Mitocôndrias, qual a sua importância para ganho de energia? | Blog Nutrify

Mitocôndrias, qual a sua importância para ganho de energia?

As mitocôndrias são organelas encontradas em células eucariontes e são responsáveis pelo processo de respiração celular. A molécula de ATP é produzida nas mitocôndrias.

O que são Mitocôndrias?

As mitocôndrias são organelas presentes nas células e são consideradas o centro metabólico que integra vias metabólicas para alimentar células com unidade básica de energia celular.  A molécula de ATP é gerada pelas mitocôndrias e é considerada a energia das células.

Qual é a origem das Mitocôndrias?

As mitocôndrias possuem genoma próprio e devido a essa característica acredita-se que a sua origem tenha sido por meio da endossimbiose. A endossimbiose entende que o surgimento de algumas organelas pode ter ocorrido com a entrada de um organismo procariota em uma célula eucarionte primitiva produzindo dessa forma alguma vantagem adaptativa.

Mitocôndrias, qual a sua importância para ganho de energia? | Blog Nutrify

Qual é a função das Mitocôndrias?

As mitocôndrias são essenciais para a mobilização de energia, síntese de macromoléculas, regulação da apoptose, dentre outras funções. 

Durante esse processo de geração de energia, ocorre a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS), que quando em desequilíbrio pode causar danos nas mitocôndrias e no organismo. Em equilíbrio essas taxas não têm efeitos negativos. Alguns fatores como o envelhecimento, tabagismo, estresse, infecções, dietas desequilibradas podem interferir na produção excessiva de ROS e consequentemente na qualidade ou redução de síntese de ATP e acarretar fadiga, envelhecimento e outras consequências. Algumas mudanças de estilo de vida como atividade física, alimentação equilibrada e variada e o consumo de alguns antioxidantes podem melhorar esse equilíbrio entre os ROS.

Quais são as características das Mitocôndrias?

  • Estão relacionas a produção de energia ATP
  • São organelas que possuem formatos esféricos
  • Encontrado em quase todas as células eucariontes

O número de mitocôndria varia de uma célula para outra

Mitocôndrias, qual a sua importância para ganho de energia? | Blog Nutrify

Qual é a importância das Mitocôndrias para o ganho de energia?

As mitocôndrias exercem funções essenciais no ganho de energia uma vez que são as grandes geradoras de energia o ATP. Quando há desequilíbrio e perda de homeostase pode ocorrer falta de energia, envelhecimento devido ao excesso de radicais livres.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Conclusão

As mitocôndrias são fundamentais para a geração de energia e manutenção do equilíbrio e homeostase do organismo. Algumas medidas como alimentação, atividade física e consumo de antioxidantes podem contribuir para uma melhor eficácia dessas atividades e auxiliar na saúde.

Referências Bibliográficas

Liao. P. Ch et al. Mitochondria-Associated Degradation Pathway (MAD) Function beyond the Outer Membrane.CELL Reports. V.32, N. 2, p. 107902, 2020.

 Scheffler. I. E. Mitochondria make a come back. Advanced Drug Delivery Reviews. v. 49, p. 3-26, 2001.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima