Frutas para imunidade | Blog Nutrify

Frutas que aumentam a imunidade

Não há dúvidas de que uma boa nutrição desempenha papel fundamental na imunidade. As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras, compostos fenólicos e vitaminas que auxiliam na imunidade.

Algumas frutas como a laranja, morango, mexerica e kiwi são ricas em vitamina C, um micronutriente essencial que atua como um antioxidante e fortalece o sistema imunológico, além de atuar como um cofator para as enzimas reguladoras de genes. Esses compostos presentes auxiliam na imunidade e evitar agravos de algumas doenças por terem ação antioxidante e anti-inflamatória. A deficiência de vitamina C pode resultar em um sistema imunológico prejudicado e a pessoa fica mais suscetível a infecções. A vitamina C não é sintetizada no organismo e precisa ser incorporada através da alimentação, pela ingestão de frutas e vegetais, sendo as principais fontes desse nutriente.

Os antioxidantes são importantes porque atuam como uma substância capaz de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo que mesmo presente em baixa concentração, apresenta capacidade de atrasar ou inibir as taxas de oxidação.

O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes resulta na indução de danos celulares pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo. Os antioxidantes têm papel fundamental e são responsáveis pela inibição das lesões causadas pelos radicais livres nas células. Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo, ocorre a formação de radicais livres, uma molécula instável que consegue levar a inativação de algumas enzimas causando mutação nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos dos radicais livres nas células também têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Sistema Imunológico

O sistema imunológico está relacionado à proteção do organismo, ou seja, a capacidade de nos proteger contra invasores indesejados. Esse sistema é formado por células, tecidos, órgãos e moléculas. Esse conjunto trabalha para haver proteção do organismo contra substâncias estranhas como os vírus e bactérias.

O que é imunidade baixa?

Quando a imunidade está baixa isso significa que as células de defesa não estão conseguindo atuar e desempenhar suas funções como deveriam e alguns sinais podem ser percebidos como a sensação de cansaço, fraqueza, doenças frequentes como os resfriados, queda de cabelo, dentre outros.

O que fazer para aumentar a imunidade rápido?

Para aumentar a imunidade é necessário um conjunto de fatores como ter uma boa alimentação, noite de sono adequada, suplementação em alguns casos, cuidar da saúde mental, praticar atividade física moderada de forma regular e potencializar o consumo de algumas frutas que são ricas em vitaminas, para poderem auxiliar no aumento do sistema imune. Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, corantes e produtos industrializados também são essenciais para aumentar a imunidade.

Quais as melhores frutas que aumentam a imunidade?

Diversas frutas apresentam papel fundamental na imunidade, podemos destacar a laranja, morango, kiwi, mexerica e limão.

Laranja

A laranja apresenta em sua composição vitamina C e compostos fenólicos que auxiliam na imunidade. Eles atuam como antioxidantes neutralizando os radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, neurológicas e resistência à insulina, além de prevenir contra resfriados, sendo muito comuns no inverno. Além dessas vitaminas, a laranja possui fibras que auxiliam na função intestinal e no controle da glicemia.

Morango

O morango é uma fruta deliciosa, que pode ser utilizada em inúmeras preparações. Essa fruta pertence à família das berries. Ele possui as antocianinas, vitamina E, C, betacaroteno, além dos compostos bioativos que atuam na imunidade.

Kiwi

O Kiwi é uma fruta nativa da China, sendo rico em compostos bioativos que potencializam a imunidade. Essa fruta apresenta em sua composição ferro, vitamina A, zinco, potássio, fósforo, fibras e três vezes mais vitamina C que a laranja. Ele pode ser consumido picadinho ou adicionado a vitaminas e sucos.

Limão

O limão é conhecido pela sua versatilidade na culinária e por apresentar uma grande variedade no Brasil como o galego, siciliano, cravo e tahiti.  Conhecido por ser um aliado da imunidade e rico em vitamina C. Muito utilizado em shot para melhorar a imunidade, sucos, temperos, enfim sua versatilidade é muito grande.

Mexerica

A mexerica também atua como um antioxidante, sendo uma excelente fonte de vitamina C, potencializa o nosso sistema imune. Além das vitaminas presentes, essa fruta contém as fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e alimentam as bactérias presentes no intestino que produzem substâncias que nos beneficiam.

Sucos de frutas que aumentam a imunidade também são efetivos?

Os sucos das frutas potencializam a imunidade como vimos por conter uma série de vitaminas como a C, E, K complexo B e outros que atuam como antioxidantes e fortalecem o nosso sistema imune, tornando-o eficaz no momento de combater os invasores indesejados como certos vírus.

Com as frutas há a possibilidade de consumi-las in natura ou em preparações como vitaminas, shot e até mesmo molho para saladas. Esses sucos quando combinados com canela, gengibre, própolis e cúrcuma, por exemplo, auxiliam ainda mais na saúde.

Receitas

Shot para imunidade

1 limão

50 ml água

1 colher de café de gengibre ralado

1 colher de café de canela

Misture todos os ingredientes e beba imediatamente após o preparo, para evitar a perda de nutrientes do shot. Para potencializar a imunidade, consuma 1 cápsula de própolis com o shot.

Suco para Imunidade

1 copo de suco de laranja ou mexerica

1 limão

4 folhas de hortelã

1 rodela de gengibre

1 colher chá de linhaça

Leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata bem e beba logo após o preparo.

Dietas restritivas: vegetarianos, veganos e a imunidade

Vegetarianos e veganos consomem uma quantidade maior de frutas e vegetais, e normalmente possuem uma ingestão adequada de vitaminas, fibras e minerais (como o manganês) que auxiliam na imunidade. Uma sugestão para quem pretende seguir esse tipo de alimentação é buscar orientação de um nutricionista para que possa orientá-lo em relação às substituições de fontes animais por vegetais, verificar as possíveis deficiências nutricionais e suplementar em casos de necessidades. A dieta vegetariana, quando bem orientada, contribui para a saúde e bem-estar. Vale lembrar que para obtenção de uma imunidade é necessário um conjunto de fatores como alimentação, noite de sono adequada, atividade física regular e uma saúde mental favorável. Todos esses fatores são fundamentais para auxiliar em um ganho de imunidade de forma eficaz.

Referências Bibliográficas

Schulz. M et al. Composition and potential health effects of dark-colored underutilized Brazilian fruits – A review. Food Reaserach Internacional.v. 137, p. 109744, 2020.

Johnston. C.S. VITAMIN C. Academics. v. 1, p.155-169, 2020.

Disponível em: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/noticias/integra/suco-de-laranja-do-aumento-da-imunidade-a-reducao-do-risco-de-doencas-cronicas/951. Acesso em 25/05/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima