Dietoterapia: O que é e quais são os seus benefícios | Blog Nutrify

Dietoterapia: O que é e quais são os seus benefícios

A dietoterapia é uma ciência na área da nutrição que estuda as dietas específicas de acordo com as enfermidades e necessidades nutricionais individualizadas. Essa dieta se dedica a individualização e observação das necessidades nutricionais de modo mais individualizado possível, para que os objetivos e as deficiências de ordem nutricional sejam corrigidos para que ocorra o restabelecimento da saúde. Uma pessoa saudável pode recorrer a um nutricionista e receber orientação para a manutenção e correção de seus hábitos alimentares a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde. Já pessoas com enfermidades específicas buscam o cuidado nutricional para o restabelecimento de sua saúde através da utilização de terapias alimentares específicas e individualizadas que a nutrição adequada proporciona.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é a Dietoterapia?

É uma ciência que se dedica a indicação de dietas específicas de modo individualizado levando em consideração a enfermidade. A palavra Dieto tem o significado de dieta, já a Terapia tem como significado o tratamento. Então essa palavra dietoterapia pode ser entendida como um tratamento através da dieta considerando a patologia e ao mesmo tempo o indivíduo como as suas preferências, aversões alimentares, ou seja, através dessa terapia pretende-se corrigir as deficiências e restabelecer o seu estado nutricional.

Quais são os benefícios da Dietoterapia?

A utilização da dietoterapia contribui para inúmeros benefícios já que a introdução dessa terapia tem a função de contribuir para o restabelecimento do estado nutricional. Dentre os inúmeros benefícios podem ser destacados os seguintes:

  • Auxilia no alívio de dores;
  • Contribui para restabelecer a saúde;
  • Reduz o mal-estar;
  • Contribui para o alcance do peso adequado;
  • Manutenção dos quadros de glicemia;
  • Aumento da imunidade;
  • Melhora as taxas de proteínas.

Dietoterapia: O que é e quais são os seus benefícios | Blog Nutrify

Para quem é indicada a Dietoterapia?

Essa terapia pode ser indicada em uma variedade de enfermidades como obesidade, câncer, pré-operatório, pós-operatório, problemas renais, disfagia, pancreatite, úlceras, problemas intestinais dentre outros.

Quais os objetivos da Dietoterapia?

A dietoterapia tem como objetivo a recuperação do estado nutricional e saúde do paciente com finalidade de contribuir para o restabelecimento da saúde e evitar deficiências.

Qual é a diferença entre Dietoterapia e Dieta?

A dietoterapia tem como finalidade ofertar ao organismo debilitado alimentos ou nutrientes adequados de forma que melhor se adeque a patologia existente. A dieta é um estilo ou modo de vida, é um conjunto de alimentos consumidos pela pessoa que podem ser ajustadas de acordo com diferentes objetivos.

Conclusão

A dietoterapia é uma terapia muito utilizada pelos nutricionistas e que tem bons resultados com a aplicação dessa terapia quando empregada de modo adequado. Essa terapia atua como um adjuvante em momentos de restabelecimento do estado nutricional que pode ser decorrente de alguma patologia específica.

Referências Bibliográficas

Disponível em: http://www.biotrato.com.br/dietoterapia/. Acesso em 18/10/2021.

Disponível em: http://editais.icesp.org.br/uploads/EDITAL%20178-217%20-%20ANEXO%2001%20-%20Manual%20de%20Dietas%20ICESP.pdf. Acesso em 18/10/2021.

Disponível: https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/dietoterapia/dieta/. Acesso em 18/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima