O trabalho em home office tem sido uma novidade para muitas pessoas e famílias. Esse momento tem sido muito prazeroso e de muito aprendizado e bem-estar para muitas famílias. Com a pandemia alguns hábitos e mudanças foram inseridos para tentar conter o avanço da pandemia, e trabalhar nas residências juntamente com os filhos e tarefas domésticas fez parte da realidade de muitos trabalhadores. Essa novidade prazerosa promoveu além do trabalho o estímulo ao desenvolvimento de habilidades domésticas e de convívio com os filhos, esposas, maridos, animais e rotina de alimentação e limpeza da casa. Tudo isso pode ser muito prazeroso desde que haja compartilhamento de organizações de atividades. Essa mudança promoveu um bem-estar enorme e muitas empresas relataram manter essa programação.
O cuidado com a alimentação no trabalho em home office foi algo relevante, até porque muitos têm filhos pequenos no ambiente de casa e idosos. Essa faixa etária demanda muita atenção em relação a alimentação e organização do ambiente. Essa rotina precisa ser estabelecida já que a alimentação é um elemento fundamental em nossas vidas, atuando como um combustível para a realização de atividades e manutenção da saúde e bem-estar.
Como manter a dieta no home office?
Para manter uma dieta equilibrada em home office primeiramente organize a sua geladeira com vegetais incluindo as frutas, verduras, legumes, ovos, cogumelos, raízes e outros alimentos mais naturais possíveis, de preferência aos orgânicos. Os armários da despensa devem conter grãos integrais, leguminosas variadas como (ervilha, grão de bico, lentilha, feijão carioca e outros), azeites, castanhas. Abastecer a casa com alimentos de boa qualidade é fundamental para manter uma boa alimentação com o home office. Evite os alimentos processados ou ultraprocessados, eles geralmente contêm corantes, gorduras que não são boas e que impactarão negativamente na dieta.
Segue algumas dicas para manter a harmonia no ambiente que reside e trabalha:
- Mantenha uma dieta equilibrada;
- Durma bem;
- Pratique atividade física regular;
- Mantenha rotina de horários para acordar e dormir;
- Tenha tempo para cuidar de você;
- Mantenha pensamentos positivos;
- Seja organizado;
- Envolva a família nas atividades domésticas;
- Saiba gerenciar emoções;
- Evite conflitos;
- Aproveite o momento em família;
- Seja organizado;
- Mantenha uma rotina fixa.
Mantenha-se hidratado
A água é fundamental na nossa vida, ela corresponde de 60 a 70% de nossa composição corporal por isso devemos ingeri-la ao longo do dia para que possamos manter a hidratação adequadamente. Nos dias mais quentes essa atenção deve ser especial e sua ingestão deve ser lembrada. A água participa do nosso metabolismo contribuindo para a absorção de nutrientes mais adequadamente, hidrata as articulações e pele, lubrifica e hidrata o intestino, auxilia na manutenção da temperatura corporal, contribui para a hidratação da pele entre outros.
Siga algumas dicas para manter a hidratação no home office:
- Deixe uma garrafinha de água aos seu lado;
- Coloque a ingestão de água como uma meta diária;
- Não deixe seu corpo pedir por água;
- Faça água aromatizada em alguns momentos;
Mantenha uma rotina
Estabelecer uma rotina com horários para se alimentar é fundamental para seguir uma boa alimentação em casa. Além da organização da despensa e geladeira com os alimentos, estabelecer horários para se alimentar é de extrema importância para não impactar negativamente na qualidade da dieta em casa.
Os alimentos possuem em sua composição uma variedade de propriedades e compostos bioativos que auxiliam na construção e manutenção da saúde e bem-estar. A inserção de hábitos alimentares e estilo de vida saudável é ponto primordial para estar bem consigo própria e com o próximo. Os alimentos são constituídos de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras e antioxidantes que são fundamentais para uma boa qualidade de vida.
Faça um cardápio
Tenha em mente um cardápio semanal.
O cardápio orientado por um especialista é outro ponto importante nesse período. No trabalho em home office essas orientações servirão de guia para seguir com uma boa alimentação e desfrutar dessa oportunidade de trabalho de forma prazerosa e saudável.
Café da Manhã
No café da manhã inclua frutas, proteínas e cereais integrais. Evite farinhas refinadas como pão branco ou bolachas.
Almoço
No almoço inclua cereais integrais como arroz integral, amaranto e quinoa. As leguminosas como lentilha, feijão fradinho, carioca, branco, preto, ervilha fresca e outros devem fazer parte da composição do prato uma vez que a mistura de arroz com feijão deixa o prato repleto de proteínas. As verduras e legumes também não podem faltar, eles são compostos por fibras, vitaminas, minerais que auxiliam na saúde e contém antioxidantes e compostos bioativos que potencializam a saúde. Além dos vegetais, leguminosas, carboidratos integrais, carnes magras, ovos, leites e derivados também são importantes no cardápio.
Deixe o prato colorido e atrativo a visualização torna o prato mais prazeroso e harmonioso. Ter temperos em casa como alecrim, tomilho, manjericão e outros de sua preferência torna o prato mais atrativo, apetitoso e saudável.
Lanche da Tarde
Para o lanche da tarde priorize as frutas, oleaginosas e iogurtes. São práticos e fáceis de serem consumidos. Evite produtos que estão dentro de embalagens como bolachas e salgadinhos.
Jantar
Para o jantar pode ser repetido o mesmo do almoço quando está em um dia mais corrido. Se preferir ou o dia estiver friozinho prepare uma sopa de legumes. No verão uma salada de folhas com uma proteína, como filé de frango ou peixe grelhado também é uma excelente alternativa.
Ceia
Na ceia procure ingerir alimentos mais leves como chás calmantes de camomila, erva doce e cidreira ou leite morno para acalmar.
Faça pausas durante o dia e se alongue
Alongar-se e descansar um pouco também é algo fundamental nessa prática relaxante e deixa o dia mais leve e agradável. Conheça algumas opções de alongamentos estáticos e dinâmicos para incluir na sua rotina.
Pratique atividades físicas
Praticar atividade física é fundamental para uma boa qualidade de vida em casa. Durante a atividade física ocorre a liberação de hormônios que são benéficos e promovem sensação de prazer, além de auxiliar na manutenção e perda de peso proporcionando uma melhor autoestima. Quem realiza a atividade física dorme melhor, descansa, possui um sono mais profundo.
Além da atividade física, a meditação também pode contribuir com o bem estar em casa. O objetivo da meditação é tranquilizar a mente, estar consciente no presente para encontrar um centro calmo em nós mesmos. A meditação possui efeitos benéficos para saúde mental e física do ser humano, e cada vez mais tem sido comprovada cientificamente a sua capacidade de eficiência em uma série de funções como, por exemplo, no controle da ansiedade, atenção, doenças cardíacas, controle do peso, melhora da autoestima dentre outros benefícios associados a sua prática.
Conclusão
Manter uma dieta equilibrada em home office parece ser uma tarefa complexa, mas não é. Estabeleça algumas rotinas, isso evitará sobrecarga pessoal e evita o estresse. Se tiver família envolva todos nas atividades do lar e na elaboração de higienização e preparo dos alimentos. Ter uma rotina bem estabelecida é fundamental para a manutenção do bom convívio familiar e bem-estar com o trabalho em home office.
Referências Bibliográficas
Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-lista-as-cinco-frutas-campeas-da-hidratacao/. Acesso em 02/11//2021.
Disponível em: https://www.consul.com.br/facilita-consul/ihhh-agora/agua-aromatizada-10-receitas-praticas/. Acesso em 02/11/2021.
Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v25n3/0104-5970-hcsm-25-03-0841.pdf. Acesso em 03/11//2021.
Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.
Melatonina: uso correto e potencial efeito terapêutico. https://pebmed.com.br/melatonina-uso-correto-e-potencial-efeito-terapeutico/. Disponível: 02/11/2021.
Cavalli. RR, Amélia B. O uso da melatonina na insônia. Disponível em: http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_23_RYCHARD_CAVALLI_ROSA.pdf. Acesso 02/11/2021.
Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.
Disponível em: https://www.casadasfragrancias.com/single-post/2018/06/23/aromaterapia-no-banheiro. Acesso em 02/11/2021.
Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.
CRN: 21984
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.
Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.
Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.