Mitos e verdades sobre a Vitamina B12 | Blog Nutrify

Mitos e verdades sobre a Vitamina B12

A vitamina B12 (cobalamina) serve como um importante cofator das enzimas metilmalonil-CoA mutase e a metionina sintetase, duas enzimas fundamentais para diversas reações metabólicas no organismo (1). Além disso, em alguns países, ela é classificada como droga analgésica (3). Sua deficiência pode estar associada a sintomas neurológicos, psiquiátricos, anemia megaloblástica e aumento dos níveis de homocisteína, o que contribui para o desenvolvimento de aterosclerose) (1).

Plantas não produzem e não precisam de vitamina B12 para sobreviver, por isso, não apresentam esse nutriente. Os alimentos de origem animal são as únicas fontes que encontramos B12, sendo que cada fonte pode apresentar diferentes biodisponibilidades da vitamina (que significa até quanto da vitamina presente no alimento pode ser absorvida). E alguns fatores internos e externos também podem afetar essa absorção (1).

Mitos e verdades sobre a Vitamina B12 | Blog Nutrify

Os nossos principais reservatórios de cobalamina são os rins, tecido hepático (fígado), e sangue, sendo que o fígado é o maior deles, com capacidade de armazenar 1-1,5mg de cobalamina (6).

Nossa microbiota intestinal até produz vitamina B12, só que lá no intestino grosso, depois do local (íleo terminal) onde ela é absorvida. Consequentemente, essa vitamina B12 será irrelevante para nós, pois acaba sendo eliminada nas fezes (1).

Por conta desse estoque hepático, pode levar até 10 anos para aparecerem as primeiras manifestações clínicas, a partir do início da deficiência de vitamina B12 (5). Entretanto, fatores como a destruição autoimune do fator intrínseco (participa da absorção da B12), fatores genéticos, baixa produção de ácido gástrico, alteração na secreção pancreática, e supercrescimento bacteriano podem levar a uma deficiência da vitamina de forma muito mais rápida (6-12 meses).

Nesse artigo veremos os principais mitos e verdade relacionados com a Vitamina B12.

Mitos e verdades sobre a Vitamina B12 | Blog Nutrify

Desenvolvimento:

Se pesquisarmos as aplicações da Vitamina B12 na internet vamos nos deparar com algumas afirmações bem irreais e apelativas como forma de vender o produto.

Uma dessas afirmações foi a otimização dos estoques de B12 como forma de acelerar o processo de emagrecimento. A justificativa para tal estratégia é que essa vitamina participa do processo de produção de energia das células (1). Porém, essa é uma forma mecanicista de olhar a situação, não existe qualquer evidência que mostre que uma pessoa com bons estoques de B12 no corpo terá algum benefício adicional no emagrecimento com a suplementação (2).

Parece que a obesidade está ligada com reduções do estoque de vitamina B12, mas não o contrário (2).

Diferentemente do que muitos possam pensar, apenas o fato de consumir carne não garante quantidades adequadas de vitamina B12, porque a absorção e necessidade desses nutrientes pode sofrer diversas variáveis.

O uso crônico de alguns medicamentos também pode prejudicar a absorção de B12. Quando a administração de inibidores de bomba de prótons (ex: omeprazol) ou bloqueadores de H2 (ex: cimetidina) forem se estender por 12 meses ou mais, deve-se considerar a suplementação. A metformina, quando usada por 4 meses ou mais, também poderá apresentar a necessidade da coadministração da cobalamina (4,8). Outro fator é a suplementação em excesso de vitamina C, que pode prejudicar a biodisponibilidade da B12 na dieta (7).

Sem contar que durante a gestação e a lactação a necessidade de vitamina B12 aumenta, por conta da expansão de tecidos e a entrega de nutrientes ao feto ou recém-nascido através do aleitamento. Importante se atentar que nessa situação poderemos ter a necessidade de suplementação até mesmo em mulheres que consomem carne (1).

Alguns vegetarianos/veganos evitam higienizar os vegetais como forma de manter a vitamina B12, já que esses produtos podem conter a vitamina através da contaminação pelas fezes dos animais. Além de a prática não ter comprovação cientifica, corre-se o risco de intoxicação, entre outras coisas, pelo excesso de agrotóxicos.

Mitos e verdades sobre a Vitamina B12 | Blog Nutrify

Considerações Finais:

A vitamina B12 tem uma importância muito grande para diversas funções no nosso corpo e a sua deficiência é mais comum do que se pensa. As pessoas precisam se atentar mais ainda em nas interações com outras drogas ou situações clínicas que podem aumentar a necessidade da vitamina no organismo.

Os vegetarianos e veganos sempre deverão suplementar a vitamina, já que os produtos de origem vegetal não vão apresentar ela(o que pode ser feito tanto com vitamina B12 líquida ou em comprimidos).

Mesmo os ovolactovegetarianos (consomem ovos e leite) será muito difícil atingir as recomendações de B12. No caso do leite, alimentos que passam pelo processamento industrial podem perder até 50% das suas concentrações de B12, e o ovo possui uma biodisponibilidade tão baixa, que nem é possível considerá-lo como uma fonte viável. Um ovovegetariano come em média 2 ovos por dia e, em média, um ovo terá 0,04mcg de cobalamina, ou seja: 9% de 0,04 = 0,003.

Sendo assim, seria necessário consumir mais de 600 ovos por dia para bater a recomendação de 2mcg/dia de cobalamina.

E como vimos aqui, existem muitos mitos em volta da vitamina B12 na internet, então precisamos tomar cuidado com as informações que nos são passadas, pois o excesso de vitamina pode ser tão prejudicial quanto a deficiência.

 

Referencias:

  1. COZZOLINO, Silvia M. F. Biodisponibulidade de nutrientes. 5o Edição. São Paulo: Manole Ltda, 2016.
  2. Oliai Araghi S, Braun KVE, van der Velde N, van Dijk SC, van Schoor NM, Zillikens MC, de Groot LCPGM, Uitterlinden AG, Stricker BH, Voortman T, Kiefte-de Jong JC. B-vitamins and body composition: integrating observational and experimental evidence from the B-PROOF study. Eur J Nutr. 2020 Apr;
  3. Jayabalan B, Low LL. Vitamin B supplementation for diabetic peripheral neuropathy. Singapore Med J. 2016
  4. Kim J, Ahn CW, Fang S, Lee HS, Park JS. Association between metformin dose and vitamin B12 deficiency in patients with type 2 diabetes. Medicine

(Baltimore). 2019 Nov

  1. Langan RC, Goodbred AJ. Vitamin B12 Deficiency: Recognition and Management. Am Fam Physician. 2017 Sep
  2. Rizzo G, Laganà AS, Rapisarda AM, La Ferrera GM, Buscema M, Rossetti P,  Nigro A, Muscia V, Valenti G, Sapia F, Sarpietro G, Zigarelli M, Vitale SG.
  3. Vitamin B12 among Vegetarians: Status, Assessment and Supplementation. Nutrients. 2016 Nov
  4. Shipton MJ, Thachil J. Vitamin B12 deficiency – A 21st century perspective . Clin Med (Lond). 2015 Apr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima