A inulina é considerada um carboidrato complexo e não digerível pelas enzimas presentes no intestino. É uma fibra solúvel encontrada em alguns alimentos como chicória, alho, cebola e outros. O seu consumo está associado a diversos benefícios a saúde, e também são consideradas um prebióticos. Os prebióticos são substratos utilizados pelos microrganismos que conferem uma série de benefícios para a saúde. As dietas ricas em vegetais contendo fibras solúveis auxiliam na diversidade e no ecossistema das bactérias intestinais, promove saciedade, auxilia no trânsito intestinal, previne as prisões de ventre dentre outros benefícios.
O que é Inulina?
A inulina é um polissacarídeo derivado da raiz da chicória, encontrado também em outras plantas como a cebola, alho poró, alho, aspargo e alcachofra. A inulina é utilizada atualmente na indústria com finalidade de substituir a gordura e o açúcar devido aos benefícios para a saúde. Ela pode ser utilizada em iogurtes, chocolates, sorvetes e muitas outras preparações.
De onde vem a Inulina?
A inulina deriva da raiz da chicória, obtida pela indústria através de processos de lavagem, cortes em frações e secagem. Ela é formada de cadeias de glicose e moléculas de frutose que se ligam entre si de forma não digerível.
Para que serve a Inulina?
O interesse na inulina é devido aos seus benefícios para a saúde. Quando fermentadas pelas bactérias no intestino contribui para a absorção de cálcio, magnésio e ferro. Além de contribuírem para a saúde intestinal.
Quais os benefícios da Inulina?
A ingestão das fibras solúveis como a inulina está relacionada a ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, e por reduzir os níveis de lipídios no sangue. Aumenta a presença de bactérias benéficas no organismo que auxiliam na prevenção de doenças e na manutenção da saúde da flora intestinal.
Auxiliam também na prisão de ventre, aumentando o volume das fezes devido à sua capacidade de absorver água e facilitando a sua eliminação.
Auxilia na saciedade devido à capacidade de formar gel no estômago, contribui com a sensação de plenitude gástrica.
Reduz o risco de colesterol
As fibras quando formam gel alteram a absorção do colesterol, atrai as moléculas de gorduras que são expelidas do organismo, evitando a sua absorção.
Auxilia com o tratamento da diabetes
Melhora os níveis de glicose devido à sua capacidade de retardo de absorção dos carboidratos. Ou seja, os carboidratos são absorvidos de forma lenta e gradual evitando o excesso de glicose no sangue.
Saúde intestinal
As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras vindas da alimentação e produzem alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-trasferase uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que conseguem realizar a síntese de leptina. A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite, contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade. Por esses motivos o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras tem sido importante atualmente.
Sistema cardiovascular
As fibras solúveis estão associadas à redução dos níveis de colesterol e também de LDL, que apresentam papel na patogênese das doenças cardíacas quando não controladas. Por esse motivo, atualmente tem-se sugerido introduzir as fibras alimentares na rotina diária alimentar.
Auxilia no emagrecimento
As fibras solúveis formam uma espécie de gel no estômago, o que contribui com a sensação de saciedade. Essa sensação faz com que a ingestão de alimentos seja reduzida e evita os beliscos ao longo do dia.
Para se obter um bom efeito com o emagrecimento saudável é fundamental seguir uma dieta equilibrada e bem distribuída ao longo do dia, essa dieta equilibrada aliada ao uso de fibras solúveis contribui para alcançar os objetivos de forma eficiente.
Em quais alimentos contêm Inulina?
Alimentos | Quantidade inulina em 100g de alimentos |
Chicória | 11,0 a 20,0g |
Aspargo | 15,0g |
Alho | 14,0 a 23,0g |
Cebola | 5,0 a 9,0g |
Cevada | 18,0 a 20,0g |
Onde encontrar Inulina?
A inulina pode ser encontrada em farmácias, sites e lojas de suplementos. Pode ser adquirida na forma de pó e adicionada a sucos, iogurtes, água, shakes e sopas.
Como o seu sabor é bem neutro, procure verificar se não contém corantes ou aromatizantes artificiais.
Quais são as contraindicações da Inulina?
A inulina é muito bem tolerada. Consulte um nutricionista ou médico para verificar a sua recomendação diária. Pessoas mais sensíveis relatam presença de gases ao utilizá-la. A sugestão é iniciar aos poucos e observar a tolerância e dar tempo para que o organismo se habitue. Em geral, a recomendação é de 10g dia, sendo sugerido iniciar com 5g e observar a tolerância.
Conclusão
O consumo de fibras solúveis como a inulina tem sido associado a benefícios à saúde humana devido ao auxílio na redução de dislipidemias, diabetes, melhora da microbiota intestinal dentre outros benefícios contribuindo para a saúde. Associar a introdução dessa fibra com uma alimentação saudável e prática de atividade física regular tem sido fundamental para a manutenção de uma vida saudável.
Referências Bibliográficas
Liu P, Wang Y, Yang G, Zhang Q, Meng L, Xen Y et al. The role of short-chain fatty acids in intestinal barrier function, inflammation, oxidative stress, and colonic carcinogenesis.Pharmacological Research. 2021, 165: 105420.
Leo E E M, Campos M R S. Effect of ultra-processed diet on gut microbiota and thus its role inneurodegenerative diseases. Nutrition. 2020, 71: 110609.
Disponível em: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-inulina/. Acesso em 24/03/2021.
Disponível em: https://fatossobrefibras.br.com/consumidor_fibra-extraida-da-raiz-da-chicoria-inulina-oligofrutose-e-frutooligossacarideos-fos/. Acesso 25/03/2021.
Disponível em: https://fatossobrefibras.br.com/consumidor_fibra-extraida-da-raiz-da-chicoria-inulina-oligofrutose-e-frutooligossacarideos-fos/. Acesso em 23/03/2021.