Dia Mundial da Terra 2022 | Blog Nutrify

Dia Mundial da Terra 2022

Desde 1970, o dia 22/04 é tido como Dia Mundial da Terra, também conhecido como Dia Mundial da Mãe Terra.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Nossa casa!

A expressão “Mãe Terra” é comum entre os seres humanos de todas as épocas e regiões do planeta. Sua origem ancestral demonstra a intensa dependência que existe entre os seres vivos e o meio-ambiente.

Um meio-ambiente que hoje se encontra à beira de um colapso, com a humanidade enfrentando uma crise inédita em sua história.

Desde o início, o Dia da Terra busca conscientizar o mundo sobre o complexo ecossistema planetário que dá sustento à vida e sobre nossa responsabilidade coletiva de velar por sua integridade.

Hoje, quase um terço da superfície terrestre se torna pouco a pouco um deserto, portanto, dar atenção a essa data parece ser mais importante do que nunca.

O que é o Dia da Terra?

Esta data é a oportunidade perfeita para informar e conscientizar a população sobre os danos ao meio ambiente e a importância da preservação do ecossistema, pois é fundamental para conter as mudanças climáticas e a destruição do meio ambiente.

Dia Mundial da Terra 2022 | Blog Nutrify

Como surgiu a data?

Como mencionamos no início do texto, o dia foi lançado no ano de 1970, quando nos Estados Unidos surgiram as primeiras manifestações contra a poluição.

Dois grandes protestos ocorreram por lá em 1970: cerca de 10.000 pessoas se reuniram em Washington, DC, enquanto uma grande multidão participava de um evento em Nova York. Nos Estados Unidos, 20 milhões de pessoas participaram, a maioria estudantes. Esse evento foi essencial para a aprovação de leis que protegiam o meio ambiente nos Estados Unidos, como o Clean Air Act (1970) e o Endangered Species Act (1973).

Em uma década marcada pela associação entre poluição e progresso, esses protestos começaram

a denunciar o funcionamento ineficaz e irresponsável das indústrias.

Naquela época, a proteção do meio-ambiente não fazia parte de nenhuma pauta entre os políticos.

Isso mudou quando o Dia da Terra foi proposto pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, um ecologista que procurou unificar o novo e poderoso movimento ecologista, surgido na década de 1960.

O que mudou de lá para cá?

Durante a década de 1970, foram aprovadas diversas leis ambientais para regular e proteger a qualidade do ar, da água e da terra.

Além disso, foram criados os organismos estatais que hoje prezam pelo cumprimento dessas mesmas leis.

Os maiores problemas ambientais.

Nosso planeta é constantemente afetado pela ação negativa do homem. Somos responsáveis por uma série de processos que prejudicam a vida de outras espécies e até mesma a nossa, causando, por exemplo, o aumento da ocorrência de doenças. A seguir vamos citar 5 importantes problemas ambientais e como eles afetam a nossa vida e a saúde do planeta:

Dia Mundial da Terra 2022 | Blog Nutrify

1- Poluição do ar

Acontece quando substâncias são lançadas na atmosfera, colocando em risco a qualidade de vida dos seres vivos. Essas substâncias podem ser lançadas, por exemplo, por indústrias e meios de transporte, como carros e ônibus. Essa poluição afeta negativamente a nossa saúde, aumentando, por exemplo, os casos de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

2- Poluição da água

Afeta os mais diversos ambientes aquáticos. O descarte de resíduos de casas e indústrias em rios, córregos e lagos, por exemplo, é responsável pela morte de várias espécies aquáticas e pode colocar em risco a saúde da população que faz o consumo dessa água.

3 – Queimadas

Podem ter diferentes causas, tais como renovação da pastagem e limpeza de áreas. Independentemente da causa, as queimadas apresentam consequências graves, principalmente quando se perde o seu controle. Elas são responsáveis por desencadear poluição atmosférica, a destruição de habitat e a morte de muitas espécies.

4 – Desmatamento

Pode ser definido como a retirada da cobertura vegetal de uma região. Dentre suas causas, podemos destacar a expansão urbana, aumento de áreas para agricultura e pecuária, bem como extração de madeira. As principais consequências desse processo são a erosão do solo, a destruição de habitat e a morte de várias espécies.

5 –Mudanças climáticas

São também um grave problema enfrentado por todo o planeta nos dias de hoje. Acredita-se que o homem, por meio da liberação dos chamados “gases-estufa”, tem contribuído para a intensificação do efeito estufa e, desse modo, ocasionando o aumento da temperatura no planeta. As mudanças climáticas estão relacionadas, entre outras consequências, com a extinção de espécies, mudanças no regime de chuvas, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar.

Estamos a seu lado para transformar

A Nutrify é uma marca que investe no planeta.

Os impactos das nossas escolhas vão muito além do prato. Por isso, convidamos todo mundo a olhar com mais carinho para o ciclo da alimentação: da origem ao descarte.

Buscamos, diariamente, evoluir nossos processos para ajudar a construir um ecossistema alimentar justo e saudável para todas as pessoas e para o meio ambiente.

Nós priorizamos alimentos de origem orgânica, não usamos transgênicos para formular os nossos suplementos.

Incentivamos produtores locais de alimentos orgânicos.

Possuímos parceria com a eu reciclo, para compensação ambiental de nossas embalagens, é mais um passo importante nesse caminho.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Ainda há muito a fazer, mas podemos criar um futuro melhor, juntos, para que a nossa querida mãe terra seja preservada.

Bibliografia:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/fatos-do-dia-da-terra-por-que-ele-e-comemorado-em-22-de-abril,6a885b4d0dc08f662a8b59da34d7915fuke92rad.html

https://www.earthday.org/earth-day-2022/

Youtube: Canal History Channel

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/22-de-abril-dia-da-terra.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima