Frituras e eventos cardiovasculares, qual a relação? | Blog Nutrify

Frituras e eventos cardiovasculares, qual a relação?

Nós já sabemos que consumir fritura é prejudicial à saúde, não é mesmo? Mas o quanto é prejudicial?

Em uma metanálise publicada em 2020, de 19 estudos que incluíram dados de dieta e saúde envolvendo 754.873 participantes em todo o mundo, pesquisadores da Shenzhen University, na China, calcularam o efeito de comer batata, salgadinho e outros alimentos fritos na saúde cardiovascular.

Comparando os grupos com maior ingestão de alimentos fritos com pessoas que consumiram menos em período de nove anos e meio, eles descobriram que o alto consumo de alimentos fritos aumentou o risco relativo de doença cardíaca coronária em 22%, para AVC em 37%, para insuficiência cardíaca em 37%, para morte por doença cardiovascular em 2% e para morte por qualquer causa em 3%.

Os pesquisadores ainda descobriram que a cada 114 gramas de alimentos fritos ingeridos por semana, o risco de eventos cardiovasculares fatais aumentava entre 2% e 3%.

Os alimentos fritos além de serem alimentos calóricos, são carregados de ácido graxo nenhum pouco saudável, como a gordura trans, o que aumenta a resposta inflamatória do nosso organismo e agride os vasos.

Então que tal diminuirmos o consumo de frituras? Opte por métodos de cozimento mais saudáveis como cozinhar, assar ou grelhar. Seu coração agradece!!

Referência: doi:10.1136/heartjnl-2020-317883

Susilane Pereira

@susipereira_nutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima