candidates to combat obesityviaadipose non-shivering thermogenesis. Pharmacological Research. v. 147, p. 104932, 2019.
Sampasa. H et al. Associations among self-perceived work and life stress, trouble sleeping, physical activity, and body weight among Canadian adults. Preventive Medicine. v. 96, p.16-20, 2017.
Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo
CRN: 21984
Consultora Científica para Blog Nutrify