O que é Maquiagem Orgânica?

A busca pelos produtos orgânicos tem crescido nos últimos tempos, devido a conscientização da população em relação à saúde e à sustentabilidade. Cuidar de si própria e com produtos que não fazem mal à saúde e que  contribuem para a melhora da auto-estima é fundamental. 

Saber que está usando um produto orgânico traz sensação de bem-estar e prazer principalmente por saber que está cuidando da beleza e contribuindo com o planeta.

Um produto orgânico apresenta em sua composição no mínimo 95% de matéria-prima orgânica e o restante de produtos naturais, o que significa que a maquiagem é livre de toxinas e agrotóxicos. 

Esses produtos não possuem em sua fórmula ingredientes que são considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente como parabenos, sulfatos e corantes artificiais. Não são permitidos nas maquiagens orgânicas ingredientes como, amônia, derivados do petróleo, corantes sintéticos, dietanolamidas, derivados de propileno, silicone e outros.

Esse tipo de maquiagem provoca menos riscos de reações como alergias por ser mais natural e também por possuir maior hidratação e conter óleos essenciais em sua composição.

Como surgiu a Maquiagem Orgânica?

A maquiagem surgiu há muito tempo, sendo utilizada em tempos mais antigos como pintura corporal durante apresentações religiosas e espirituais de algumas tribos. Também usada com propósito curativo. 

Os egípcios também utilizavam maquiagem ao redor dos olhos e lábios. E com o tempo ela passou a ser utilizada de modo mais amplo na população por conferir beleza e bem-estar.

 No século XX iniciou uma preocupação com a utilização de produtos que não eram de origem orgânica. Os motivos que levaram a essa preocupação está ligado à crescente preocupação com o uso de pesticidas sintéticos e fertilizantes nos produtos. No ano 2000 houve uma crescente busca da população por produtos orgânicos tanto alimentícios quanto de beleza. 

Pode se dizer que o seu surgimento ocorreu após a conscientização da população pela busca de uma vida mais sustentável  que favorece a saúde e o planeta.

Para que serve a Maquiagem Orgânica?

Optar por uma maquiagem orgânica ajuda o planeta e a saúde, auxiliando no retardo do envelhecimento da pele e minimizando os quadros de alergias. Entre os ingredientes presentes estão a cera de abelha, óleo de coco orgânico, argilas, extratos vegetais e óleo de abacate dentre outros. Sendo ideal para quem busca nutrição a pele conferindo maciez.

Quais são os benefícios da Maquiagem Orgânica?

Além da contribuição para o meio ambiente esse tipo de maquiagem é livre de substâncias químicas, reduz a incidência de acne, auxilia na hidratação, evita irritações e alergias por conterem produtos orgânicos.

Saúde e rosto

As matérias-primas naturais utilizadas na maquiagem orgânica são consideradas mais seguras devido aos produtos utilizados. 

Elas hidratam a pele do rosto por conter óleos essenciais, evitam o envelhecimento da pele e  irritações nos olhos.  Além de preservar a saúde a longo prazo.

Rica em vitaminas e minerais

Essa maquiagem é rica em vitaminas e minerais devido à utilização dos óleos essenciais em sua composição.

Auxilia no meio ambiente

A maquiagem orgânica não tem impactos negativos no meio ambiente por ser livre de agrotóxicos e de demais substâncias químicas como os conservantes e corantes artificiais. Por ser sustentável não contribui com os  impactos negativos ao meio ambiente.

Aspecto para a pele natural

O aspecto de pele natural pode ser observado nas pessoas que fazem escolhas por essa maquiagem, que contribui com a hidratação e maciez da pele. Essa maquiagem possui propriedades terapêuticas, anti inflamatórias, antioxidantes que evitam o envelhecimento favorecendo o aspecto natural.

Qual é a diferença entre Maquiagem orgânica, vegana e natural

Maquiagem Orgânica

Para ser considerada maquiagem orgânica é necessária uma porcentagem de 95% ou mais de ingrediente orgânico na sua composição. A matéria-prima utilizada é proveniente de ingredientes orgânicos, sem uso de pesticidas, produtos geneticamente modificados, substâncias químicas e sintéticas.

Maquiagem Vegana

A maquiagem vegana são as que não podem conter nada de origem animal em sua composição. Nem mesmo ser testadas em animais.

Maquiagem Natural

Essa maquiagem precisa de no mínimo 95% de matéria-prima natural extraída da natureza sem nenhuma alteração química ou mineralógica de seus componentes. Não é permitido substâncias como silicone, conservantes, corantes e fragrâncias sintéticas, derivados do petróleo e outros. As embalagens também devem ter tecnologias mais sustentáveis como as recicláveis e biodegradáveis.

O preço da Maquiagem orgânica é o mesmo das outras?

Quando se faz escolha por esse tipo de produto tem que pensar que além da contribuição para o meio ambiente, está priorizando a saúde a longo prazo, fazendo escolhas sustentáveis e saudáveis. Muitos desses produtos apresentam um custo mais elevado em comparação ao convencional, mas isso se dá pela escolha dos produtos orgânicos utilizados.

É possível fazer Maquiagem Orgânica em casa?

Sim, é possível. É necessário a utilização de produtos de origem orgânica. Alimentos como beterraba e semente de urucum são muito utilizados para confeccionar batons, blush, sombras e outros.

São utilizados também manteiga de cacau orgânica, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva.

Dicas de como fazer a Maquiagem Orgânica

Para fazer a maquiagem orgânica precisará de sementes de urucum, manteiga de cacau e  óleo de amêndoa.

Leve esses dois ingredientes, manteiga de cacau e urucum no banho maria, mexa periodicamente. O óleo começará apresentar coloração alaranjada, se gostar da cor mais intensa deixe mais um pouco. Após esse processo adicione um pouco de óleo de amêndoa e leve na geladeira e espere até que fique duro. O seu batom estará pronto. Pode adicionar extrato de beterraba para deixar a cor mais intensa. O extrato de baunilha e canela dão um aroma muito agradável ao batom.

Conclusão

Uma vida saudável e sustentável requer mudanças de hábitos e estilo de vida. Sentir-se bem com essa mudança é alcançar a plenitude e bem-estar. Saber que o que você utiliza para se embelezar não irá agredir o meio ambiente traz satisfação, que com certeza contribui para a saúde. Tente mudar sua maquiagem dando preferências às orgânicas que agridem menos o meio ambiente por serem mais sustentáveis.

  

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://blog.useorganico.com.br/diferenca-entre-maquiagem-natural-e-convencional/. Acesso 26/01/2021.

Disponível em:https://blog.agatamarket.com/maquiagem-organica/. Acesso 2701/2021.

Lentz . A. S et al. COMPARAÇÕES ENTRE AS MAQUIAGENS ORGÂNICA E SINTÉTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA    Disponivel em: https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/5341/artigo%20Anghela%20e%20Maria.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso 28/01/2021.