florestas-ameacadas-por-que-voce-deveria-se-importar-blog-nutrify

Florestas ameaçadas, por que você deveria se importar?

As florestas cumprem papel fundamental à vida na Terra. Entenda melhor as razões que fazem da proteção às florestas uma missão de todos nós.

Em 17 de julho celebra-se, no Brasil, o Dia de Proteção às Florestas, importante data do calendário ambiental para promover maior conscientização sobre a necessidade de preservação desses ecossistemas. O dia foi escolhido por ser também o Dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro com olhos e cabelos cor de fogo, que costuma afugentar quem entra na mata para destruí-la ou caçar seus animais.

Diante do agravamento do aquecimento global, aumentar a cobertura florestal do planeta tornou-se uma questão vital. Tanto que, em 2019, a destruição das florestas entrou na pauta do G7 (grupo das 7 maiores economias capitalistas) em encontro que aconteceu na cidade de Biarritz, na França.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Compreendendo as florestas

As florestas cobrem apenas 30% da superfície do planeta Terra, mas abrigam cerca de 80% de todos os seres vivos. Cenários de grande biodiversidade, responsáveis pela regulação do clima, florestas são indispensáveis e interligadas à maioria dos demais ecossistemas.

Existem diversos tipos de floresta, definidos de acordo com as condições de umidade e temperatura de cada região. São eles: florestas tropicais, equatoriais, boreais, temperadas e savanas. As 10 maiores florestas do mundo estão na Índia, Bangladesh, Equador, Austrália, Rússia, Brasil e Congo.

Nós, brasileiros, temos o privilégio de ter em nosso território uma das maiores florestas do mundo, a Floresta Amazônica. Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, ela ocupa cerca de 40% do território do Brasil, abrangendo 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins). Trata-se da maior floresta tropical do planeta, onde crescem 2.500 espécies de árvores (1/3 de toda matéria tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas. Ela ainda reserva 1/5 de toda a água doce em estado líquido existente na Terra, graças à bacia do rio Amazonas.

A Floresta Amazônica se estende também para os territórios de Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 36% das florestas são primárias, ou seja, possuem vegetação com mais de 8 mil anos de idade que ainda não foi modificada pelo homem. Essa preservação, no entanto, é constantemente ameaçada.

Por que as florestas são tão importantes para o equilíbrio da vida na Terra?

Elas regulam o clima

As árvores são o melhor mecanismo da natureza para retirar dióxido de carbono da atmosfera, na medida em que absorvem e armazenam o gás enquanto crescem. As florestas já absorvem um terçodas emissões de combustíveis fósseis do mundo.

São fundamentais para o ciclo da água

Florestas são essenciais para a formação de chuvas, que por sua vez são utilizadas para irrigar plantações, por exemplo, e encher os reservatórios de água que abastecem grandes áreas urbanas. Elas também ajudam a evitar climas extremos, como cheia ou estiagem.

Regulam o ciclo da vida selvagem

A sobrevivência de uma infinidade de espécies depende das florestas. Elas são imprescindíveis, por exemplo, à alimentação de aves, abelhas e outros animais polinizadores. Quando há desmatamento, muitas espécies são dizimadas por falta de alimento.

Evitam a proliferação de doenças

Ecossistemas preservados evitam que haja contato inadequado entre seres humanos e animais selvagens, que podem transmitir zoonoses perigosas e até mesmo desconhecidas. A diversidade de espécies, protegidas em seus habitats naturais, evita que vírus, bactérias e outros agentes patogênicos se proliferem.

Têm papel importante na economia

É possível extrair, de forma responsável, uma série de matérias-primas da floresta: ativos medicinais e cosméticos, alimentos… A bioeconomia tem potencial gigantesco de geração de riquezas, redução das desigualdades sociais e preservação ambiental.

Possuem função cultural

As florestas trazem uma série de benefícios imateriais: educacional, espiritual, recreativo, estético, artístico e simbólico.

As principais ameaças às florestas hoje

Infelizmente, as florestas são ameaçadas por múltiplos fatores, todos eles relacionados à ação humana: degradação de ecossistemas, aumento da poluição nas cidades, uso indiscriminado de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, construção de hidrelétricas, falta de legislações ambientais adequadas, expansão da pecuária e da monocultura agrícola, queimadas, dizimação de povos originários, entre muitas outras.

Como ajudar a proteger as florestas:

A missão é grande e complexa, por isso o envolvimento de todos em ações coletivas e pequenas atitudes individuais é fundamental. Veja o que você pode fazer:

  • Dê preferência a produtos feitos com madeira de reflorestamento, normalmente identificada com um selo ou certificado. Usar madeiras de demolição também é uma forma de aumentar o ciclo de vida dessa matéria-prima;
  • Apoie a agricultura agroflorestal e outros projetos de impacto socioambiental positivo;
  • Não desperdice papel e priorize o uso de materiais reciclados e recicláveis;
  • Não jogue cigarros ou objetos de combustão em florestas ou áreas de mata;
  • Durante passeios ou turismo, nunca jogue lixo no meio ambiente nem retire galhos, folhas, pedras ou qualquer outro item para levar como “lembrança”;
  • Engaje-se em movimentos, mobilizações e campanhas de preservação ambiental;
  • Se tiver possibilidade, contribua com doações ou trabalho voluntário para organizações de proteção às florestas;
  • Apoie os povos da floresta.

Florestas não são lugares distantes sem qualquer relação com nosso dia a dia. Ao contrário, sua importância para o bem-estar de todos e os perigos de sua devastação podem ser sentidos bem pertinho de nós, mesmo que moremos em grandes centros urbanos.

Somente com o envolvimento de todos, será possível manter os corações verdes do planeta vivos.

Referências:

https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadores-explicam-a-importancia-das-arvores-para-ter-agua-de-qualidade/

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/11/3-maneiras-pelas-quais-florestas-podem-ajudar-resolver-crises-hidricas-no-planeta

https://www.ecycle.com.br/dia-de-protecao-as-florestas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima