Dia Nacional da Juventude: Crianças e jovens podem suplementar? | Blog Nutrify

Dia Nacional da Juventude: Crianças e jovens podem suplementar?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos por aqui, pelos consumidores e seus pais e até mesmo pelos prescritores, especialmente porque na maioria dos nossos rótulos há a informação: “Este produto é recomendado para adultos a partir de 19 anos”.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

É importante saber que os suplementos alimentares no Brasil são entendidos como alimentos, ou seja, são nutrientes especialmente formulados a fim de contribuir para que o indivíduo atenda às necessidades nutricionais que não estão sendo supridas através da dieta, sendo assim, qualquer pessoa saudável pode utilizar suplementos nutricionais, desde que orientados por nutricionista ou médico, dentro de um plano alimentar. Assim, crianças, idosos, gestantes e jovens podem utilizar suplementos alimentares.

Imagine um jovem que estuda e trabalha o dia todo e ainda precisa encontrar energia para fazer atividade física. Dependendo de sua organização para preparar as refeições, é pouco provável que uma ou duas refeições completas por dia consiga suprir suas necessidades nutricionais. Assim, o uso de suplementos pode facilitar o consumo de todos os nutrientes necessários de forma qualitativa e quantitativa, pela praticidade e densidade nutricional.

Dia Nacional da Juventude: Crianças e jovens podem suplementar? | Blog Nutrify

Mas então por que existe essa recomendação nos rótulos dos suplementos?

Basicamente por uma questão regulatória. A legislação brasileira de suplementos alimentares em vigor estabelece recomendações diárias de consumo de acordo com grupos populacionais específicos, ou seja, cada grupo (por exemplo, gestante, idoso, criança, jovens ou adultos) tem recomendações de consumo diárias diferentes para os diversos nutrientes – como vitaminas e minerais.

Dessa forma, quando um fabricante vai desenvolver um suplemento, ele deve escolher para qual grupo populacional ele vai direcionar esse produto, a fim de que aquela última coluna da tabela nutricional (%VD) fique de acordo com as recomendações da legislação. Assim, a maioria dos suplementos acaba sendo direcionada aos adultos porque é o maior grupo populacional consumidor de suplementos.

Entendendo, portanto, que essa recomendação nos dizeres de rotulagem é uma questão regulatória, fica claro que o uso de suplementos alimentares por jovens ou quaisquer outros grupos populacionais é permitido e possível desde que necessário e recomendado pelo nutricionista ou médico.

Dia Nacional da Juventude: Crianças e jovens podem suplementar? | Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima