Entenda o que é glúten e seu efeito no organismo | Blog Nutrify

Entenda o que é glúten e seu efeito no organismo

Entenda tudo sobre o glúten

O glúten é uma rede de proteínas presente em algumas farinhas como o trigo e apresenta funções de estrutura e elasticidade em preparações como no caso dos pães. Algumas pessoas apresentam reações devido ao seu consumo e quando não tratados, desencadeia uma série de sintomas que são indesejáveis ao organismo.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e outros. Essa proteína é responsável por formar a massa viscoelástica dando estrutura às massas. Algumas pessoas com intolerância ao glúten devem evitar alimentos que contenham em sua composição essa proteína como os pães, biscoitos, torradas, macarrão e outras preparações com presença de glúten em sua composição.

Como o glúten reage no organismo?

As pessoas que apresentam problemas com a ingestão do glúten podem apresentar sintomas como diarreia, dores abdominais, fezes com fortes odores, perda de peso, inchaço na barriga, falta de apetite, rinite, urticária, fadiga, dermatite dentre outros sintomas individuais.

Doenças relacionadas ao glúten

Alguns exemplos de doenças relacionadas ao glúten são as dermatites, alergias e a doença celíaca. Sendo a doença celíaca caracterizada por uma condição autoimune, que provoca inflamação no intestino delgado. Essa condição está relacionada à ingestão do glúten, uma proteína presente em alguns alimentos como o trigo, centeio e cevada. Ao ingerir o glúten presente nesses alimentos, ocorre uma resposta imune anormal levando ao desenvolvimento de sintomas gastrointestinais.  Uma estratégia eficaz para essa doença baseia-se na exclusão do glúten através da adesão a uma dieta específica isenta dessa proteína. Os sintomas da doença celíaca podem incluir diarreia, dores abdominais, fezes com fortes odores, perda de peso, inchaço na barriga, falta de apetite, fadiga dentre outros sintomas individuais.

A ingestão de alimentos contendo glúten provoca alterações no intestino e pode prejudicar a absorção de vitaminas, minerais, água e outros. Esses prejuízos podem interferir na saúde quando não são tratados adequadamente com a exclusão do glúten da dieta.

Dentre as principais consequências da não exclusão do glúten na dieta de pessoas com doença celíaca estão a dificuldade na digestão de alimentos, fadiga, falta de energia, artrite, alterações no ciclo menstrual, lesões na língua, ossos com fragilidade dentre outras consequências individuais.

O tratamento da doença celíaca baseia-se na exclusão de alimentos que contenham glúten em sua composição. Neste caso é muito importante estar atento ao rótulo dos alimentos e observar a presença de glúten na sua formulação.Entenda o que é glúten e seu efeito no organismo | Blog Nutrify

Alimentos que contém glúten

Os principais alimentos que contêm glúten são farinha de trigo, centeio, cevada, aveia, malte, sêmola, esses são alguns dos exemplos.

Leia sempre o rótulo dos alimentos para verificar a presença de glúten nos alimentos. Atualmente há muitas alternativas de pães, tortas, bolos e bolachas sem a presença do glúten através de misturas de farinhas isentas de glúten.

Benefícios da dieta sem glúten

Adotar a dieta restritiva sem glúten para as pessoas que apresentam problemas em sua metabolização é muito importante para melhorar o quadro associado a resposta ao consumo de alimentos contendo o glúten. Normalmente quando se exclui os alimentos fonte de glúten e introduz outros alimentos que não contém glúten ocorre a recuperação e os sintomas da doença melhoram e aos poucos ocorre o restabelecimento da saúde.

Tenho alergia ao glúten?

A alergia ocorre por meio de uma reação do organismo a um determinado alimento. Em alguns casos pode vir acompanhado de reações respiratórias como as rinites ou até mesmo na pele. Nestes casos o tratamento é a exclusão de alimentos que contêm glúten em sua composição. Atualmente tem-se uma grande quantidade de produtos como pães, bolos, biscoitos, macarrão, torta e outros que utilizam uma mistura de farinha sem glúten o que permite uma versatilidade na produção de alimentos isentos de glúten. No caso de alergia ao glúten, as proteínas presentes nesse nutriente são entendidas pelo organismo como uma ameaça e pode ser um gatilho para reações em nosso corpo como as alergias com reações na pele (urticárias), respiratórias (rinite, sinusite, asma e outros). Em casos de alergia deve-se excluir todas as fontes alimentares que contém glúten.

Entenda o que é glúten e seu efeito no organismo | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

Frasser. C et al.  Understanding disease-specific and non-specific factors predicting disordered eating in adults with coeliac disease. Appetite. v. 168, p. 15744, 2022.

Gluten Intolerance, Celiac Disease, and Wheat Allergy. American Associate of Cereal Chemists International. p.1-13, 2014.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para blog Nutrify 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima