fibra-goma-acacia-blog-nutrify

Você conhece sobre a Fibra Goma Acácia?

A fibra de goma acácia é uma fibra natural obtida pela árvore de acácia, a fibra presente é resistente às enzimas digestivas humanas, mas é fermentada no intestino e serve de alimento para as bactérias intestinais que estão associadas a inúmeros benefícios à saúde. Essa goma apresenta uma boa solubilidade e pouca viscosidade, além de possuir sabor neutro e sem odor, podendo ser incorporada a alimentos sem provocar alterações organolépticas.

Banner Institucional Nutrify | Blog

As fibras contribuem para que o processo de digestão e absorção seja mais lento, dessa forma os carboidratos entram lentamente na corrente sanguínea evitando os picos de glicose e auxiliando no controle da glicemia. Além de atuar na glicemia, a fibra contribui para manutenção e perda de peso devido a sua capacidade de promover saciedade. Auxiliam no controle do colesterol porque são capazes de se ligar às moléculas de gorduras no bolo fecal e serem eliminadas evitando a sua absorção. É muito importante ingerir bastante água para que o bolo fecal tenha fluidez já que as fibras possuem a capacidade de formar gel.

O consumo das fibras está relacionado a benefícios na microbiota intestinal evitando o crescimento de bactérias patogênicas e pela capacidade de eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo. As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras vinda da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam benefícios à saúde. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-transferase, uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que têm a capacidade de realizar a síntese de leptina. A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite, contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade. Além desse mecanismo, no intestino a ingestão das fibras está relacionada a ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, e por reduzir os níveis de lipídios no sangue. Um estudo realizado em 2015 com a introdução de goma acácia em uma mistura de inulina e FOs mostrou exercer efeitos interessantes quando combinados. A introdução de goma acácia promoveu mudança no perfil de fermentação atenuando alguns sintomas que algumas fibras promovem. Sendo assim a goma acácia auxilia na atenuação de produção de gás e diminuição na produção de amônia. O consumo regular das fibras como a de goma acácia contribui para a saúde devido aos efeitos benéficos promovidos.

Referências Bibliográficas

Marzorati. M et al.  Addition of acacia gum to a FOS/inulin blendimproves its fermentation profile in the Simulator ofthe Human Intestinal Microbial Ecosystem (SHIME®). Journal of Functional Food. V. 16, n.211-222, 2015.

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020 |

Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z,  Gao Q, LV W.  et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. 2020, 74: 104197.

Leo EEM, Campos MRS. Effect of ultra-processed diet on gut microbiota and thus its role inneurodegenerative diseases. Nutrition. v. 71, n. 110609, 2020

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima