golden mil

Golden milk: o que é, benefícios, como usar e receita

O Golden Milk é uma bebida com propriedades funcionais e antioxidantes. Apresenta textura de leite e coloração dourada, sendo sua origem muito provável da medicina ayurvédica. Apresenta em sua composição a cúrcuma, gengibre, canela, cardamomo, pimenta preta e outros.

A Cúrcuma presente no Golden milk, contém um composto bioativo chamado curcumina, que é extraído do rizoma da planta, esse composto apresenta uma grande relevância para a medicina alternativa, atuando como medicamento natural e fitoterápico. A parte principal para uso alimentício, é o rizoma desse curcuminóide. A cúrcuma passa por um processo de desidratação e depois é moída, dando origem a um pó amarelo brilhante. A curcumina tem demonstrado através de estudos efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios e anticâncer.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é golden milk? Para que serve?

O Golden milk é uma bebida que pode ser de origem animal e vegetal. Possui em sua composição cúrcuma, gengibre, canela, pimenta vermelha ou preta, cardamomo, noz moscada dentre outros. Esses ingredientes possuem atividades anti-inflamatórias, antioxidantes, auxilia na digestão, termogênico, melhora o sistema imune dentre outros benefícios.

Quais são os benefícios do golden milk?

Devido a sua composição ter alimentos com propriedades funcionais como os antioxidantes, o Golden milk proporciona uma série de benefícios à saúde. Sendo os efeitos antioxidantes muito requisitados nessa bebida.

Os antioxidantes são substâncias presentes nos alimentos e plantas que são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo que apresentam capacidade de atrasar ou inibir as taxas de oxidação. A produção de forma contínua dos radicais livres durante os processos metabólicos tem propiciado o desenvolvimento de muitos mecanismos de defesa com finalidade de impedir a indução de danos. Os radicais livres são átomos e moléculas produzidas em nosso organismo durante o processo de metabolização e ocorre através das vias e ação catalítica de enzimas durante os processos de transferência de elétrons, que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição à fatores exógenos como hábito tabagista, álcool, poluição ambiental, estresse, consumo excessivo de alimentos gordurosos e outros. Os radicais livres quando ficam em excesso no organismo, causam danos às células, contribuem para o desequilíbrio da saúde e aumentam o risco para algumas doenças.  

Os benefícios obtidos com o consumo de alimentos antioxidantes estão associados:

Combate o envelhecimento das células

  • Previne doenças degenerativas
  • Efeitos anti-inflamatórios
  • Pele mais saudável
  • Reduz o risco de doenças cognitivas

Como usar o golden milk?

Essa bebida pode ser consumida bem quentinha, durante o dia e até mesmo antes de se deitar. Pode ser preparada em casa através da mistura de ingredientes ou comprada já pronta em lojas de produtos naturais, sites e outros estabelecimentos.

Golden milk: o que é, benefícios, como usar e receita | Blog Nutrify

Receita de golden milk

  • 250 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de cúrcuma ou açafrão da terra
  • 1 colher de chá de mel
  • ½ colher chá de canela
  • ½ colher de chá de gengibre
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de cardamomo
  • 1 pitada de noz moscada

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura deixe por cerca de 5 minutos e desligue o fogo. Deixe amornar e ingira a bebida.

Golden milk: as principais dúvidas respondidas

Pode tomar golden milk todos os dias?

O Golden milk é uma bebida que pode ser feita com leite vegetal como o de coco e especiarias incluindo cúrcuma, gengibre, pimenta preta, cardamomo e noz moscada. Essa mistura proporciona benefícios ao organismo e pode ser consumida diariamente. É muito importante estar atento e verificar se na composição de Golden milk possui algum ingrediente que cause alergia ou algum desconforto intestinal. Nesses casos a bebida não é indicada.

Qual o melhor horário para tomar o leite dourado?

A bebida pode ser ingerida à noite ou durante o dia. Devido aos efeitos relaxantes, ela é muito indicada antes de deitar-se.

Golden milk emagrece?

O Golden milk possui compostos com ação termogênica, ele apenas é um colaborador do processo de emagrecimento assim como outros alimentos. Para esse processo de emagrecimento é necessário a ingestão de uma dieta equilibrada, variada, praticar atividade física, saber gerenciar emoções e sentimentos, sono adequado e outros.  É muito importante solicitar auxílio de um especialista para se obter o peso desejado e saudável.

O golden milk tem contraindicações?

O Golden milk apresenta contra indicações em casos de alergia ou intolerância a algum componente presente na fórmula. Quando for comprá-lo observe o rótulo do produto e leia os ingredientes.

Existem algum golden milk vegano?

Os veganos podem consumir o Golden milk preparado com bebidas de coco, amêndoa e outros vegetais de sua preferência. Neste caso não se utiliza leites de animais somente fontes vegetais.

Qual o valor do golden milk?

O Golden milk pode ser preparado em casa ou adquirido em lojas. O seu valor depende de seus ingredientes e da marca a ser adquirida. Evite os produtos com corantes e adoçantes artificiais.

Conclusão

O Golden milk é uma bebida que tem sido apreciada, o seu interesse está relacionado aos ingredientes presentes na bebida que contribuem para uma vida mais saudável. Vale lembrar que não existe um único alimento milagroso é necessário a somatória de um conjunto de fatores como dieta equilibrada incluindo alimentos bons, atividade física, gerenciamento de emoções e sentimentos são itens necessários ao bem-estar físico e mental.

Referências bibliográficas

Bin-Meferijet al.Ginger extract ameliorates renal damage in high fat diet-induced obesity in rats: biochemical and ultrastructural study / El extracto de jengibre mejora el daño renal en la obesidad inducida por la dieta alta en grasas en ratas: estudio bioquímico y ultraestructural.  Int. j. morphol .v.2, n. 37, p. 438-447, 2019

Hroob. A. M et al., Ginger alleviates hyperglycemia-induced oxidative stress, inflammation and apoptosis and protects rats against diabetic nephropathy. Biomedicine Pharmacotherapy. V. 106, p. 381-389, 2018.

Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune.A.C A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima