Mecanismos de ação da cúrcuma em doenças inflamatórias | Blog Nutrify

Mecanismos de ação da cúrcuma em doenças inflamatórias [2022]

A Cúrcuma Longa é uma planta pertencente à espécie Zingiberaceae. É popularmente conhecida como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol. É caracterizada por ser uma espécie originária do sudeste asiático e é considerada uma importante especiaria.

A Cúrcuma contém um composto bioativo chamado curcumina que é extraído do rizoma da planta, esse composto apresenta uma grande relevância para a medicina alternativa, atuando como medicamento natural e fitoterápico, suplemento alimentar, dietético, condimento, corante, cosmético e aromatizante. A parte principal para uso alimentício, cosmético e medicamentoso é o rizoma desse curcuminóide. Pode ser consumida seca (triturada ou pó), fresca (ralada ou em pedaços) e chás. Passa por um processo de desidratação e depois é moída, dando origem a um pó amarelo brilhante. A curcumina tem demonstrado através de estudos efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios e anticâncer.

A cúrcuma é uma espécie considerada sagrada na índia onde o seu consumo pela população é de 1,5 g a 2 g por dia. Sendo considerado o seu consumo baixo pela população ocidental.

Segundo Béliveau e Gingras, há um consenso na comunidade científica que sugere a cúrcuma como responsável pelo distanciamento nas taxas de certos tipos de câncer na índia. Os efeitos anticâncer da cúrcuma estão bem estabelecidos em análises realizadas em laboratório, onde demonstra que a administração da cúrcuma evita o aparecimento de tumores induzidos por diversos cancerígenos. Os estudos elucidam que a cúrcuma atuaria na prevenção de câncer como o de estômago, intestino, cólon, pele, fígado isso ocorre tanto nas fases de iniciação do tumor como de promoção do câncer. Esses efeitos parecem bloquear certos processos necessários à sobrevida das células cancerosas. Um exemplo citado pelos autores é a de um modelo de rato transgênico que desenvolve espontaneamente pólipos no trato gastrointestinal, um fator de risco considerado importante para o desenvolvimento do câncer de cólon. A administração da curcumina revelou ser capaz de reduzir em 40% o desenvolvimento desses pólipos. O bloqueio da ação da curcumina está associada ao bloqueio da perigosa etapa de progressão dos tumores como a redução nos níveis da enzima chamada ciclogenase-2 (CO-2), responsável pela produção de moléculas que provocam a inflamação, sendo assim a cúrcuma é um importante aliado na prevenção do câncer.

Mecanismos de ação da cúrcuma em doenças inflamatórias | Blog Nutrify

A cúrcuma também tem se mostrado positiva em doenças do sistema nervoso central e periférico. Os distúrbios estão associados a doença de Alzheimer, Parkinson, enxaqueca e tumores cerebrais. Os estudos realizados com células do sistema nervoso como os neurônios mostraram efeito protetor da cúrcuma e esses efeitos protetores estão relacionados a suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

Durante a atividade física principalmente de esportistas profissionais ocorrer danos no músculo como inflamação, estresse oxidativo e esses eventos são acompanhados por perda de força muscular, dor muscular, fraqueza e devido a esses efeitos os atletas têm buscado estratégias para aliviar o desconforto muscular e consequentemente a qualidade no desempenho da atividade. A suplementação de cúrcuma está relacionada com a melhora no desempenho dos atletas por apresentar uma redução na sensação de dor muscular, prevenção de lesões inflamatórias devido ao efeito anti-inflamatório da cúrcuma. De acordo com as evidências atuais, a suplementação com fitoquímicos antioxidantes dietéticos parece ter o potencial de atenuar os sintomas associados ao dano muscular induzido por exercício. Segundo Forward et al, a cúrcuma exibe atividade anti-inflamatória potente devido a sua capacidade em inibir vias de sinalização no organismo que atuaria nos eventos das cascatas de fatores potenciais no desenvolvimento de doenças. De fato, estudos pré-clínicos mostram que a administração de curcumina pode prevenir e melhorar o surgimento de doenças, devido a seu potencial na ação anti-inflamatória.

Banner superfoods | Blog Nutrify

 

No diabetes, a cúrcuma atua na melhora da resistência à insulina causada devido ao processo inflamatório, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue em indivíduos obesos e com diabetes tipo 2.  Através desses mecanismos, a cúrcuma parece melhorar as doenças associadas ao diabetes, como neuropatia, retinopatia, nefropatia, disfunção endotelial e complicação da ferida. Dessa forma podemos concluir que os estudos conseguem elucidar a importância no consumo da cúrcuma na prevenção de diferentes patologias que envolvem o processo da inflamação. 

Referências Bibliográficas

Filho. A. B. C et al., Cúrcuma: Planta Medicinal, Condimentar e de Outros Usos Potenciais. Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.171-175, 2000

Moretes. D. N, THE MEDICINAL BENEFITS OF Curcuma longa L. (CROCUS OF EARTH). Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: v. 10, n. 1, p. 106-114, 2019.

 Momeni. H.R et al., Effect of curcumin on kidney histopathological changes, lipidperoxidation and total antioxidant capacity of serum in sodiumarsenite-treated mice.  v.69, n. 269, p. 93-97,  2017.

Béliveau. R, Gingras. D,  Os alimentos contra o câncer: a prevenção e o tratamento do câncer pela alimentação. Editora Vozes. 2007.

 Panza. V. S. P et al,. Benefits of dietary phytochemical supplementation on eccentricexercise-induced muscle damage: Is including antioxidantsenough? Nutrition v.31, p.1073–1082, 2015

Forward. N. A et al., Curcumin blocks interleukin (IL)-2 signaling in T-lymphocytes by inhibitingIL-2 synthesis, CD25 expression, and IL-2 receptor signaling. Biochemical and Biophysical Research Communications v.407, p.  801–806, 2011.

Hay. E et al. Efeitos terapêuticos da cúrcuma em várias doenças: uma visão geral. Chemico-Biological. V. 310, p.108729,2019.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima