habitos-saudaveis-para-corpo-e-mente-blog-nutrify

Hábitos saudáveis para corpo e mente

Ao longo de nossas vidas ocorrem muitas mudanças fisiológicas e metabólicas. Incluir hábitos saudáveis, gerenciamento de emoções, práticas de atividades físicas e alimentação são pontos para ter uma boa qualidade e longevidade de vida.

Sono de qualidade

Para ter uma boa qualidade do sono é necessário realizar mudanças de hábitos e de estilo de vida. Essa mudança depende de alguns objetivos e exclusivamente da pessoa que deseja melhorar esse aspecto. Manter um horário para dormir é fundamental para se ter uma boa noite de sono. A rotina desse hábito no dia a dia favorece a qualidade do sono. Evite os cochilos antes do horário de dormir. Outra dica é manter o ambiente escuro para que haja a liberação de um hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido pelo nosso organismo na glândula pineal que fica localizada no cérebro, ele auxilia no sono e é liberada no início da noite com o declínio da iluminação natural.

A melatonina auxilia na regulação do relógio biológico e sua produção é mais intensa a noite. Durante o dia a sua produção é baixa e por esse motivo sentimos menos sono neste período. Desligar a televisão e os eletrônicos é importante para que ocorra a produção do hormônio melatonina. Aquele costume de ficar olhando o celular ou assistindo a televisão a noite não é indicado por interferir na produção da melatonina prejudicando a qualidade do sono. Ter qualidade no sono é fundamental para que tenhamos boa memória, concentração e energia para as atividades do dia.

Alimentação saudável

Consumir alimentos saudáveis é uma das estratégias para manter corpo e mente saudável. Os alimentos possuem em sua composição uma variedade de propriedades e compostos bioativos que auxiliam na saúde contribuindo para um sistema imunológico adequado, peso, autoestima etc. Quando a alimentação não é saudável e equilibrada ocorrem as deficiências nutricionais que é um fator de risco para o desenvolvimento ou até mesmo agravamento de algumas doenças. A inserção de hábitos saudáveis e introdução de alguns alimentos ou suplementos para corrigir ou potencializar a saúde tem sido uma alternativa muito interessante para o alcance do bem-estar. Em nossa rotina alimentar os alimentos devem ser variados em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras e antioxidantes com finalidade de reforçar o sistema imunológico.

Hidratação

A hidratação é outro elemento importante na saúde. Para que ocorra as reações adequadamente o nosso corpo precisa de água. Durante a digestão, bom funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, por exemplo, é necessário água. Então não esqueça de introduzi-la na sua rotina diária.

Atividades físicas

Manter uma vida saudável e realizar atividade física com regularidade auxilia na prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis que está associada a processos inflamatórios como a obesidade, DM II, doenças cardíacas e câncer. A prática regular de atividade física de forma moderada auxilia na neutralização da inflamação crônica, favorecendo um estado anti-inflamatório que parece ser um fator chave na melhoria da saúde principalmente em relação às doenças crônicas não transmissíveis. A atividade física auxilia na manutenção do peso, melhora da função musculoesquelética, fortalece a saúde cardiorrespiratória e melhora o sono, sendo uma ferramenta não farmacológica muito importante para a prevenção de doenças que poderiam ser desencadeadas caso a cascata inflamatória continuasse a ser estimulada. A ansiedade tem sido observada em muitas pessoas atualmente, e esse quadro pode contribuir para liberação de adrenalina que provoca algumas reações como a aceleração dos batimentos cardíacos, vasos sanguíneos mais contraídos, dilatação das pupilas, aumento da respiração e consumo de oxigênio e níveis de glicose aumentados, essas são algumas alterações observadas. Outro hormônio que se encontra aumentado em situação de estresse é o cortisol que contribui para o aumento da gordura corporal, menor produção do muco gástrico favorecendo o desequilíbrio no organismo. Com a rotina estressante do dia a dia, muitas vezes desenvolvemos problemas emocionais como ansiedade e depressão. Essas doenças são muito comuns na vida moderna de hoje a atividade física auxilia muito no alívio desses quadros. Elas são excelentes para o fortalecimento muscular, eliminam a gordura corporal, auxiliam na melhora da respiração e também fazem bem para o nosso cérebro, além de melhorar o convívio social. A atividade física auxilia na produção de endorfina, uma substância presente em nosso cérebro responsável pela sensação de bem-estar. É muito importante que antes de iniciar uma atividade física você procure a orientação de um especialista para que possa direcionar a melhor atividade para você. São diversas opções como musculação, ciclismo e lutas. Além delas, também existem práticas de menor impacto como a hidroginástica e alongamentos, por exemplo.

Alongamentos

Praticar o alongamento estático auxilia no relaxamento da mente e músculos, melhora a flexibilidade, auxilia na pressão sanguínea dentre outros benefícios. Reserve um tempo para você a atividade física regular auxilia na disposição e energia, porque aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue contribuindo para o aumento de energia.

Além dos alongamentos estáticos, ainda existem diversos formatos que podem ser usados: os dinâmicos, os alongamentos para a lombar, entre outros.

Meditação

A meditação pode ser definida como um estado de consciência, uma técnica de autocontrole que serve para acalmar a mente e o corpo, através dela nos possibilita permitir ouvir e melhor a sabedoria do corpo. Existem muitas formas de meditação, incluindo a resposta de relaxamento, meditações guiadas, meditação de atenção, meditação andando, meditação em movimento. O objetivo  da meditação é tranquilizar a mente e encontrar um centro calmo em nós mesmos. A meditação apresenta muitos efeitos benéficos para saúde mental e física como no controle da ansiedade, atenção, doenças cardíacas, controle do peso, melhora da autoestima dentre outros benefícios associados a sua prática.

Controle os seus sentimentos e emoções

Saber gerenciar emoções e sentimentos é fundamental para o equilíbrio e alcance do bem-estar, através do bom gerenciamento das emoções e sentimentos as relações sociais e pessoais ficam mais leves. Durante a meditação, por exemplo, a mente consegue atingir um estado de repouso eliminando tensões e estresse que prejudicam a nossa qualidade de vida.

Aproveite seus momentos de lazer

Reservar esse momento para você é ponto chave para ter uma mente e corpo saudável. Esse momento auxilia no relaxamento da mente e do físico proporcionando sensação de bem-estar e prazer. Aproveite para fazer o que mais gosta seja passear com o cachorro, andar de bicicleta, ler, passear com esposa, filhos ou marido.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Conclusão

Manter mente e corpo saudável exige algumas mudanças de hábitos que são benéficas a longo prazo. Comece aos poucos leia sobre o assunto, busque orientações de especialistas, dessa forma conseguirá alcançar seus objetivos de forma mais eficaz e prazerosa.

Referências Bibliográficas

Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.

Monk-Turner. E The benefits of meditation: experimental findings. Journals & Book. v.40, n. 3, p. 465-470, 2003.

Krittanawong. C et al. Meditation and Cardiovascular Health in the US. Journals & Books. v. 131, n 15, p. 2326, 20202.

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima