DM1 e a contagem de carboidrato | Blog Nutrify

DM1 e a contagem de carboidrato

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente da destruição das células beta pancreáticas com consequente deficiência absoluta na secreção de insulina. Dessa forma, o tratamento medicamentoso depende de doses diárias desse hormônio.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Modificações no estilo de vida são necessárias para o gerenciamento do diabetes, a fim de conter a progressão e complicações metabólicas relacionadas à doença. Um dos pilares do tratamento do DM1 é o cuidado nutricional; no entanto, a adesão à dieta é um grande desafio.

A contagem de carboidratos é a estratégia nutricional mais consolidada para o controle glicêmico. Dois métodos de contagem de carboidratos são amplamente utilizados: a lista de equivalente e a soma por gramas. 

Na lista de equivalente, trocas, substitutos ou escolhas, os alimentos são separados por grupos e porções, e cada equivalente corresponde a uma porção de 15 gramas. Nesse método, são estimuladas trocas no mesmo grupo, porém, pode haver trocas entre os grupos. Esse método é considerado mais prático, porém menos preciso

Já na contagem por gramas, a quantidade total de carboidratos por refeição é obtida a partir da soma dos carboidratos de cada alimento que será consumido. Esse método oferece informações mais precisas, uma vez que os alimentos são pesados ou medidos, considerando informações nutricionais de tabelas de composição e rótulos de alimentos.

@nutrigabrielamotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima