foto representando a goma guar

Goma Guar: O que é, para que serve, benefícios e como consumir

A goma guar é considerada um tipo de fibra solúvel e apresenta muitos benefícios para o organismo. Quando ela fibra entra em contato com a água, apresenta um aspecto viscoso de gel. Devido a essa característica e de ser rica em fibra solúvel ela é excelente para o funcionamento do intestino. Também auxilia na sensação de saciedade, sendo muito indicada para pessoas que estão querendo perder peso ou até mantê-lo.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Goma Guar?

A goma guar é uma fibra obtida da semente da Cyamopsis tetragonolobus ou da Cyamopsis psoraloides, sendo nativa da índia e também cultivada no Paquistão. Essa fibra apresenta diversas finalidades sendo utilizada para melhorar a função intestinal, auxilia na manutenção do colesterol, diabetes e na obesidade. A indústria alimentícia a utiliza com finalidade de espessante e estabilizante de alimentos.

Do que é feito Goma Guar?

Essa fibra é feita a partir de parte da semente da planta Cyamopsis tetragonolobus.

Para que serve Goma Guar?

A goma guar quando adicionadas a alimentos promovem o seu espessamento e também torna os alimentos mais saudáveis por acrescentar as fibras, tão importantes para o bom funcionamento do intestino.

Quais são os benefícios da Goma Guar?

A ingestão de fibras solúveis como a goma guar está relacionada a ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, por reduzir os níveis de lipídios no sangue. O consumo dessas fibras está relacionado a benefícios na microbiota intestinal evitando o crescimento de bactérias patogênicas e também pela capacidade de eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo. As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras e produzem alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulando o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-trasferase uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas toxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que conseguem realizar a síntese de leptina. Ela é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite, contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade.

Você pode se interessar também em saber quais são os benefícios da maca peruana.

Melhora no funcionamento do intestino

 O tipo de fibra presente na goma guar é a solúvel que apresenta como característica principal a capacidade de formar gel quando entra em contato com a água, o que auxilia na saciedade e evita a obstipação contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Auxilia no emagrecimento

Essa fibra auxilia no emagrecimento devido a sua capacidade de formar gel favorecendo a sensação de saciedade e também por atuar em genes que regulam o apetite.

Saúde cardiovascular

Essa fibra contribui para saúde cardiovascular devido à capacidade de auxiliar nos níveis de colesterol e, porque auxilia no peso corporal devido aos benefícios associados à saciedade.

Vale lembrar que para uma boa saúde cardiovascular é importante consumir alimentos saudáveis como carnes magras, legumes, verduras e frutas frescas. Realizar atividade física regularmente também contribui para saúde cardiovascular.

Controle do colesterol

No intestino essa fibra se liga a moléculas de gorduras e também a outros compostos indesejáveis ao organismo evitando a absorção e contribuindo para manutenção dos níveis adequados de colesterol no organismo.

Redução de apetite

Devido a sua capacidade de formar gel quando entra em contato com água, essa fibra promove a sensação de saciedade reduzindo o apetite.

Como consumir a Goma Guar?

A goma guar pode ser consumida em alimentos ou bebidas. Como, por exemplo, adicionar 5 g em seu iogurte, suco, vitaminas, pudins, mousses e purês.

Quais cuidados tomar ao consumir Goma Guar?

As fibras são fermentadas pelas bactérias no intestino, sua presença pode gerar gases ou desconforto abdominal. A sugestão é iniciar com adição de 5g na sua bebida, iogurte ou vitamina. Após essa adaptação a sugestão é ingerir 5g dessa fibra fracionada em 2 vezes ao dia.

Receitas com Goma Guar

Ingredientes:

1 xícara de leite de amêndoas (ou o de sua preferência)

1 pote de iogurte natural

1 colher de sopa cacau em pó

1 colher de sopa de semente de chia

1 colher de sobremesa de goma guar

4 cubos de gelo.

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes menos o gelo e bata bem. Adicione o gelo e pulse o liquidificador. A bebida está pronta.

Sorvete de banana abacaxi e canela

2 bananas congeladas em rodelas

2 fatias de abacaxi em cubos congelados

1 colher de sopa de goma guar

1 colher de café de canela em pó

Modo de preparo

Leve ao processador as frutas congeladas, processe. Desligue o processador e mexa a massa.

Adicione a goma guar e a canela e processe até obter a cremosidade do sorvete.

Decore com folhas de hortelã.

Maionese vegana com goma guar

½ abacate

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sobremesa de goma guar

1 xícara de café de leite de amêndoa

Cheiro verde a gosto

Pimenta dedo de moça picadinha

Modo de Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos o cheiro verde e a pimenta dedo de moça.

Sirva com torrada ou chips de legumes.

Conclusão

Consumir fibras diariamente apresenta inúmeros benefícios à saúde. É importante seguir uma dieta balanceada e associada a práticas de atividades físicas prazerosas diárias para obter melhores benefícios à saúde.

 

 

Referências Bibliográficas

Cano A, Marshall S, Zolfaroli I, Bitzer J, Ceausu I, Chedraui P et al.  The Mediterranean diet and menopausal health: An EMAS positionstatemen Maturitas. v.139, p. 90-97, 2020.

 Oussalah A, Levy J, Berthezène C, Alpers DH, Guéant  JL  Health outcomes associated with vegetarian diets: An umbrellareview of systematic reviews and meta-analyses. Clinical Nutrition. v.39, p. 3283-3307, 2020.

Leo EEM, Campos MRS. Effect of ultra-processed diet on gut microbiota and thus its role inneurodegenerative diseases. Nutrition. v.71, p.110609, 2020.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-goma-guar/. Acesso 17/06/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima