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Dicas para melhorar o bem-estar em casa

Ficar em casa tem sido uma novidade para muitas pessoas e famílias. Esse momento tem sido muito prazeroso, de muito aprendizado e bem-estar para muitas famílias. Com a pandemia muitas pessoas passaram a trabalhar em suas casas e muitos juntamente com os seus filhos. Essa novidade prazerosa promoveu além do trabalho, o estímulo ao desenvolvimento de habilidades domésticas e de convívio com os filhos, esposas, maridos, animais e a rotina de limpeza da casa. Tudo isso pode ser muito prazeroso desde que haja compartilhamento de organização de atividades. Essa mudança promoveu um bem-estar enorme e muitas empresas relataram manter essa programação.

Dicas para melhorar o bem-estar

  • As dicas para manter o bem-estar em casa são:
  • Mantenha uma dieta equilibrada;
  • Durma bem;
  • Pratique atividade física regular;
  • Mantenha rotina de horários para acordar e dormir;
  • Tenha tempo para cuidar de você;
  • Mantenha pensamentos positivos;
  • Seja organizado;
  • Envolva a família nas atividades domésticas;
  • Saiba gerenciar emoções;
  • Evite conflitos;
  • Aproveite o momento em família;
  • Seja organizado;
  • Mantenha uma rotina fixa.

Pratique atividades físicas

Praticar atividade física é fundamental para uma boa qualidade de vida em casa. Durante a atividade física ocorre a liberação de hormônios que são benéficos e promovem sensação de prazer, além de auxiliar na manutenção e perda de peso proporcionando uma melhor autoestima. Quem realiza a atividade física dorme melhor, descansa e possui um sono mais profundo.

Pratique meditação

A meditação pode ser definida como um estado de consciência, uma técnica de autocontrole que serve para acalmar a mente e o corpo. Através dela nos possibilita ouvir melhor a sabedoria do corpo. Existem muitas formas de meditação, incluindo a resposta de relaxamento, meditações guiadas, meditação de atenção, meditação andando e meditação em movimento. O objetivo da meditação é tranquilizar a mente, estar consciente no presente para encontrar um centro calmo em nós mesmos. A meditação apresenta muitos efeitos benéficos para saúde mental e física do ser humano, e cada vez mais tem sido comprovada cientificamente a sua capacidade de eficiência em uma série de funções como, por exemplo, no controle da ansiedade, atenção, doenças cardíacas, controle do peso, melhora da auto-estima dentre outros benefícios associados a sua prática.

Durma bem

Não dormir bem impacta negativamente no bem-estar.  A insônia tem sido uma sensação muito presente na vida atual, e neste período que estamos vivendo muitas pessoas passaram pelos seus sintomas. Quando há esse sintoma e ele persiste é muito importante buscar auxílio de um especialista devido ao comprometimento na qualidade de vida e bem-estar. Algumas medidas podem contribuir para a qualidade do sono como realizar mudanças de hábitos e de estilo de vida. Essa mudança depende de seus objetivos e exclusivamente da pessoa que deseja melhorar a qualidade do sono. A vida moderna nos predispõe a alguns hábitos que prejudicam a nossa qualidade de sono e estar disposto a melhorar é o objetivo principal para ter qualidade no sono e melhorar a insônia.

Siga algumas dicas para dormir bem:

  •         Não assista televisão próximo do horário de dormir;
  •         Desligue o computador 30 minutos antes de dormir;
  •         Procure ter uma rotina com horários;
  •         Evitar as luzes intensas a noite;
  •         Evite ficar olhando o celular próximo do horário de dormir;
  •         Apague a luz do quarto, deixe o ambiente bem escuro;
  •         O ambiente para dormir deve ser calmo;
  •         Durma de 8 a 9 horas por dia;
  •         Cochile apenas 10 a 30 minutos após almoço, esse tempo é suficiente para não atrapalhar o sono noturno;
  •         Pratique atividade física diariamente.

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é extremamente importante para o alcance do bem-estar. Os alimentos possuem em sua composição uma variedade de propriedades e compostos bioativos que auxiliam na construção e manutenção da saúde e bem-estar. A inserção de hábitos alimentares e estilo de vida saudável é ponto primordial para estar bem consigo mesmo e com o próximo. Os alimentos são constituídos de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras e antioxidantes que são fundamentais para uma boa qualidade de vida.

Mantenha a sua casa limpa

Manter a casa limpa, higienizada e cheirosa auxilia no bem-estar de toda a família. A criação de uma rotina como a manutenção da casa limpa irá proporcionar maior satisfação pessoal e familiar. Envolver a família nesta rotina é muito importante para distribuir as atividades diárias da casa e não sobrecarregar.

Tenha um hobby

Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões do dia a dia. Ter um momento dedicado a si próprio permite pensar e reorganizar as suas ideias. Essa atividade pode ser cozinhar, atividade física prazerosa, ler, escrever, pintar, passear com o filho dentre outros.

Aromaterapia no banho

A aromaterapia durante o banho promove relaxamento da musculatura e alivia as tensões do dia. Pode pingar algumas gotinhas na água do banho caso tenha banheira ou até mesmo no azulejo. Para promover maior relaxamento pode ligar uma música calma e tranquila.

Conclusão

Alcançar o bem-estar em casa parece ser uma tarefa complexa, mas não é. Estabeleça algumas rotinas, isso evitará sobrecarga pessoal e evita o estresse. Se tiver família envolva todos nas atividades do lar. Ter uma rotina bem estabelecida é fundamental para a manutenção do bom convívio familiar e bem-estar em casa. 

Referências Bibliográficas

Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v25n3/0104-5970-hcsm-25-03-0841.pdf. Acesso em 09/03/2021.

 Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.

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Disponível em: https://www.casadasfragrancias.com/single-post/2018/06/23/aromaterapia-no-banheiro. Acesso em 02/08/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Consultora cientifica para blog Nutrify.

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