Estresse: causas, sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

Estresse: causas, sintomas e tratamentos

Tipos de estresse

O estresse pode ser de três tipos: o estresse agudo, estresse agudo episódico ou crônico.

Principais causas

As causas que desencadeiam o estresse podem ser multifatoriais como um acidente, emergências, morte, trabalho, vida cotidiana, responsabilidades dentre outros indivíduos. É importante identificar a causa e solicitar ajuda de um especialista para que as causas do estresse sejam tratadas de forma adequada.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Sintomas de estresse

O estresse é uma sensação muito sentida na atualidade, isso pode estar relacionado ao estilo de vida de muitas pessoas devido a rotina e responsabilidades do dia a dia. Algumas pessoas passam por sensação de medo, desconforto, irritabilidade e a resposta ao estresse termina sendo bem específica, ou seja, diferente em cada indivíduo. Essa resposta individual muitas vezes depende de fatores genéticos, experiências anteriores e psicológicos. Os sintomas podem variar como irritabilidade, palpitações, cansaço excessivo, pensamentos acelerados, dores de cabeça, sono alterado, dificuldades de concentração, dentre outros.

Tratamento natural

Algumas alternativas alimentares e terapias podem auxiliar de forma natural no tratamento do estresse. O estresse pode ser melhorado com a introdução de terapias como acupuntura, auriculoterapia, massagens terapêuticas, dietoterapia entre outras.

A acupuntura, por exemplo, pode auxiliar na melhora de quadros de insônia e relaxamento muscular. A palavra acupuntura origina-se do latim Acus que significa agulha. Essa técnica refere-se à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos considerados estratégicos para que seja produzido o efeito terapêutico desejado. A acupuntura pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos de diversas patologias, como nas dores de cabeça, dores na coluna, insônia, ansiedade e outros.

A acupuntura auricular tem sua ação nos pontos energéticos da orelha. A orelha possui em média mais de 100 pontos que refletem o funcionamento dos órgãos. Quando estimulados, esses pontos promovem a melhora no equilíbrio energético do corpo.

A fitoterapia é uma prática milenar e utiliza propriedades medicinais das plantas com objetivo de obter benefícios em sintomas, profilaxia, paliativo, tratamento de doenças e de sintomas como a ansiedade. A utilização da fitoterapia promove menos efeitos colaterais, tratamento mais individualizado e não causa dependência.

A dietoterapia individualiza o tratamento através da alimentação de acordo com as necessidades individuais e através da observação da enfermidade. A dietoterapia chinesa tem como objetivo tonificar os órgãos e equilibrar promovendo o bem-estar e saúde com a introdução da alimentação saudável e natural, dessa forma fornece os nutrientes com efeitos terapêuticos na causa.

Estresse: causas, sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

Os óleos essenciais são retirados de plantas como as flores, folhas, caules e cascas. Esses óleos proporcionam alívio natural contra o estresse, ansiedade e auxiliam no restabelecimento da sensação de paciência e calma melhorando a qualidade de vida. Esse relaxamento ocorre quando essas substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro que está conectado a sensação de memória e humor.  São muito utilizados na aromaterapia, essa terapia é uma forma natural de acalmar a mente, corpo e alma. Esses óleos possuem atividades terapêuticas, aromáticas e perfumadas. Podem ser utilizados em inalação e aplicação na superfície da pele. Os óleos são utilizados com finalidades terapêuticas, relaxantes, calmantes e alívio dos sintomas do estresse.

A meditação também é uma técnica importante pois proporciona um estado de consciência é uma técnica de autocontrole que serve para acalmar a mente e o corpo, através dela nos possibilita permitir ouvir, refletir, pensar e saber gerenciar nossas emoções e sentimentos. Existem muitas formas de meditação, incluindo a resposta de relaxamento, meditações guiadas, meditação de atenção, meditação andando e meditação em movimento. O objetivo  da meditação é tranquilizar a mente e estar consciente no presente para encontrar um centro calmo em nós mesmos.  Durante a meditação, áreas do cérebro ligadas a pensamentos positivos são ativadas, e esses mecanismos ativam enzimas que atuam no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos que auxiliam na prevenção de doenças fortalecendo o sistema imunológico.  A meditação também serve para auxiliar no alívio dos sintomas da depressão, melhora o humor, melhora o sistema cardiovascular através da respiração, confiança e autocontrole.

Consulte um médico

Consultar um médico é fundamental para que possa identificar as necessidades individuais e avaliar a forma de tratamento. Além de encaminhar para terapias em conjunto com o tratamento médico para que possa promover o bem-estar e para que a pessoa aprenda a lidar com as situações e saber gerenciar as situações de estresse de forma mais adequada.

Estresse: causas, sintomas e tratamentos | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

Bonapersona. V. et al. The STRESS-NL database: A resource for human acute stress studies across the Netherlands. Psiconeuroendocrinologia.  v. 141, p. 105735, 2022.

Begne.V et al. Stress and Its Main Target System: Role of the HPA Axis. Enciclopédia de Neurociência Comportamental. p. 510-516, 2022.

Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse. Acesso em 25/04/22.

Babar. A et al. Essential oils used in aromatherapy:  A systemic review. Asian Pac J Trop Biomed. V. 5, n. 8, p. 601-611, 2015.

Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima