Extrato de semente de Uva | Blog Nutrify

Conheça sobre o extrato de semente de Uva

A Vitis vinifera é uma espécie cujo fruto é conhecido como uva, pertencente à família do Vitaceae com diversas variedades cultivadas em todo o mundo, habitualmente consumida in natura ou processada, na forma de vinho, sucos, passas e entre outras. 1-2

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

A semente da uva possui ação antioxidante devido à presença de fitoquímicos tais como, resveratrol e os compostos fenólicos que, incluem os flavonóides, taninos, proantocianidinas, procianidinas e antocianinas. Esses compostos são responsáveis pelos atributos sensoriais como sabor e cor, devido a essas características a literatura tem se aprofundado em elucidar cada vez com mais clareza os benefícios do seu consumo e das propriedades que nela possui. O extrato da semente da uva possui características funcionais que podem auxiliar no tratamento de doenças de causas multifatoriais como a síndrome metabólica, isso devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes 3-4, possuindo também eficácia antimicrobiana e anticarcinogênica, hipolipemiante, protetor cardiovascular, protetor renal, preventivo da arteriosclerose e no rejuvenescimento da pele 6.

Destaca-se o potencial antioxidante devido aos seus componentes ativos atuando diretamente nos radicais livres, impedindo danos nas mitocôndrias e promovendo a vasodilatação, inibindo as fosfolipases, ciclooxigenases e lipoxogenases, bem como reduzem a peroxidação lipídica.  1-5.

Estudos in vivo avaliaram o efeito renoprotetor da Vitis vinifera sobre a função renal de ratos com lesão renal aguda isquêmica. O grupo que recebeu tratamento com Vitis vinifera apresentou melhora da função renal, atenuando a redução da depuração de creatinina e fluxo urinário, além do menor incremento dos níveis de peróxidos urinários. Sendo assim, a Vitis vinifera como a gente antioxidante promoveu proteção funcional nos animais com lesão renal aguda isquêmica, com melhora significativa em relação ao grupo controle 7.

Outro estudo visou investigar os benefícios da semente de uva no câncer de pele, e os pesquisadores observaram que elas podem reduzir a gravidade do câncer, podendo ser útil na atenuação dos efeitos adversos induzidos pelos raios ultravioletas do sol na pele humana 8.

Além disso, o extrato da semente de uva também mostra potencial frente ao controle da hipertensão arterial, promovendo a redução por inibição da enzima conversora de angiotensina l em II; e da insuficiência venosa crônica, sendo eficaz na modulação da função endotelial mostrando uma maior funcionalidade em homens. Outro fator observado é um possível benefício no potencial do humor relacionado à percepção de estresse 9.

O uso do extrato da semente de uva vem sendo cada vez mais utilizado pela cosmetologia com a finalidade de promover a saúde da pele, bem como aliviar sinais e sintomas do envelhecimento (Soleymani et al., 2019).

As sementes de uva são uma fonte sustentável na área dos cosméticos. Apresentam características capazes de promover um envelhecimento saudável e, pelo extrato da semente de uva ser uma fonte abundante de polifenóis, como catequinas, epicatequinas, procianidina. Observou-se que essas propriedades exercem função desacelerando o envelhecimento da pele, promovendo melhorias na rugosidade e no teor de sebo cutâneo, bem como na hidratação e elasticidade, podendo ter possíveis benefícios aos cabelos e unhas 10 – 11.

Extrato de semente de Uva | Blog Nutrify

Vale ressaltar um importante composto presente na semente da uva, as proantocianidinas, devido aos seus benefícios em doenças cardiovasculares, cancerígenas e neurológicas, as proantocianidinas são uma grande família de moléculas existentes em estruturas monoméricas e oligoméricas 9.

Em resumo podemos observar a vasta aplicação do extrato da semente de uva sustentado pela literatura, sendo um importante composto para auxiliar a saúde na totalidade, dentro de um contexto de vida saudável onde a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada se complementam. Devido aos diversos tipos de dosagens e especificidade para cada indivíduo se torna indispensável a presença do nutricionista para uma prescrição mais assertiva.

 

 Referências

Shleier, R. (2004). Constituintes fitoquímicos de Vitis vinifera L.(uva). São Paulo. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos/Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo-IBEHE/FACIS.

2 Shrikhande, A. J. (2000). Wine by-products with health benefits. Food Research International, 33(6), 469-474.

3 Liang, Z., Owens, C. L., Zhong, G. Y., & Cheng, L. (2011). Polyphenolic profiles

detected in the ripe berries of Vitis vinifera germplasm. Food chemistry, 129(3), 940-950.  

4 Esser, N., Legrand-Poels, S., Piette, J., Scheen, A. J., & Paquot, N. (2014).

Inflammation as a link between obesity, metabolic syndrome and type 2 diabetes. Diabetes research and clinical practice, 105(2), 141-150. 

5 Massunaga N., Loshi R. Efeitos da suplementação com Vitis vinífera no tratamento da obesidade. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2016; no 65, p.

6 LUCILE TIEMI, A. B. E. et al. Compostos fenólicos e capacidade antioxidante de cultivares de uvas Vitis labrusca L. e Vitis vinifera L. Ciênc. tecnol. aliment, v. 27, n. 2, p. 394-400, 2007.

7 DA SILVA BEZERRA, Juliana; TEIXEIRA, Wanessa; VATTIMO, Maria de Fátima Fernandes. Efeito protetor da Vitis vinifera na lesão renal aguda isquêmica em ratos. J Bras Nefrol, v. 30, n. 2, p. 99-104, 2008.

8 Santosh K. Katiyar, Grape seed proanthocyanidines and skin cancer prevention: Inhibition of oxidative stress and protection of immune system. Molecular nutrition & Food Research volume 52, issue S1 p. S71-S76  2008.

9  Schön Christiane.  Grape Seed Extract Positively Modulates Blood Pressure and Perceived Stress: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study in Healthy Volunteers. Nutrientes. 2021 Fev; 13(2): 654.

10 Soleymani, S., Iranpanah, A., Najafi, F., Belwal, T., Ramola, S., Abbasabadi, Z., Momtaz, S., & Farzaei, M. H. (2019). Implications of grape extract and its nanoformulated bioactive agent resveratrol against skin disorders. Archives of Dermatological Research, 311(8), 577–588.

11 Silva, E. Silva,M. Vasconcelos, T.  Uso do extrato de sementes de uva e suas implicações no processo de envelhecimento da pele, Research, Society and Development, v. 11, n. 9, e5411931357, 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima