Kefir: o que é, quais os benefícios, como fazer e muito mais! | Blog Nutrify

Kefir: o que é, quais os benefícios, como fazer e muito mais!

O que é Kefir?

O Kefir é conhecido como uma colônia do bem, que se multiplica muito rapidamente. Sua produção em casa deve ser cercada de muitos cuidados, apesar de ser uma bactéria do bem alguns cuidados com a higiene e manipulação devem ser considerados. O Kefir pode ser cultivado em leite ou água, a ingestão de alimentos fermentados pelo Kefir está associada a benefícios à saúde e é considerado um probiótico. Os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades adequadas promovem proteção ao hospedeiro.

Origem e sabor do Kefir

A origem do Kefir ainda permanece um pouco misteriosa, mas já se sabe que foi descoberto há milhares de anos por grupos da região da Europa oriental e Ásia ocidental. O Kefir apresenta um sabor mais azedo porque é um produto fermentado lembrando o sabor do iogurte.

Benefícios do Kefir

Devido a sua função em atuar como um probiótico, o Kefir apresenta inúmeras funções como a proteção da parede intestinal deixando mais saudável e evitando a entrada de substâncias estranhas ou patógenos, equilibrar os distúrbios gastrointestinais, imunomodulador, melhora de quadros de alergias, regula o intestino, contribui para uma melhor absorção de nutrientes, auxilia nos níveis de colesterol, auxilia na manutenção e perda de peso.

Kefir: o que é, quais os benefícios, como fazer e muito mais! | Blog Nutrify

Fonte de nutrientes

O Kefir cultivado em leite apresenta proteínas, vitaminas, minerais, magnésio, cálcio e outros. Além do fornecimento desses nutrientes o seu efeito probiótico melhora a absorção dos nutrientes. Vale lembrar que o Kefir sozinho, assim como qualquer alimento único, não faz milagres. Para potencializar a saúde de forma geral é necessário a inclusão de mudança de estilo de vida que inclui alimentação variada composta por fibras, proteínas, gorduras boas, vegetais, frutas e atividade física orientada por um especialista.

Kefir é um probiótico poderoso

Sim, o Kefir é considerado um excelente probiótico e seu efeito é ainda melhor quando associado a uma dieta rica em fibras. As fibras são denominadas prebióticas e são caracterizadas como substratos ou componentes alimentares que não são digeridos e quando utilizados pelas bactérias que colonizam o intestino, conferem uma série de benefícios para a saúde. Um exemplo de prebióticos são as fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis, por exemplo, apresentam como característica a capacidade de formar gel quando entram em contato com a água, o que auxilia na saciedade, controle do colesterol, glicemia e hipertensão. Estão presentes em frutas, leguminosas, legumes, aveia, maçã, morango, framboesa e outros. As fibras insolúveis são encontradas em grãos integrais, legumes, verduras, cascas de maçã e auxiliam na motilidade intestinal e na formação do bolo fecal, promovendo a fluidez e evitando a obstipação.

O consumo dessas fibras prebióticas estão relacionados a benefícios na microbiota intestinal evitando o crescimento de bactérias patogênicas e pela capacidade de eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo. As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras vinda da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-transferase, uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que têm a capacidade de realizar a síntese de leptina. A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite, contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade. Por esses motivos o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras e associadas a alimentos probióticos como o Kefir tem sido importante atualmente.  As dietas ricas em vegetais são compostas por uma variedade de nutrientes que estão relacionados a benefícios à saúde, além de deixar o prato mais atrativo devido a variedade nas cores presentes nos alimentos.

Possui propriedades antibacterianas

O polissacarídeo encontrado no Kefir chamado kefirano possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacteriana e antifúngicas. Essas propriedades presentes no Kefir têm levado a busca pela introdução de alimentos fermentados com o Kefir com finalidade de potencializar a saúde. As pesquisas têm mostrado que a utilização desses alimentos contribui para inibição de bactérias como a salmonella, E. Coli e Helicobacter Pylori.

Saúde óssea

O Kefir feito em leite é considerado uma excelente fonte de cálcio que contribui para a melhora da saúde óssea. O cálcio desempenha papel importante em nosso metabolismo, sendo um elemento fundamental. Tem funções importantes na mineralização óssea sendo necessário para o crescimento, resistência óssea, desenvolvimento em funções extremamente importantes como na contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. Devido a essas funções importantes em nosso organismo, é fundamental manter suas concentrações nos fluidos corporais em quantidades que possam garantir a homeostase e atividades essenciais do organismo. Há evidências científicas de que o cálcio atua na prevenção da osteoporose, síndrome metabólica, prevenção de AVC, melhora do perfil lipídico, aumento do HDL, redução do LDL e triglicerídeos.

Problemas digestivos

O Kefir é considerado um probiótico, isso significa que são bactérias benéficas e que melhoram quadros de diarreias e constipação contribuindo dessa forma para a melhora de sintomas digestivos e intestinais.

Alívio de sintomas de alergia e asma

Os probióticos deixam o nosso sistema imune mais fortalecido evitando os quadros de alergias e asma. Incluir alimentos fermentados probióticos auxilia na manutenção da saúde e minimiza quadros respiratórios através do efeito anti-inflamatório.

Como fazer kefir?

Kefir de água

O Kefir de água é preparado com água, açúcar e cultura de grão de Kefir. A bebida apresenta um sabor adocicado e brevemente ácido.

Para preparar a bebida, pegue um recipiente de vidro limpo e adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo, três colheres do grão de Kefir e 250ml de água mineral filtrada e fervida. Tampe o vidro com uma gaze e deixe fermentar por pelo menos 24 horas na temperatura ambiente. Após esse processo, coe os grãos e já pode ingerir o líquido. É indicado lavar os grãos de Kefir uma vez na semana em água corrente.

Kefir: o que é, quais os benefícios, como fazer e muito mais! | Blog Nutrify

Kefir de leite

Para preparar o Kefir de leite adicione em um recipiente de vidro limpo: 1 litro de leite e 100g de grãos de Kefir. Cubra o recipiente com papel toalha ou um voil e deixe por 24 a 36 horas em temperatura ambiente. Após esse processo coe os grãos. O leite fermentado já pode ser consumido.

Os alimentos probióticos conferem benefícios à saúde através de sua ação no organismo. Consumir alimentos variados contribui para um maior consumo de alimentos ricos em substâncias que contém compostos bioativos que potencializam a saúde. Os alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis são fermentados pelas bactérias benéficas e produzem substâncias que contribuem para a melhora da saúde evitando o surgimento de doenças.

Kefir: o que é, quais os benefícios, como fazer e muito mais! | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020

Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z,  Gao Q, LV W.  et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. 2020, 74: 104197.

Xu. M et al.  O B-glucan Yeast alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiota and metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. v. 161, p. 258–270, 2020.

Disponível em: https://blog.livup.com.br/kefir-o-que-e-como-fazer-beneficios/. Acesso em 18/01/2022.

 Sottoriva. H. M et al. Características e propriedades do Kefir. Arq. Ciênc. Vet. Zool.  v. 21, n. 4, p. 141-142, 2018.

Muscariello. R et al.Calcium daily intake and the efficacy of a training intervention on optimizing calcium supplementation therapy: A clinical audit. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, p. 2-7, 2020.

Disponível em: https://www.adrianalauffer.com.br/como-fazer-kefir-de-agua/. Acesso em 19/01/2022.

Disponivel em: https://www.temperando.com/kefir-de-leite-como-cultivar/. Acesso em 19/01/2022.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Consultora Cientifica para blog da Nutrify.

Rolar para cima