medicina-tradicional-chinesa-o-que-beneficios-e-tecnicas-blog-nutrify

Medicina Tradicional Chinesa: O que é, benefícios e técnicas.

A medicina tradicional chinesa utiliza um conjunto de práticas desenvolvidas ao longo dos anos e da história com o princípio integrativo e complementar. Ela se baseia nas leis que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente e os ciclos da natureza, aplicando essa prática tanto no tratamento de doenças e na manutenção da saúde quanto na aplicação de vários métodos, que são tratados de forma individual.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é a Medicina Tradicional Chinesa?

A medicina tradicional chinesa trata o indivíduo e não a doença. Nesta modalidade de tratamento é incluída uma ampla variedade de tratamento que inclui o uso de ervas, acupuntura, auriculoterapia, ventosa, fitoterapia, dietoterapia, moxabustão e massagem terapêutica. A escolha da terapia a ser utilizada se baseia no padrão de desarmonia que a pessoa está sentindo no momento.

Como surgiu a Medicina Tradicional Chinesa?

A medicina tradicional chinesa tem seus registros datados a 5000 a.c. As informações estão nos livros antigos e muitas se apresentam na forma de poesias, músicas e imagens onde é observada a importância da mudança do estilo de vida, uma prática fundamental para a obtenção da prevenção. Ela considera o paciente de forma individual observando os aspectos da mente, espírito e também do ambiente. A medicina tradicional chinesa é baseada no budismo, taoismo e confucionismo. As doenças são consideradas apenas um caminho, o mais importante é a transformação pessoal.

Para que serve a Medicina Tradicional Chinesa?

Esse modelo de medicina reconhece a relação entre o corpo, natureza e energia. Ela serve para auxiliar a medicina convencional e tem caráter integrativo e complementar, não substituindo a alopatia. Tem sido muito procurada atualmente devido aos benefícios alcançados com a introdução dessa prática.

 

Quais são os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa?

Inúmeros benefícios são observados com a utilização da medicina chinesa em diferentes tratamentos como, por exemplo, no alívio de estresse, tensão pré menstrual, melhoras de quadros de insônia, controle e gerenciamento das emoções entre outros.

Auxílio na ansiedade, depressão e estresse

A ansiedade, depressão e estresse podem ser melhorados com a introdução de terapias como acupuntura, auriculoterapia, massagens terapêuticas, dietoterapia entre outras. Como a medicina tradicional chinesa olha para a pessoa e não doença esse tipo de tratamento fica mais direcionado e individualizado se tornando uma terapia muito eficaz.

Auxilia a regular o sono

A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo. A acupuntura auxilia na melhora desses quadros por estar ligada a estimulação de serotonina e relaxamento da musculatura favorecendo o sono.

Auxilia nos problemas respiratórios

Essa medicina melhora os problemas respiratórios de forma geral e também na asma e alergias, porque a acupuntura promove a diminuição de mediadores específicos que estão envolvidos na cascata de processos inflamatórios. Ela age liberando analgésicos naturais na corrente sanguínea. 

TPM, cólicas, menopausas e infecções urinárias

A ação da acupuntura não se limita a um único sintoma, como ela trata a ansiedade, depressão e atua como um anti-inflamatório natural estimulando nosso corpo a liberar substâncias que atuam nessa sinalização. Através da melhora desses quadros também atua no alívio dos sintomas da TPM, menopausa e infecções urinárias.

Além da melhora dos quadros citados ela também alivia as dores crônicas como fibromialgia, lombalgia e enxaquecas. Estimulando pontos que promovem efeito anti-inflamatório e relaxante muscular. Muitos terminam reduzindo a dose de medicamentos anti-inflamatórios após a introdução da acupuntura como terapia coadjuvante para tratamentos de dores crônicas. 

Quais são as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa?

Acupuntura

Nessa técnica utiliza-se agulhas e moxas (queima de ervas produzindo calor no local) ou outros instrumentos com objetivo de promover o tratamento de desequilíbrios energéticos, funcionais e orgânicos. Considerado um método terapêutico antigo. A palavra acupuntura origina-se do latim Acus que significa agulha. Essa técnica refere-se à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos considerados estratégicos para que seja produzido o efeito terapêutico desejado. A acupuntura pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos de diversas patologias como nas dores de cabeça, dores de coluna, insônia, ansiedade e outros.

Auriculoterapia

A acupuntura auricular tem sua ação nos pontos energéticos da orelha, que possui em média mais de 100 pontos que refletem o funcionamento dos órgãos. Quando estimulados, eles promovem a melhora no equilíbrio energético do corpo.

Ventosaterapia

Nesta terapia são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os vasos sanguíneos e promover o relaxamento da musculatura. As ventosas criam efeito de vácuo que faz a sucção da pele fazendo com que ocorra aumento do diâmetro dos vasos no local. A aplicação resulta em melhora na oxigenação dos tecidos contribuindo para a eliminação de toxinas do sangue e músculos. Essa terapia é muito utilizada no tratamento de celulites e dores musculares.

Fitoterapia

A fitoterapia é uma prática milenar e utiliza propriedades medicinais das plantas com objetivo de obter benefícios em sintomas, profilaxia, curativo, paliativo e tratamento de doenças. A utilização da fitoterapia promove menos efeitos colaterais, e não causa dependência.

Dietoterapia

A dietoterapia individualiza o tratamento através da alimentação de acordo com as necessidades individuais e também através da observação da enfermidade. Ela chinesa visa tonificar e equilibrar os órgãos promovendo o bem-estar e saúde com a introdução da alimentação saudável e natural.

Moxabustão

Essa técnica consiste em aplicar calor de forma direta ou indireta na pele com auxílio de um bastão enrolado com ervas medicinais. Para a medicina chinesa a aplicação desse calor na pele contribui para liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo. Essa liberação auxilia no tratamento de algumas doenças como a enxaqueca, dores nas costas e artrite, além de favorecer o bem-estar mental.

Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica procura purificar, tonificar e harmonizar as energias que estão associadas aos órgãos e também para promover a melhora da circulação sanguínea.

Acupuntura para emagrecer

A acupuntura trata os estados emocionais como ansiedade e insônia que, muitas vezes, tem implicações nas compulsões alimentares. Com essa terapia pode-se observar melhora em quadros associados ao comer compulsivo favorecendo o emagrecimento.

Conclusão

Ao buscar a medicina chinesa é muito importante procurar um profissional habilitado e de confiança para a sua aplicação. Ela é considerada segura, promove bem-estar e auxilia no equilíbrio emocional. 

 

Referências Bibliográficas

Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v25n3/0104-5970-hcsm-25-03-0841.pdf. Acesso em 09/03/2021.

 Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%20SUPLEMENTO/Pages%20from%20RN%2014%20SUPLEMENTO-13.pdf. Acesso 09/03/2021.

 Disponívelem:https://femininonatural.com.br/ciclo-feminino-e-medicina-chinesa/#:~:text=Segundo%20a%20MTC%2C%20a%20sa%C3%BAde,energia%20para%20as%20nossas%20c%C3%A9lulas. Acesso 13/03/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima