Motivos do ressecamento da pele | Blog Nutrify

Motivos do ressecamento da pele

  • Características de uma pele saudável

A pele é considerada o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira protetora evitando a invasão de microrganismos, ela também controla a passagem de água e possui papel importante na termorregulação do organismo, além das funções imunológicas. Quando a pele está saudável, observa-se um brilho natural, presença de hidratação, maciez, poros pequenos e pouco visíveis. Essas são algumas das características de pele saudável.

  • Motivos do ressecamento da pele

Diversos fatores podem contribuir para o ressecamento da pele como os fatores genéticos, ambientais, poluição, radiação solar e o período de inverno pode afetar a saúde da pele quando não tratada de forma adequada.  Na estação do ano como no inverno a pele fica mais seca o que pode contribuir para peles com presença de ressecamentos e rachaduras. Outro fator a ser considerado são os banhos com temperaturas mais quentes e muitas vezes demorados e terminam retirando a camada de proteção da pele promovendo a sua desidratação.

Motivos do ressecamento da pele | Blog Nutrify

  • Como melhorar a hidratação da pele?

Para melhorar a hidratação da pele há hidratantes que contêm em sua composição substâncias mais oleosas ou um filme de peso molecular na superfície para que possa retardar a evaporação ou permitir que substâncias na superfície da pele atraem água. Evitar banhos quentes de forma prolongada também é uma estratégia para melhorar a hidratação. Não esquecer de utilizar filtro também é importante, há muitos produtos no mercado que podem ser utilizados de forma individualizada. Consultar um profissional dermatologista é fundamental.

  • Estratégias nutricionais para hidratar a pele

Além dos produtos cosméticos, ter bons hábitos alimentares e ingerir água é fundamental para a manutenção de uma pele saudável e hidratada. Uma pele hidratada reduz os riscos de rachaduras, irritação, melhora a textura e protege a pele de substâncias externas como a poluição, clima seco e água quente. Com a expectativa de vida aumentando as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde do corpo e também da pele e alguns suplementos parecem ter efeitos benéficos na saúde quando ingeridos com recomendação de especialistas. O colágeno por exemplo é uma proteína produzida pelo nosso organismo e essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como por exemplo os ossos, músculos, tendões e articulações. A partir dos 30 anos ocorre a perda de colágeno que pode ser de até 1% ao ano. Essa queda pode estar associada a inúmeros fatores como idade, genética, hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, estresse e outros. A sua deficiência no organismo está associada ao surgimento de rugas, ressecamento da pele e aparecimento de linhas de expressão. O colágeno pode ser encontrado em pó com diferentes sabores. Prefira os colágenos com adoçantes naturais e sem corantes artificiais.

Motivos do ressecamento da pele | Blog Nutrify

Outro suplemento importante e tem sido cada vez mais estudado a sua eficácia na saúde da pele é o ácido hialurônico, ele é naturalmente encontrado no corpo e possui capacidade de atrair e reter água. O ácido hialurônico possui propriedades hidratantes e estimulantes do colágeno que tem como função minimizar os efeitos do tempo como as rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico auxilia na retenção do colágeno e elastina. Com o avançar da idade o ácido hialurônico reduz, o que pode contribuir para a desorganização das fibras de colágeno e elastina, podendo favorecer o surgimento de linhas finas da pele, rugas e dobras nasolabiais, além de aumentar a secura da pele e também a capacidade de reter a umidade dentro da pele. A capacidade de reter umidade do ácido hialurônico resulta em uma pele mais macia, lisa e hidratada. Alimentos com própolis, glutationa, betacaroteno, resveratrol são antioxidantes que auxiliam na eliminação de substâncias como os radicais livres que danificam as células e prejudicam a nossa saúde. Para uma saúde da pele é necessário adotar um estilo de vida saudável que inclui alimentação, práticas de atividades físicas moderadas e orientada por um profissional, utilização de suplementos quando há necessidade, gerenciamento de emoções e uma boa noite de sono são mudanças que contribuem para a saúde da pele.

Referências Bibliográficas

Draelos. Z. D. Proper Skin Hydration andBarrier Function. Nutritional Cosmetcs. p.355-363, 2019.

Disponível em: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/pele-oleosa-precisa-de-hidratacao-saiba-por-que-este-passo-nao-deve-ser-deixado-de-lado-na-rotina-de-cuidados_a1316/1. Acesso em 02/11//2021.

Disponível em:https://www.purepeople.com.br/noticia/hidratante-para-pele-oleosa-e-mesmo-necessario-dermatologista-explica_a251136/1. Acesso em 03/11/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora científica para o blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima