Imagem ilustrativa de moléculas

Mecanismos de ação do MSM em doenças articulares

O metilsulfonilmetano é considerado um composto orgânico de enxofre que pode ser encontrado em plantas, animais e humanos. Os seus efeitos estão relacionados a melhora da sensação de dores e efeito antioxidante. O metilsulfonilmetano pode ser utilizado sozinho ou combinado com outros suplementos que auxiliam na melhora dos quadros inflamatórios como a osteoartrite, que causa dores e incapacitação principalmente nos idosos. A osteoartrite é considerada uma das principais causas de limitações em atividades do cotidiano, o que está relacionada a limitações na qualidade de vida das pessoas. A osteoartrite também é caracterizada por alterações degenerativas físicas e químicas nos tecidos articulares o que pode resultar na destruição de forma gradual e progressiva da cartilagem e gerando um estado de inflamação o que pode progredir para perda de função e dor.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Para o tratamento da osteoartrite atualmente tem se como opção a utilização de substâncias que promovem o alívio dos sintomas que incluem a utilização de anti-inflamatórios, paracetamol e outros. O metilsulfonilmetano tem sido recomendado devido a sua ação na dor e efeito antioxidante.

A dose considerada terapêutica do metilsulfonilmetano é de cerca de 4-6 g/dia. Além da osteoartrite ele pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da rinite alérgica, quimioprevenção, doenças autoimunes, fibromialgia dentre outras. A sua utilização se deve ao efeito anti-inflamatório, antioxidante e anti apoptótico.

Um ensaio clínico incluindo cinquenta homens e mulheres na faixa etária de 40 a 76 anos de idade por doze semanas e que apresentavam dor da osteoartrite, apresentaram benefícios como a diminuição da dor e atividades diárias com a utilização de metilsulfonilmetano em relação ao grupo placebo. A utilização de metilsulfonilmetano 3 g duas vezes ao dia totalizando 6 g atenuou os sintomas da dor e melhorou as funções físicas sem observação de eventos adversos neste estudo.

Referências Bibliográficas

Kim. L. S et al. Efficacy of methylsulfonylmethane (MSM) in osteoarthritis painof the knee: a pilot clinical. Osteoarthritis and Cartilage. v.14, n.3.p. 286-294, 2006.

Ali Salaritabar et al. Methylsulfonylmethane (MSM). Nonvitamin and Nonmineral Nutritional Supplements. p. 93-98, 2019.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima