Que tal um chá para dormir? | Blog Nutrify

E que tal um chá para dormir?

Nesta fase, devido ao aumento da ansiedade gerada pelas incertezas da situação atual, muitos provavelmente estão com dificuldade para dormir. Então, que tal incluir uma infusão de chá em sua rotina?

Combine: 1 colher de chá rasa de cada; camomila, erva-cidreira, erva doce, gengibre e hortelã.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modo de preparo:

Infusão: aqueça 200ml de água até ferver, desligue o fogo, coloque em uma xícara e adicione uma colher de chá de cada item citado, tampe e deixe abafado por 7 minutos. Descubra e mexa com a colher para aumentar a extração, aperte (macere) com a colher as ervas também antes de coar. Pronto.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É bom saber que o consumo do chá quente não traz lesão esofágica e que o frio mantém também o alto valor nutricional.⠀⠀⠀⠀⠀

Evite adicionar: mel, açúcares e/ou leite, pois, qualquer um destes reduz as propriedades antioxidantes. (opcional: gotas ou folhas de Stévia).⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alguns nutrientes incríveis desses chás são:⠀⠀⠀

A Camomila (Matricaria recutita L.), entre tantos nutrientes, possui os antioxidantes: chamazuleno e sesquiterpenos.⠀⠀⠀

A Ervacidreira (Melissa officinalis), os ácidos rosmarínicos e clorogênico. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Erva doce (Pimpinella anisum), o trans-anetol.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Gengibre (Zingiber officinale), o gingerol.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Hortelã (Mentha spicata), a carvona.

Curiosidade: O anetol é um excelente Adoçante, sendo estimado que o seu poder Edulcorante seja superior ao da Sacarose, o comum açúcar de mesa.

@nutrirodrigomoreira

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