Licopeno: o que é, benefícios e onde encontrar | Blog Nutrify

Licopeno: o que é, benefícios e onde encontrar

O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como frutas, vegetais vermelhos e amarelos. O licopeno está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate principalmente na forma de molho.

Os alimentos possuem substâncias que auxiliam na saúde através de sua composição proporcionando melhorias na qualidade de vida. Um nutriente antioxidante que merece ser destacado é o licopeno que atua contribuindo na prevenção de doenças devido ao seu potencial efeito antioxidante no organismo.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é licopeno?

O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate principalmente na forma de molho.

Para que serve o licopeno?

As substâncias presentes no licopeno auxiliam no combate aos radicais livres que são os causadores de danos no nosso DNA. Esses danos causados podem contribuir para o surgimento de doenças quando se mantém em excesso no organismo. 

Estudos com o licopeno têm sugerido a sua eficácia nas fases do câncer de próstata em homens através da supressão e interrupção do ciclo celular e a apoptose em células de câncer de próstata, através da modulação de vias de sinalização que atuam na prevenção do câncer.

O licopeno pode ser usado como um auxiliar e uma alternativa de terapia na prevenção do câncer de próstata em conjunto com o tratamento médico. A pasta de tomate tem sido associada a melhor forma de obtenção e aproveitamento do licopeno. 

Além das pastas e sucos, o licopeno pode ser obtido em farmácias, lojas de suplementação e sites na forma de cápsulas e comprimidos com doses de 5 a 30 mg desse princípio ativo, que está associado a diversas funções no organismo como anti-inflamatória, antioxidante e na prevenção de certos cânceres como o de próstata. 

Esses mecanismos estão associados a efeitos terapêuticos do licopeno na inibição do estresse oxidativo, inflamação, restaurações de funções das mitocôndrias, apoptose e outros. 

Um dos mecanismos do licopeno é o aumento da expressão do gene da conexina que auxilia na redução de proliferação de células cancerígenas. 

Um estudo realizado com 480 camundongos com câncer de próstata revelou que o licopeno pode contribuir para a redução da inflamação por meio da inibição ou redução de vias que estão ativadas e que promovem esse ciclo da inflamação. 

A ação do licopeno estaria ligada redução do iNOS (óxido nítrico sintase induzível, COX 2 (ciclooxigenase-2), IL-6 (interleucina 6), TNF-α (fator de necrose tumoral alfa) além da supressão de NF-κB e JNK reduzindo assim a inflamação. Introduzir suplementos e alimentos fontes de licopeno está associado à prevenção de certos tipos de câncer como o de próstata através de seus mecanismos de ação envolvidos nessa patologia.

Quais os benefícios do licopeno?

Prevenção de doenças

O licopeno possui ação na redução da inflamação por meio da inibição ou redução de vias que estão ativadas e que promovem esse ciclo da inflamação. Através desses mecanismos do licopeno é possível evitar ou reduzir o risco de doenças que estão associados a cascata inflamatória.

Prevenção contra envelhecimento

O licopeno possui substâncias que são antioxidantes e que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de auxiliar na neutralização da ação dos radicais livres. 

A produção e formação de radicais livres resultam de processos de transferência de elétrons que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição a diversos fatores como a alimentação, raios solares, respiração, poluição, hábito tabagista, atividades físicas intensas e outros. 

O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode contribuir para a indução de danos celulares causados pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo. 

Esses efeitos tóxicos dos radicais livres nas células também têm sido associados ao envelhecimento tanto da pele como em desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas. 

Nos alimentos são encontradas substâncias antioxidantes como o licopeno que possuem a capacidade de ativar enzimas com funções de eliminar os radicais livres evitando os danos que poderiam ser causados no organismo pelos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Fortalecimento da imunidade

O sistema imunológico está relacionado à proteção do organismo, ou seja, a capacidade de nos proteger contra invasores indesejados. Esse sistema é formado por células, tecidos, órgãos e moléculas. Esse conjunto trabalha para que haja proteção do organismo contra substâncias estranhas como os vírus e bactérias.

Quando a imunidade está baixa isso significa que as células de defesa não estão conseguindo atuar e desempenhar suas funções como deveriam e alguns sinais podem ser percebidos como a sensação de cansaço, fraqueza, doenças frequentes como os resfriados, queda de cabelo dentre outros.

Para aumentar a imunidade é necessário um conjunto de fatores como ter uma boa alimentação, noite de sono adequada, suplementação em alguns casos, cuidar da saúde mental, praticar atividade física moderada de forma regular e potencializar o consumo de algumas frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes para que possam auxiliar no aumento do sistema imune. 

O licopeno presente em alguns alimentos como o tomate, mamão, melancia e goiaba possui substâncias consideradas antioxidantes que auxiliam no sistema imune contribuindo para o seu fortalecimento.

Licopeno: o que é, benefícios e onde encontrar | Blog Nutrify

Quais as fontes de licopeno?

Tomate

O tomate é uma fonte muito importante de licopeno, a pasta de tomate tem sido associada a melhor forma de obtenção e aproveitamento do licopeno.

Mamão

O mamão também é uma fonte muito interessante de licopeno que está associado a prevenção do envelhecimento precoce e certas doenças. Além do licopeno presente no mamão, essa fruta contém fibras e vitaminas que também são importantes para a manutenção da saúde.

Melancia

A melancia, uma fruta com potencial de hidratação, contém o licopeno que auxilia no sistema imune e na prevenção de doenças.

Goiaba

A goiaba é uma fruta rica em vitamina C, minerais, fósforo, ferro, fibras e licopeno. A sua composição auxilia no sistema imune quando associada a uma dieta equilibrada.

Conclusão

O licopeno presente em alguns alimentos possui benefícios à saúde como a prevenção do envelhecimento precoce, doenças e sistema imune. Consumir alimentos variados contribui para uma dieta rica em compostos bioativos que potencializam a saúde.

Referências Bibliográficas

Mirahmadi. M et al.al. Potential inhibitory effect of lycopene on prostate câncer. Biomedicine & Pharnacotherapy. v. 129, p. 110459, 2020.

Schulz. M et al. Composition and potential health effects of dark-colored underutilized Brazilian fruits – A review. Food Reaserach Internacional.v. 137, p. 109744, 2020.

Johnston. C.S. VITAMIN C. Academics. v. 1, p.155-169, 2020

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima