"grass-fed" escrito por extenso com um fundo verde

Grass Fed: O que é e quais os benefícios

Grass Fed significa que a matéria-prima obtida é de gado alimentado através de pastagens e não de grãos como milho e soja.

O interesse e busca pela vida mais sustentável implica na procura por alimentos mais saudáveis que forneçam nutrientes necessários ao estabelecimento da boa saúde. Devemos lembrar que as carnes não possuem somente proteínas como muitas vezes são mencionadas, mas sim vitaminas, minerais e lipídios.

O Grass Fed é livre de hormônios e de antibióticos, e também há um respeito pelo ciclo de vida do animal que vivem de forma mais digna, livres nas pastagens. As fazendas que aderem a esse projeto normalmente estão preocupadas com a sustentabilidade, animais e, consequentemente, oferecem aos consumidores alimentos que promovem a melhora da saúde das pessoas. As carnes e laticínios Grass Fed apresentam um teor de colesterol e gordura reduzido devido à alimentação e também pela forma que os animais são criados. Vitaminas presentes nesses alimentos também possuem relevância como: vitamina E, A, ômega 3, entre outros.

A vitamina A é considerada importante para o organismo devido à sua ação antioxidante e por ser essencial para a saúde da visão, reprodução, divisão e diferenciação celular. A vitamina E é um poderoso antioxidante que atua combatendo os radicais livres prejudiciais ao organismo, essas carnes também apresentam menores concentrações de gorduras. Esses gados criados a pasto conseguem obter de forma mais eficaz essas vitaminas quando comparados aos gados criados confinados.

As vantagens na saúde estão associadas principalmente ao teor reduzido de colesterol e também de hormônios, além das vitaminas citadas. Os ácidos graxos ômega 3 têm impacto positivo na saúde, reduzindo a inflamação no organismo e sendo responsável pelo desencadeamento de doenças relacionadas à ativação constante da inflamação.

A ativação constante da inflamação no organismo está associada à ocorrência de outras doenças como diabetes, certos tipos de câncer, doenças neurológicas e outras.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que significa Grass Fed?

Esse termo Grass Fed vem do inglês que tem como significado (alimentado com grama). É a forma como os animais se alimentam de sua dieta natural, de grama e livres de rações e cereais.

Quais são os benefícios do Grass Fed?

Dentre os benefícios do consumo de Grass Fed estão:

  •         Prevenção de doenças.
  •         Redução do consumo de colesterol
  •         Mais rica em nutrientes
  •         Alimento sustentável
  •         Maior respeito aos animais
  •         Alimentos com maior teor de antioxidantes e vitaminas
  •         Melhores gorduras

Qual é a diferença entre Carne de bovinos a pasto x Carne de bovinos confinados?

A carne bovina de pasto apresenta algumas características e composição diferente dos bovinos confinados. Em geral, as carnes a pasto ou Grass Fed apresentam nutrientes de relevância maiores como o ômega 3, vitamina E, A e menor quantidade de colesterol em comparação ao gado confinado.

Em relação ao preço, os produtos Grass Fed apresentam um valor mais alto. Muitos podem se perguntar “se consomem grama porque tem custo mais elevado?” e essa resposta está no cuidado com esse animal e também na necessidade de mais terras para criá-lo. Os bovinos que não são criados dessa forma ficam confinados, necessitando assim, de menos terras. Os gados confinados podem ser alimentados com rações e crescem mais rápido, podendo ser levados para o mercado em menos tempo. Todos esses fatores impactam no custo e também na qualidade do produto.

Onde encontrar produtos Grass Fed?

O conhecimento por esse tipo de alimento tem crescido e tem se tornado exigência de muitos consumidores. Os produtos Grass Fed podem ser encontrados em supermercados, hamburguerias e também em suplementos. Alguns suplementos são compostos por matéria-prima adquirida de animais Grass Fed. Muitas empresas têm esse cuidado com o consumidor, com objetivo de respeitar a sustentabilidade e também de adquirir matéria-prima para que seus produtos tenham efeito benéfico à saúde de seus clientes.

Receitas

Vitamina de Frutas vermelhas

300ml de água

3 scoops de Clean Pro Whey Nutrify sabor frutas vermelhas

½ xícara de morangos picados

4 cubos de gelo

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, menos o gelo. Coloque os cubos de gelo e ingira a seguir.

Hambúrguer Grass Fed

1 Kg de acém Grass Fed moído

1 colher de chá de azeite

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1 colher de sobremesa de tomilho

1 colher de sopa de farinha de aveia

20 ml de água gelada

1 pitada de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne moída com todos os ingredientes da receita, deixando a água gelada por último. Misture muito bem e dê o formato de hambúrguer com uma forma específica ou modele com as mãos. Leve em uma frigideira pré-aquecida com azeite e deixe dourar dos dois lados.

Sirva com uma salada de folhas e flores comestíveis ou em um pão de hambúrguer integral com queijo e folhas.

Conclusão

O consumo de produtos Grass Fed apresenta benefícios à saúde por conter mais vitaminas e também gorduras boas como o ômega 3. Além dos benefícios à saúde, esses animais são criados de forma sustentável, o que impacta também no bem-estar do consumidor por fazer escolhas que respeitam a natureza do animal. Muitos produtos como o Whey Protein também são produzidos utilizando a matéria-prima Grass Fed. Fazer escolhas com esse tipo de matéria-prima contribui para a saúde, o ambiente e também para a autoestima.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://grassfed.com.br/o-que-e-grass-fed/. Acesso em 26/04/2021.

Disponível em: https://ideagri.com.br/posts/guia-da-carne-bovina-produzida-a-pasto. Acesso em 27/06/2021.

Disponível em: https://grassfed.com.br/blog/. Acesso: 29/04/2021

Disponível em: https://www.b-on-nutricao.com.br/voce-sabe-o-que-s-o-os-laticinios-grass-fed. Acesso em 29/04/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima