Mitos e verdades sobre o Colágeno | Blog Nutrify

Mitos e verdades sobre o Colágeno

O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo. Sua estrutura primária é formada a partir dos aminoácidos glicina (33%), prolina e hidroxiprolina (22%). Até então foram identificados quase 28 tipos de colágenos, que se diferenciam de acordo com a quantidade e posição dos aminoácidos, assim como o tipo de ligação. Destes, alguns se destacam: colágeno tipo I (pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, ligaduras vasculares e órgãos); colágeno tipo II (cartilagens); colágeno tipo III (pele, músculos e vasos sanguíneos). As principais fontes de extração do colágeno são o tecido bovino, a pele suína e as fontes marinhas (peixes e outros invertebrados).

O colágeno hidrolisado (CH) é obtido através da desnaturação do colágeno nativo, processo térmico que implica na separação das estruturas da molécula, seguida pela hidrólise, processo químico ou enzimático que quebra as estruturas em partículas menores na presença de água. Suas propriedades funcionais (capacidade antioxidante, atividade microbiana e biodisponibilidade) estão relacionadas com a composição e o grau de hidrólise.

O uso do CH apresenta inúmeras vantagens, como o custo-benefício; maior carga terapêutica; maior e melhor absorção e distribuição no corpo; incolor; odor neutro; melhor solubilidade; e baixa capacidade de desencadear uma reação alérgica. Nos estudos recentes, o CH vem sendo utilizado de maneira muito abrangente. Desde um ingrediente para suplementos e alimentos funcionais, devido a sua atividade antioxidante e antimicrobiana, até para a melhora da saúde cognitiva.

Mitos e verdades sobre o Colágeno | Blog Nutrify

Mitos e verdades sobre o colágeno

A suplementação de colágeno não traz quaisquer benefícios

MITO!

Apesar de não ser uma fonte proteica completa, o colágeno pode ser uma ótima opção para os idosos, visto que devido a sua palatabilidade possui excelente adesão dessa população. Em estudo conduzido por Denise, et al (2015)1, 53 homens com média de 72 anos realizaram suplementação proteica pós-exercício com peptídeos de colágeno  versus placebo, a fim de avaliar o impacto na massa muscular e função muscular após treinamento resistido em idosos com sarcopenia. Após serem submetidos ao programa de treinamento, todos os indivíduos que consumiram os peptídeos de colágeno apresentaram níveis significativamente mais altos para todos os parâmetros avaliados: massa livre de gordura, massa gorda, massa óssea e força isocinética do quadríceps.  

Colágeno é uma boa alternativa para casos de flacidez

VERDADE!

A ingestão do colágeno hidrolisado contribui para suprir os efeitos negativos da diminuição dos aminoácidos na derme, trazendo benefícios contidos nesta proteína para melhora e retardo do desgaste tecidual, restaurando a firmeza cutânea e auxiliando nos tratamentos estéticos. Mas lembre-se: o aporte proteico total é de extrema importância para garantir o resultado esperado.

Mitos e verdades sobre o Colágeno | Blog Nutrify

O colágeno hidrolisado tem maior eficácia quando utilizado sem o prognóstico avançado

VERDADE!

Muitos ensaios clínicos demonstram alguma eficácia do CH em paciente com questões articulares e ósseas, porém, o impacto é muito maior quando utilizado como tratamento precoce em comparação com os prognósticos avançados. Então, suplementação de CH é algo para ser considerado na prevenção de degeneração óssea e articular.

Intolerantes à lactose não podem consumir colágeno

MITO!

Sabendo que os indivíduos com alto grau de intolerância à lactose podem ter grandes problemas ao consumir whey protein, o colágeno hidrolisado será uma boa opção de substituição para adequar o aporte proteico ao longo do dia.

Mitos e verdades sobre o Colágeno | Blog Nutrify

O colágeno reduz do corpo conforme o tempo?

VERDADE!

Conforme envelhecemos, mais especificamente a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma diminuição na produção dessa proteína, entretanto, existem outros agentes como tabagismo, estresse e excesso de exposição ao sol que potencializam essa situação em nosso organismo. Dessa forma, até mesmo uma má alimentação, com aporte inadequado de aminoácidos, minerais, antioxidantes e vitaminas promove essa redução do colágeno, visto que são de extrema importância na sua produção.

Diante dos diversos mitos e verdades desse suplemento amplamente estudado, é necessário desmistificar seu uso para que seja utilizado da forma adequada e, assim, os benefícios do colágeno sejam vistos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima