Efeitos Metabólicos do Ciclo Circadiano | Blog Nutrify

Efeitos Metabólicos do Ciclo Circadiano

O ciclo circadiano tem um período de aproximadamente 24 horas, sendo regulado pelo claro/escuro (dia e noite). Alguns dados mostram que a interrupção do sistema circadiano aumenta o risco de doenças metabólicas.

Em testes em humanos, o desalinhamento circadiano eleva de forma semelhante os níveis de glicose, insulina e triglicerídeos e reduz o gasto de energia. Portanto, compreender esses ritmos é importante para saber quando comer, dormir, ser exposto à luz forte, ser fisicamente ativo e até mesmo quando tomar medicamentos para reduzir o risco de doenças metabólicas.

Efeitos Metabólicos do Ciclo Circadiano | Blog Nutrify

Evidências em humanos demonstram claramente que o desalinhamento circadiano induzido por exposição à luz, sono ou ingestão de alimentos mal programada pioram o controle glicêmico e afetam adversamente os fatores envolvidos no balanço energético e perda de peso. Vários compostos nutricionais têm efeitos robustos no sistema circadiano. A cafeína, por exemplo, pode acelerar a sincronização para novos fusos horários após o jetlag.

Cada estratégia alimentar deve levar em consideração a individualidade. Aqui não há evidências em atletas, indivíduos que treinam à noite ou que possuem alguma característica particular que inviabilize essa adequação de ritmos.

@paatykraus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima