Dieta Keto: O que é e como funciona? | Blog Nutrify

Dieta Keto: O que é e como funciona?

Diversas dietas são propostas atualmente com algum objetivo, seja para perda de peso ou para melhorar o quadro de saúde de uma forma geral. Somente o profissional capacitado poderá direcionar a melhor dieta e a sua forma de seguir. A dieta Keto, ou cetogênica, é uma alternativa que tem como característica ser rica em gorduras, pobre em hidratos de carbono e possuir quantidades normais de proteínas. O seu mecanismo de ação não está completamente elucidado, porém alguns estudos demonstram alguns benefícios como em quadros de perda de peso, epilepsia, Alzheimer, bipolaridade, esquizofrenia, depressão e Parkinson. Essa dieta tem como objetivo reduzir os níveis de glicose, promover a mobilização dos ácidos graxos dos tecidos e gerar energia. A metabolização ocorre no fígado, onde passam a ser produzidos corpos cetônicos através da mitocôndria, pela enzima acetil-CoA, quebrando assim a gordura e transformando-a em energia para o organismo. Após a sua formação no tecido hepático, os corpos cetônicos são exportados para outras partes do corpo, tais como músculo, cérebro e córtex renal.

Collagen Pro - Banner | Blog Nutrify

O que é a dieta Keto?

A dieta Keto, ou cetogênica, foi inicialmente criada com objetivos de melhorar o quadro da epilepsia, sendo estendida e utilizada também no tratamento da obesidade por volta de 1920. Em 1970, o Dr. Robert Atkins criou uma dieta também baixa em carboidratos com objetivo de controle de peso, sendo publicada inicialmente em 1972 no livro do Dr. Atkins. Essa dieta segue um regime de carboidratos, mas permite o consumo moderado de proteínas.

Como funciona a dieta Keto?

Essa dieta é restrita em carboidratos, e em sua fase inicial a ingestão é de menos de 20 g de carboidratos por dia, seguida pela ingestão de 25 a 50 g de carboidratos ao dia, podendo chegar até 80 a 100 g por dia. Essa dieta tem como objetivo a perda de peso e auxiliar em algumas patologias. É muito importante estar acompanhada por um profissional quando executar a dieta cetogênica. Cada pessoa responde de forma diferente e algumas considerações individuais devem ser acompanhadas e observadas pelo profissional que irá orientar e acompanhar a dieta.

Quais são os tipos de dieta Keto?

Essa dieta pode ser iniciada aos poucos até que o organismo vá se adaptando e se chegue às quantidades adequadas de carboidratos.

Quais são os benefícios da dieta Keto?

  • Auxilia na perda de peso

A dieta cetogênica tem demonstrado, em diferentes estudos, benefícios em relação à rápida perda de peso: melhorias no índice de massa corporal, circunferência da cintura e redução da massa gorda, preservando a massa corporal magra e a taxa metabólica de repouso. Esse padrão alimentar reduz o desejo de comer com frequência, contribuindo para o aumentou da saciedade e evitando os beliscos constantes. Há indícios de que essa dieta reduz a vontade compulsória de consumir alimentos com frequência e a ingestão de doces em comparação com outras dietas, minimizando os impulsos por carboidratos e amidos, além de tornar a sensação de fome menos incômoda.

Dieta Keto: O que é e como funciona? | Blog Nutrify

  • Corpos Cetônicos

Os corpos cetônicos também apresentam fator protetor devido à sua capacidade na ação antioxidante, reduzindo a morte celular e eliminando os radicais livres, promovendo um efeito protetor do DNA. Os corpos cetônicos também conseguem ativar o PPAR-gama, uma molécula anti-inflamatória, que também diminui a formação de radicais livres, resultando em menor inflamação nos tecidos. Essa dieta tem despertado interesse devido a esses efeitos positivos, mas devemos sempre salientar a importância de um acompanhamento por um profissional habilitado, pois sabemos que os seres humanos respondem de forma diferente a dieta.

  • Melhora os níveis de triglicerídeos

Os triglicérides podem ser uma consequência do consumo exagerado de carboidratos, já que o excesso de açúcar pode ficar armazenado na forma de gordura. A dieta cetogênica segue um padrão alimentar pobre em carboidratos e seus mecanismos envolvem justamente a utilização de gorduras que se apresentam estocadas, o que, consequentemente, reduz essas gorduras nos estoques corporais.

  • Auxilia nos níveis de açúcar no sangue

Devido ao baixo consumo de carboidratos, são observados efeitos benéficos dessa dieta em pessoas que necessitam de maior atenção no controle dos níveis de açúcar no sangue. Essa dieta favorece maior sensação de saciedade e esse mecanismo evita consumo constante de alimentos, o que contribui para minimizar os picos de glicemia.

  • Auxilia no Alzheimer

A dieta cetogênica também está sendo correlacionada na melhora dos quadros de Alzheimer, uma condição neurodegenerativa crônica, e muitos estudos associados a tratamentos e prevenção estão sendo realizados. A patologia dessa doença ainda não é totalmente compreendida, as pesquisas existentes têm se concentrado em compreender as características dela. Isso inclui as placas amilóides, que se acumulam no cérebro das pessoas com doença de Alzheimer, o metabolismo da glicose que fica prejudicado e a morte celular neuronal. Novas evidências têm sugerido que uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura pode ajudar nos danos associados à essas patologias, reduzindo o acúmulo de placas amilóides, aliviando os efeitos da glicose e fornecendo os corpos cetônicos como fonte de energia.

Dieta Keto: O que é e como funciona? | Blog Nutrify

Quais são os alimentos permitidos na dieta Keto?

Na dieta cetogênica, ou de Keto, são permitido o consumo de abacate, coco, frango, carnes vermelhas e magras, peixes, azeite, manteiga, castanhas, ovos, queijos, iogurtes, café e chá sem açúcar.

Dieta Keto: O que é e como funciona? | Blog Nutrify

Quais são os alimentos que devem ser evitados na dieta Keto?

Os alimentos a serem evitados são: arroz, trigo, centeio, aveia, cevada, quinoa, massas, cereais, legumes ricos em amido, frutas com alto teor de carboidratos, frutas secas, bananas, maçãs, laranjas, laticínios com baixo teor de gordura, gorduras e óleos refinados ou óleo vegetal, açúcar e álcool.

Quais são os riscos da dieta Keto?

Antes de iniciar a dieta Keto é muito importante realizar um estudo individualizado e analisar se há alguma patologia existente. A avaliação laboratorial e nutricional contribui para verificar as contraindicações dessa dieta, e avaliar possíveis fatores que possam dificultar o sucesso da dieta. A dieta pode apresentar alguns efeitos colaterais como a hipoglicemia, tontura, obstipação, recusa alimentar, litíase renal, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e atraso de crescimento em crianças, quando não suplementadas. Esses são alguns dos efeitos colaterais que podem ser observados na introdução da dieta quando o acompanhamento e o estudo individualizado não são realizados adequadamente. No entanto, um bom plano alimentar e acompanhamento próximo ao paciente auxiliam na melhora da adesão à dieta e menor risco de complicações.

Quem não pode realizar a dieta Keto?

A dieta cetogênica não é uma dieta equilibrada, principalmente em micronutrientes e vitaminas. Os grandes fornecedores de vitaminas e minerais, como as frutas, legumes, cereais, bem como os alimentos ricos em cálcio, são exemplos de alimentos com menor representação nesta dieta. Por essa razão, é essencial a suplementação de vitaminas do complexo B, cálcio e vitamina D. Os suplementos vitamínicos e minerais também são importantes para não haver déficit de micronutrientes, esses suplementos não devem conter os hidratos de carbono, com o objetivo de manter o estado de cetose.  Por esse motivo recorre-se a suplemento polivitamínico com minerais, de forma a cobrir todas as necessidades em micronutrientes.

Quais suplementos consumir na dieta Keto?

Alguns suplementos são bem indicados nesta dieta como: Ômega 3, Magnésio, potássio, vitamina D, entre outros individuais. Colágeno hidrolisado pode ser uma excelente opção de suplementação, pois se escolher uma marca que possui grande quantidade de proteína e baixo carboidrato, caberá na dieta Keto.

Whey protein e barras de proteínas podem ser sugeridos nesta dieta também, porém é importante ficar atento à quantidade de carboidratos que esses suplementos fornecem e avaliar se caberá na dieta Keto.

Outras opções são os óleos como de coco e triglicerídeos de cadeia média, que auxiliam nas metas diárias e saciedade nesta dieta.

Dieta Keto: O que é e como funciona? | Blog Nutrify

Perguntas Frequentes sobre a dieta Keto

Como fazer a dieta Keto?

Para iniciar essa dieta, primeiramente deve-se buscar auxílio de um profissional, que irá realizar exames e anamnese para melhor conhecer seu paciente e verificar se há alguma patologia existente. Somente após essa avaliação inicia-se aos poucos essa dieta, mas sempre com vigilância do profissional. É muito importante compartilhar os sintomas e sinais com o seguimento dessa dieta para verificar a adaptação e benefícios dela para o seu organismo.

A dieta Keto auxilia no emagrecimento?

A dieta Keto apresenta algumas restrições alimentares, como a de carboidratos, e estudos têm associado o seu consumo com a rápida perda de peso, melhorias no índice de massa corporal, circunferência da cintura e redução da massa gorda, preservando a massa corporal magra e a taxa metabólica de repouso, além de auxiliar na sensação de saciedade.

A dieta Keto é segura?

Essa dieta é segura com acompanhamento e indicação do profissional, não faça ela sozinho. Qualquer execução de dieta necessita de conhecimento e a dieta Keto não é diferente.

Existe contraindicação para fazer a dieta Keto?

Sim, essa dieta pode apresentar deficiências nutricionais, portanto crianças, gestantes, adolescentes, mulheres que estão amamentando e pessoas com algumas patologias não devem seguir essa dieta.

Pode consumir bebida alcoólica durante a dieta Keto?

A bebida alcoólica deve ser consumida com moderação sempre. Ela apresenta sete calorias por grama, então, para quem está seguindo a dieta com o objetivo de perda de peso, não seria interessante a sua ingestão. As bebidas que são permitidas, mas com orientação do profissional que está acompanhando, são: vinho seco, destilados e espumantes. Observe sempre a quantidade de carboidratos.

Conclusão

A dieta Keto tem sido associada a uma série de benefícios para Alzheimer, bipolaridade, perda de peso, melhora da glicemia e outros. Apesar da observação desses benefícios na saúde com a dieta Keto, é fundamental estar acompanhado por um profissional capacitado, uma vez que essa dieta é restritiva e deve ser seguida com acompanhamento.

 

Referências Bibliográficas

Vasconcelos. C, Rola. M. Dieta Cetogénica – Abordagem Nutricional. Revista Nuyticias. v. 22, p.16-19, 2014.

Mohorko, N et al Weight loss, improved physical performance, cognitive function, eating behavior, and metabolicprofile in a 12-week ketogenic diet in obese adults. Nutrition Researh. v. 62, p. 64–77, 2019.

Rosa. C. D, Very low calorie ketogenic diets in overweight and obesity treatment: Effects on anthropometric parameters, body composition, satiety, lipid profile and microbiota. Obesity Research & Clinical Practice. p.3-13, 2020.

Broom. G. M et alThe ketogenic diet as a potential treatment and prevention strategy for Alzheimer’s disease. Nutrition.  v. .60, p. 118-121, 2019.

Drabińska. N et al Recent advances in the application of a ketogenic diet for obesity management. Elsevier. v.110, p. 28-38, 2021.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima