Divergências no acúmulo de gordura | Blog Nutrify

Divergências no acúmulo de gordura

Quem nunca pensou nessa seguinte questão: por que as mulheres acumulam gordura em certas regiões mais que os homens? Quando ganho gordura é só na região da barriga, por quê? É muito comum chegar essas perguntas no consultório.

Posso dizer que na maioria dos casos, é uma questão hormonal, a qual acabamos vendo distribuições específicas no acúmulo de gordura, conhecidas por: “padrão de gordura corporal” andróide e “padrão de gordura corporal” ginóide.

Os homens geralmente são caracterizados pelo tipo andróide de distribuição de gordura corporal, com acúmulo de gordura na região abdominal, enquanto evidências sugerem que os hormônios sexuais femininos estão envolvidos no acúmulo preferencial de gordura subcutânea nas regiões mais baixas do corpo. Este típico armazenamento de gordura feminina pode ser essencial para a função reprodutiva normal.

Divergências no acúmulo de gordura | Blog Nutrify

Consequentemente, a quantidade de gordura localizada dentro da cavidade abdominal (tecido adiposo intra-abdominal ou visceral) é duas vezes maior nos homens comparado com as mulheres. Esta diferença sexual explica uma grande parte dos diferentes perfis metabólicos e risco de doença cardiovascular entre homens e mulheres.

Agora este não é o caso de todos os homens ou mulheres, na verdade podemos ver que estes padrões ocorrem em ambos os sexos (ginóide nos homens, andróide nas mulheres).

Medir a relação estrogênio-testosterona pode revelar a distribuição de ginóide para andróide. Por exemplo, nos homens, uma relação de estrogênio superior à testosterona irá provavelmente revelar um aumento da distribuição de gordura corporal. Nas mulheres, uma proporção de testosterona maior e estrogênio irá provavelmente mostrar alguns padrões de gordura corporal andróide.

Como disse, esse acúmulo de gordura pode ser devido aos fatores hormonais, mas existem outros fatores importantes que sempre devem ser levados em consideração como o biotipo físico, genética familiar, hábitos alimentares e atividades físicas.

@joaopinheironutri

Rolar para cima