Hidratação e quantidade de água adequada | Blog Nutrify

Hidratação e quantidade de água adequada

A água é fundamental na nossa vida. Ela corresponde de 60 a 70% de nossa composição corporal, por isso devemos ingeri-la ao longo do dia para que possamos manter a hidratação adequadamente. Nos dias mais quentes essa atenção deve ser especial e sua ingestão deve ser lembrada. Pessoas idosas precisam de uma atenção especial, é muito comum idosos apresentarem desidratação, isso pode ocorrer porque muitas vezes esquecem de ingerir água.

Por qual motivo se deve beber água todos os dias?

O motivo de se dar importância a ingestão de água diariamente está principalmente porque ela participa do nosso metabolismo contribuindo para a absorção de nutrientes mais adequadamente, hidrata as articulações e pele, lubrifica e hidrata o intestino, auxilia na manutenção da temperatura corporal, contribui para a hidratação da pele entre outros.

Qual é a quantidade de água adequada?

Apesar de muitas pessoas relatarem que é importante ingerir 2 litros de água por dia, essa quantidade é considerada uma estimativa. A ingestão de água varia de acordo com a estação do ano, idade, peso, atividade física e outras considerações.

Água em excesso faz mal?

Assim como todo excesso não faz bem, com a água não é diferente. Apesar da água ser vital e essencial à nossa sobrevivência, o seu excesso não é recomendado. Quando há ingestão de água muito além do recomendado ocorre um desequilíbrio hidroeletrolítico que pode trazer prejuízos.

Hidratação e quantidade de água adequada | Blog Nutrify

Benefícios para se hidratar melhor

  • Melhor hidratação da pele;
  • Melhora o fluxo intestinal;
  • Auxilia no controle da temperatura corporal;
  • Contribui para eliminação de toxinas no corpo;
  • Auxilia no transporte de nutrientes.

Melhora da circulação sanguínea

Para um bom fluxo sanguíneo e transporte de nutrientes adequados é necessária uma boa hidratação, e ela é obtida através da ingestão de água. Apesar de haver outros líquidos como chás, sucos, águas aromatizadas e outros que também são importantes, a ingestão de água é fundamental para um bom metabolismo e fluxo sanguíneo.

Intestino regulado

Ingerir água adequadamente contribui para a hidratação, lubrificação das paredes intestinais e melhora o transporte do bolo fecal evitando as indesejadas constipações. Apesar das recomendações de fibras para melhorar o funcionamento intestinal é fundamental a ingestão de água em conjunto para que ocorra a melhora das funções intestinais de modo satisfatório. Não se esqueça de consumir fibras e ingerir água.

Rins livres de pedras

Através da urina ocorre a eliminação de sais e substâncias que provocariam prejuízos, como a formação de pedras caso não fossem eliminadas essas substâncias pela urina de forma adequada. O rim apresenta função de filtração e eliminação de substâncias presentes no sangue, para o seu bom funcionamento é necessário a presença de água para que ocorra esse metabolismo.

Dicas para consumir água

  • Ande sempre com a sua garrafinha de água;
  • Coloque a ingestão de água como uma meta diária;
  • Não deixe seu corpo pedir por água;
  • Faça água aromatizada em alguns momentos.

Carregue uma garrafinha com você

Carregar a sua própria garrafinha é uma estratégia importante e fundamental. Além de contribuir com o planeta você sempre lembrará que precisa ingerir água, não terá que se levantar com frequência para ir buscar água durante o trabalho, reuniões, momentos de lazer como assistir filmes e outros.

Água com gás e limão

Água com gás e limão é uma estratégia muito boa para as substituições de refrigerantes. Em momentos de lanches, reuniões também são uma excelente alternativa, mas não se esqueça da água.

Água temperada

A água temperada é uma excelente opção para as pessoas que relatam que não conseguem ingerir somente a água durante o dia. A água temperada pode ser feita com hortelã, canela, cravo, rodelas de laranja, limão ou tangerina entre outras opções. Podem ser utilizadas as frutas ou especiarias que desejar. Uma dica é utilizar água bem gelada para realçar o sabor.

Consuma mais frutas e verduras

As frutas e verduras auxiliam na hidratação porque contém uma boa porcentagem de água, além das vitaminas, minerais e fibras presentes. O abacaxi, laranja, mexerica, melão, melancia e outras por exemplo são frutas que contribuem para a hidratação.

Hidratação e quantidade de água adequada | Blog Nutrify

Receita água aromatizada

Água com hortelã e limão

1 litro de água filtrada

4 ramos de hortelã higienizados

2 limões em rodelas higienizados

10 cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque em uma jarra a água filtrada, em seguida a hortelã, as rodelas de limão e o gelo. Mexa bem e sirva após 10 minutos de preparo

Água aromatizada com laranja e gengibre

1 Litro de água com gás

1 laranja em rodelas

4 rodelas de gengibre

4 morangos

3 cravos da índia

10 cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque a água filtrada em uma jarra de sua preferência, em seguida os demais ingredientes. Mexa delicadamente e sirva.

Receitas de Sucos

Suco de melancia com gengibre

½ melancia média

250 ml de água

3 rodelas de gengibre

Modo de Preparo

Retire a polpa da melancia e coloque no liquidificador. Adicione a água, gengibre e bata bem. Em seguida coe e coloque o gelo. Sirva a seguir.

Suco de abacaxi com hortelã

1 Abacaxi

½ xícara de folhas de hortelã

500ml de água

15 cubos de gelo

Modo de Preparo

Higienize todos os alimentos, descasque o abacaxi e coloque no liquidificador juntamente com a água e a hortelã. Bata bem e adicione gelo a seguir e sirva.

Salada refrescante

1 xícara de alface

1 xícara de agrião

1 xícara de rúcula

6 morangos

2 rodelas de abacaxi cortadas em cubos

4 figos frescos cortados em quatro partes

Molho

Suco de uma tangerina

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de sal

4 folhas de alecrim

Modo de Preparo

Higienize as verduras e frutas. Após esse processo disponha em uma vasilha de seu gosto. Em seguida coloque as frutas e regue com o molho de tangerina. Essa salada pode ser servida com peixe assado e água aromatizada.

Conclusão

Ingerir água diariamente contribui para a hidratação, melhora o metabolismo, funcionamento intestinal, pele mais saudável e bonita. Introduza na rotina diária essa prática. Não é difícil hidratar-se, vimos que a água é vital ao nosso metabolismo, além da água as frutas, verduras e legumes também possuem uma boa porcentagem de água e favorecem a hidratação.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/agua-na-medida-certa-aprenda-a-calcular-corretamente-a-sua-hidratacao_a2245/. Acesso em 05/10/2021.

Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-lista-as-cinco-frutas-campeas-da-hidratacao/. Acesso em 05/10/2021.

Disponível em: https://www.consul.com.br/facilita-consul/ihhh-agora/agua-aromatizada-10-receitas-praticas/. Acesso em 05/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Consultora cientifica para blog da Nutrify.

Rolar para cima