estante-sustentavel-6-livros-incriveis-sobre-meio-ambiente-blog-nutrify

Estante sustentável: 6 livros incríveis sobre meio ambiente

Aprender sobre sustentabilidade nunca é demais. Com nossas dicas de livro, fica mais fácil e divertido.

Na era das redes sociais e da hiperconectividade, vivemos cercados de informação. Todos os assuntos possíveis e imagináveis podem estar ao alcance de um clique. Isso é ótimo, pois torna o conhecimento mais acessível, mas também pode nos deixar em uma zona de conforto, consumindo apenas conteúdos superficiais sem se aprofundar em nada. Ainda mais quando se trata de um assunto tão complexo, e com tantas variáveis, como meio ambiente e sustentabilidade, vale sempre a gente ir além do básico!

Separamos algumas dicas de livros que aprofundam reflexões importantes sobre questões que já tratamos aqui, como aquecimento global e economia criativa.

Além de aprender mais com diferentes visões sobre sustentabilidade, mergulhar nesses livros é o pretexto perfeito para dar um tempo das telas, o que pode fazer um bem danado para a nossa saúde mental.

Escolha um cantinho aconchegante, faça um Juiced Up geladinho, deixe o celular de folga e embarque nessas leituras incríveis.

6 livros sobre meio ambiente e sustentabilidade que merecem um lugar na sua estante:

DIÁRIO DO CLIMA – Sônia Bridi

O livro é baseado na jornada da jornalista Sônia Bridi, que durante 6 meses percorreu 14 países para compor um retrato das consequências do aquecimento global em diferentes contextos sociais. As viagens foram feitas para a série Terra, que tempo é esse?, exibida no programa Fantástico da Rede Globo. Sônia esteve em países como Peru, Itália, Austrália e Butão para mostrar as consequências locais das mudanças climáticas de forma realista e também apresentar algumas soluções adotadas nos lugares visitados para conter o problema.

Diário do Clima (304 páginas)

Autora: Sônia Bridi

Editora Globo

DROWNDOWN, 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática ­– Paul Hawken

O ambientalista norte-americano compilou uma série de iniciativas poderosas para minimizar os impactos ambientais e sociais do aquecimento global, de forma efetiva, nos próximos 30 anos. As 100 iniciativas propostas são bastante abrangentes e nascem do esforço coletivo de diversos pesquisadores, cientistas e ativistas do mundo todo. O livro busca apresentar soluções realistas e economicamente viáveis, que já são aplicadas por algumas comunidades e grupos, mas que, em escala global, nos permitiriam atingir o drowndown do título (um ponto em que os gases do efeito estufa na atmosfera não apenas se estabilizariam, mas passariam a diminuir).

Drowndown ­– 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática ­(260 páginas)

Autor: Paul Hawken

Editora Manole

50 GRANDES AMBIENTALISTAS, DE BUDA A CHICO MENDES – Joy A. Palmer

Um livro para inspirar. Palavras como “sustentabilidade”, “ecologia” e “meio ambiente” talvez nunca tenham ganhado tanto destaque midiático como hoje em dia. Mas as reflexões sobre a forma como o ser humano atua na natureza, e os impactos dessa atuação, sempre fizeram parte do pensamento de grandes filósofos, cientistas, artistas, pensadores e cidadãos “comuns” ao longo da história. Nessa obra, a pesquisadora Joy A. Palmer traça um panorama do pensamento ambiental através dos tempos, por meio de figuras tão distintas quanto São Francisco de Assis, Darwin, Heidegger e Chico Mendes. Leitura imperdível.

50 Ambientalistas, de Buda a Chico Mendes (318 páginas)

Autora: Joy. A Plamer

Editora Contexto

ECONOMIA CIRCULAR:  conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa – Catherine Weetman

Como sustentar um sistema econômico pautado no consumo constante e descarte rápido em um planeta com recursos finitos e população crescente? Cada vez mais, empresas e sociedade compreendem que é necessário buscar alternativas produtivas e econômicas que se sustentem em longo prazo. No livro, a autora aborda de forma prática o conceito de economia circular e mostra oportunidades para que negócios dos mais diversos setores sigam lucrativos de forma responsável.

Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa (512 páginas)

Autora: Catherine Weetman

Editora Autêntica Business

IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO – Ailton Krenak

Pensador e líder indígena, Ailton é uma das figuras mais influentes da atualidade no debate ambiental brasileiro. O livro é uma adaptação de duas palestras concedidas por ele em Portugal, nos anos de 2017 e 2019. A obra, que já ganhou traduções em inglês, alemão e francês, é uma boa forma de entrar em contato com um ponto central no pensamento do autor: uma crítica à maneira como a humanidade enxerga a si mesma como algo separado da natureza. De forma incisiva, mas também poética, ele nos convida a refletir sobre o modo de vida predatório das grandes cidades em contraponto à integração sustentável das populações originárias.

Ideias para adiar o fim do mundo – Ailton Krenak (104 páginas)

Autor: Ailton Krenak

Editora Companhia das Letras

A ÁRVORE GENEROSA – Shel Silverstein

Encerramos com uma dica de livro infantil, afinal, nada como se tornar consciente desde cedo, né? O livro conta a história de um menino que tem como melhor amiga uma árvore. Dela, o garoto recebe tudo que precisa para viver feliz: maçãs para comer, sombra para descansar… À medida que cresce, ele vai se tornando cada vez mais exigente em seus desejos. Nada mais é suficiente! A árvore segue fazendo de tudo para dar a ele o que for preciso, mesmo que ela já não tenha mais recursos. Uma história cheia de símbolos poderosos ilustrada com muita delicadeza.

A árvore generosa (64 páginas)

Autor: Shel Silverstein

Editora Companhia das Letrinhas

Curtiu nossas dicas? Veja também a lista de documentários imperdíveis sobre o tema. Ah! Aproveite para compartilhar os conteúdos com aquele amigo interessado em saber mais sobre sustentabilidade.

Referências:

https://www.vittude.com/blog/desestressar/

https://www.drawdown.org/

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/ailton-krenak-chamamos-de-isolamento-mas-nunca-conversamos-tanto/

Adoção de animais: uma atitude de amor consciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima