Melatonina: Ideal para um sono tranquilo | Blog Nutrify

Melatonina: Ideal para um sono tranquilo

A melatonina é produzida no início da vida por volta dos 3 a 4 meses de idade. Durante a infância, os níveis aumentam com pico entre 8 e 10 anos. A sua baixa produção pode estar relacionada a distúrbios do sono que traz uma série de consequências como os déficits cognitivos, saúde prejudicada, riscos de acidentes, mau funcionamento do corpo, sensação de falta de energia, dentre outros. A insônia é um grande problema na vida das pessoas e ajustar os níveis de melatonina tem relação na qualidade do sono e de vida. A sua síntese diminui drasticamente durante a puberdade e após a idade de 40-45 anos, e aos 70 anos representam apenas 10% dos níveis.

Natural Sleep - Banner | Blog Nutrify

Nos indivíduos saudáveis, a melatonina é sintetizada principalmente em resposta à escuridão, entre os horários das 20:00 e 22:00, com pico entre 00:00 e 03:00, independentemente da fase do sono. Depois disso, a síntese de melatonina diminui progressivamente, permanecendo muito baixa durante o dia. Os níveis de melatonina atingem o pico quando a temperatura corporal está mais baixa. A exposição à luz artificial entre 00:00 e 04:00 inibe a secreção de melatonina. Algumas pessoas podem não produzir os níveis de melatonina adequadamente e passam a ter as chamadas insônias.

O que é Melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, pela glândula chamada pineal, que fica localizada no cérebro. Ela auxilia no sono e é liberada no início da noite com o declínio da iluminação natural. Para que ocorra a síntese de melatonina, as células pineais converte o triptofano no sangue em serotonina por meio da hidroxilação e descarboxilação. A N-acetiltransferase converte a serotonina em N-acetilserotonina, que é subsequentemente metilada pela hidroxindol-O-metiltransferase e então forma-se a melatonina.

Para que serve a Melatonina?

A melatonina auxilia na regulação de nosso relógio biológico, e sua produção é mais intensa à noite. Durante o dia a produção é baixa e por esse motivo sentimos menos sono neste período. Aquele costume de ficar olhando o celular ou assistindo à televisão à noite não é indicado por interferir na produção da melatonina prejudicando a qualidade do sono. Ter qualidade no sono é fundamental para que tenhamos boa memória, concentração e energia para as atividades do dia.

Quais são os benefícios da Melatonina?

Os benefícios da melatonina estão associados aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ela neutraliza espécies reativas de oxigênio e nitrogênio potencialmente nocivas às células. Devido aos seus efeitos antioxidantes, a melatonina pode interferir na reabsorção óssea, inibindo a atividade dos osteoclastos, e na formação de substâncias reativas, aumentando a atividade da superóxido dismutase e tem efeito antioxidante atuando na atividade de enzimas antioxidantes e suprimindo a atividade das enzimas pró-oxidantes. Auxilia também na qualidade do sono, no tratamento de transtornos alimentares e melhora a qualidade de vida.

Qual é o melhor horário para consumir Melatonina?

A melatonina regula o ciclo biológico nos seres humanos. Além da utilização da melatonina, é importante desligar o aparelho celular, a televisão, apagar a luz e manter um ambiente calmo, é fundamental para que a melatonina seja produzida de forma adequada. Uma pesquisa realizada em Xangai com noventa e sete participantes de meia idade que apresentavam insônia, relataram benefícios com a suplementação de melatonina. A melatonina diminui o tempo de despertar precoce. Ela é rapidamente absorvida e atinge sua concentração máxima em aproximadamente 40 minutos após a administração. A sugestão para a ingestão de melatonina é de preferência a noite de uma a duas horas antes de repousar.

Melatonina: Ideal para um sono tranquilo | Blog Nutrify

Por que a Melatonina é ideal para um sono tranquilo?

A melatonina regula o ciclo biológico nos seres humanos. Além da utilização da melatonina é importante desligar o aparelho celular, televisão, apagar a luz e manter um ambiente calmo, é fundamental para que a melatonina seja produzida de forma adequada. Uma pesquisa realizada em Xangai com noventa e sete participantes de meia idade que apresentavam insônia, relataram benefícios com a suplementação de melatonina. A melatonina diminui o tempo de despertar precoce. Ela é rapidamente absorvida e atinge sua concentração máxima em aproximadamente 40 minutos após a administração.

Quais são as contraindicações da Melatonina?

A melatonina só deve ser ingerida após a indicação de um especialista.  Mulheres grávidas ou amamentando não devem ingerir a melatonina, converse sempre com o seu médico ou especialista sobre qual suplemento é mais adequado. O profissional irá avaliar individualmente. Dentre os seus efeitos adversos estão as náuseas, vômitos, dores abdominais e outros.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Conclusão

Devido à importância de seu papel na regulação do ciclo do sono, a melatonina é considerada útil no tratamento da insônia e distúrbios da fase do sono.  Consultar um profissional especialista para indicação da suplementação e orientação é fundamental.

Referências Bibliográficas

Xu, H et al. Efficacy of melatonin for sleep disturbance in middle-aged primaryinsomnia: a double-blind, randomised clinical trial. Sleep Medicine v.7, p. 6 113e119, 2020.

Poza J.J et al Melatonin in sleep disorders. NRLENG. p. 1254, 2018.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima