um livro com o titulo autoimmune diseases

Doenças Autoimunes: Nutrição pode ajudar?

O termo “doenças autoimunes” se refere a um conjunto de diferentes doenças, caracterizadas por defeitos no sistema imunológico. Essas alterações provocam ataques de anticorpos às células saudáveis do próprio corpo.

E as doenças autoimunes afetam muitas pessoas: de acordo com Bolon (2012), essas doenças estão presentes em cerca de 3% da população mundial – parece pouca gente, mas não é; atualmente, essa porcentagem equivale a aproximadamente 237 milhões de pessoas.

Porém, os portadores de doenças autoimunes podem ter uma melhor qualidade de vida, por meio de algumas intervenções médicas e nutricionais. Nesse texto, vamos apresentar um panorama geral das doenças autoimunes e da relação com a nutrição, esclarecendo algumas dúvidas frequentes sobre o tema!

Antes de tudo, quais são as principais doenças autoimunes?

Algumas doenças autoimunes comuns, nas quais se aplicam algumas intervenções nutricionais, são:

  • Doenças Inflamatórias Intestinais: São síndromes inflamatórias que afetam o trato gastrointestinal. Um exemplo é a Doença de Crohn, que causa dor abdominal, diarreia, fadiga e perda de peso.
  • Artrite Reumatoide: Doença que afeta as articulações do corpo, provocando inchaços, dores e deformidades.

duas mãos e uma sinalizando a artrite

  • Doenças Autoimunes da Tireoide: É um grupo de doenças que causam disfunções na tireoide, comprometendo a regulação do peso corporal e a disposição. A Tireoidite de Hashimoto é um dos exemplos mais conhecidos.

animação do formato da tireoide

  • Diabetes tipo 1: Doença na qual as células do pâncreas são afetadas, provocando a interrupção da produção de insulina.

Como elas surgem?

A origem das doenças autoimunes se baseia na tendência genética e em alguns gatilhos, como infecções por vírus e bactérias. Além disso, as mudanças na microbiota corporal – incluindo a do intestino – também vêm sendo estudadas por sua relação com essas doenças.

Por fim, é bom saber que o sexo biológico é um fator importante, pois as doenças autoimunes são cerca de três vezes mais comuns em mulheres do que em homens.

no fundo um médico e um paciente e em primeiro plano 5 tubos de sangue

Existe cura para essas doenças?

Não existe cura propriamente dita, já que as doenças autoimunes tendem a ser crônicas e progressivas. Porém, o lado bom é que a remissão pode ser alcançada, de forma que a doença fique controlada, sem gerar qualquer sintoma ou alteração no corpo. Além da remissão, também pode-se buscar a melhora dos sintomas, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos os portadores.

Tudo isso pode ser buscado através de tratamentos medicamentosos, de hábitos saudáveis e de algumas medidas nutricionais específicas, incluindo a suplementação de ômega-3, probióticos, vitamina D e outros nutrientes, a depender do caso.

Nos próximos materiais, vamos falar mais detalhadamente sobre a influência da nutrição em cada uma dessas doenças! Continue nos acompanhando aqui no blog.

 

Referências

  • Bolon B. Cellular and molecular mechanisms of autoimmune disease. Toxicol Pathol. 2012;40(2):216-29. doi: 10.1177/0192623311428481. Epub 2011 Nov 21. PMID: 22105648.
  • ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; PILLAI, S. Imunologia Celular e Molecular. 8ᵃ Edição. Elsevier, 2015.
  • Hodson, R. (2021). Autoimmune disease. Nature, 595(7867), S45–S45. doi:10.1038/d41586-021-01833-y  
  • Ihnatowicz P, Drywień M, Wątor P, Wojsiat J. The importance of nutritional factors and dietary management of Hashimoto’s thyroiditis. Ann Agric Environ Med. 2020 Jun 19;27(2):184-193. doi: 10.26444/aaem/112331. Epub 2019 Oct 2. PMID: 32588591.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima