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Dieta vegetariana: realmente mais saudável?

Embora o vegetarianismo tenha uma longa história e o veganismo esteja crescendo rapidamente em popularidade, os ensaios randomizados sobre qualquer um dos padrões de dieta ainda são poucos. Dietas vegetarianas e veganas prometem para uma variedade de resultados, desde perda de peso até autoimunidade, mas raramente são comparados a outras dietas populares.

E os dados que temos são bastante mistos.

O estudo adventista, um dos maiores estudos sobre dietas à base de plantas, e o estudo Epic Oxford sugerem que os vegetarianos vivem um pouco mais. Ambos são estudos observacionais, no entanto, e aqueles tendem não ser confiável por vários motivos:

  • Eles contam com a memória dos participantes, embora as pessoas muitas vezes se lembrem mal e subestime o que comeram mesmo logo após comer.
  • Como mencionado anteriormente, nem todas as dietas vegetarianas são iguais.
  • Existem diferenças em quão estritamente diferentes pessoas aderem à dieta de sua escolha.
  • Correlação não implica em causa. Pessoas capazes de seguir uma dieta vegetariana são mais propensas a fazer exercícios, não fumar e beber apenas com moderação, e cada um desses fatores pode, por si só, promover a saúde e prolongar a vida.
  • Pode ser complicado olhar para resultados de saúde específicos ao longo do tempo – por exemplo, cardiovascular a mortalidade é mais difícil de estudar agora do que nas décadas anteriores porque, felizmente, a proporção de ataques cardíacos não fatais e fatais está aumentando.

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Há, é claro, uma variedade de outros resultados importantes para a saúde, além da morte e doenças cardíacas – como câncer. Alguns produtos de origem animal, principalmente a carne vermelha, foram associados a um aumento do risco de câncer. Pessoas que consomem regularmente carne processada ou carbonizada parecem ter mais probabilidade de desenvolver câncer de intestino (também conhecido como câncer colorretal). 

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