Efeitos positivos da L-teanina na ansiedade | Blog Nutrify

Efeitos positivos da L-teanina na ansiedade

A ansiedade é um dos transtornos que tem aumentado nos últimos anos. As exigências com a vida moderna, trabalho, falar em público, vésperas de prova e saúde são situações que quando não bem administradas podem favorecer quadros de ansiedade. Devido a atual rotina agitada, pode-se notar um aumento expressivo nos quadros de ansiedade na população. Muitas terapias têm sido utilizadas para tentar minimizar os efeitos que a ansiedade causa na vida das pessoas. A ansiedade é caracterizada por agitação interior, medo, antecipação de algo e preocupação generalizada. Muitas vezes esses quadros acompanham dificuldade de concentração, inapetência ou compulsão alimentar. O tempo prolongado da ansiedade pode aumentar o nível de tensão, e por esse motivo a busca por terapias tem sido muito importante.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Dentre as terapias que podem auxiliar na ansiedade está o uso de L-teanina, um aminoácido presente no chá verde (Camellia sinensis) que possui muitos efeitos benéficos à saúde. Estudos recentes sugerem que a administração de 200 a 400 mg de L-teanina podem contribuir para os efeitos antiestresse. A L-teanina contribui para a manutenção da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e promove relaxamento, contribuindo para a diminuição do estresse. Introduzir compostos bioativos como a L-teanina em algumas situações representam importantes ferramentas de terapias para a recuperação ou manutenção do estado de saúde e da qualidade de vida.

Referências Bibliográficas

Li H et al. Phytochemicals as potential candidates to combat obesityviaadipose non-shivering thermogenesis. Pharmacological Research. v. 147, p. 104932, 2019.

Sampasa. H et al. Associations among self-perceived work and life stress, trouble sleeping, physical activity, and body weight among Canadian adults. Preventive Medicine. v. 96, p.16-20, 2017.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima