Introdução alimentar: como começar? | Blog Nutrify

Introdução alimentar: como começar? [2022]

Introdução alimentar: o que pode e o que não pode?

Os primeiros anos de vida de uma criança é marcado por muitos cuidados e dentre esses cuidados está a alimentação. Os familiares querem oferecer o que há de melhor para essa criança para que se desenvolva com muita saúde. Nos primeiros anos de vida, os alimentos oferecidos e sua variedade irão contribuir para o desenvolvimento do paladar e a relação da criança com o alimento. Ao nascer o bebê só precisa do leite materno não sendo necessário água, chás ou qualquer outro alimento até os seis meses. A partir dos seis meses os alimentos devem ser oferecidos de forma gradual, mas mantendo o leite materno até os dois anos de idade.

Introdução alimentar: como começar? | Blog Nutrify

Importância da introdução alimentar

A OMS recomenda que a introdução alimentar seja iniciada a partir dos 6 meses de idade. Nesta faixa etária a criança apresenta boas condições para iniciar a alimentação. Essa introdução é importante para despertar o paladar, visão, tato e olfato da criança. A consistência dos alimentos deve ser na forma de purês bem consistentes. Não se preocupe com a bagunça neste primeiro momento a criança está despertando os seus sentidos e aprendendo a conhecer os alimentos em seu cheiro, texturas, aromas, sabor e outros.

Como começar a introdução alimentar?

A introdução alimentar segundo as recomendações e diretrizes devem ser iniciadas a partir dos seis meses de idade. Antes desse período deve-se oferecer somente o leite materno ele supre todas as necessidades.

Quando começar a introdução alimentar?

A introdução alimentar deve começar a partir dos seis meses, mas essa recomendação é individual. Converse sempre com o pediatra sobre as dúvidas e incertezas. Inserir os alimentos de forma gradual e segura é muito importante para o bebê e o familiar que está introduzindo. Nesta faixa etária de seis meses a criança já pode interagir querendo segurar os alimentos, sentir a textura com as mãos. É muito importante ter paciência, algumas crianças podem apresentar recusa e outras podem ter boa aceitação. Essa introdução deve ser feita de forma lenta e gradual e com segurança.

Tipos de introdução alimentar

Tradicional

O método tradicional de introdução de alimentos envolve oferecê-los amassadinhos na forma de purê consistente, para o bebê que está iniciando a alimentação. Neste método fica fácil misturar os alimentos ou oferecê-los de forma individual.

BLW

O BLW foi desenvolvido pela britânica Gill Rapley. Esse termo BLW tem como tradução desmame guiado pelo bebê. Essa técnica consiste em alimentar o bebê ou oferecer os alimentos em pedaços pequenos, estimulando-o a se alimentar com as mãos de acordo com a sua curiosidade e seu interesse. Esse método auxilia na coordenação motora, conexão e interesse pelo alimento. Para praticar esse método é necessário que a criança consiga sentar-se e sem apoio, sustentar bem o pescoço e a cabeça e segurar os alimentos com as mãos. Toda alimentação inicial deve ser supervisionada e oferecer segurança para as crianças.

Introdução alimentar: como começar? | Blog Nutrify

Abordagem participativa

Essa abordagem participativa envolve o cuidador também oferecendo o alimento ao mesmo tempo que o bebê come com as mãos os alimentos e vai observando suas texturas. Esse é um método que inclui o BLW e a participação do familiar na oferta de alimentos.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que comprar para introdução alimentar?

Na introdução alimentar prefira as frutas, legumes, vegetais, cereais, leguminosas, ovos e carnes magras. Alimentos frescos são os melhores. Os alimentos devem ser introduzidos aos poucos como papa de fruta e papa salgada. Siga sempre a orientação de seu pediatra.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_criancas_menores_2anos.pdf. Acesso em 16/11/2021.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/blw/. Acesso em 17/11/2021.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-//sobre-a-.introducao-alimentar-do-seu-bebe/. Acesso em 17/11/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Científica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima