Dia dos Namorados - Hábitos saudáveis para casais | Blog Nutrify

Dia dos Namorados – Hábitos saudáveis para casais

O dia dos namorados é uma data muito especial, aqui no Brasil se comemora no dia 12 de junho onde celebra-se a união e o amor entre os casais.  É um momento especial com troca de presentes, flores, chocolates e jantares românticos. Nesta data especial muitos saem para um jantar romântico e outros gostam de ficar em casa e fazer um jantar dentro de seus ambientes.

Pratos mais consumidos no Dia dos Namorados

Os pratos mais pedidos e consumidos nesta data são fondue, nhoque, saladas variadas, bruschetta, massas como espaguete, rondele, lasanha, risoto, carnes como filé mignon, frango e peixes. Muitos restaurantes se preparam para atender os casais nesta data tão especial e comemorativa. Alguns casais preferem desfrutar desta data em suas casas com preparações feitas por eles mesmos.

Dia dos Namorados - Hábitos saudáveis para casais | Blog Nutrify

Por que manter uma alimentação saudável em datas especiais e de forma constante?

Ter uma alimentação saudável é extremamente importante para o alcance do bem-estar físico e mental. Os alimentos possuem em sua composição uma variedade de propriedades e compostos bioativos que auxiliam na construção e manutenção da saúde e bem-estar.  A inserção de hábitos alimentares e estilo de vida saudável é um ponto primordial para estar bem com sigo própria e com o próximo. Os alimentos são constituídos de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras e antioxidantes que são fundamentais a uma boa qualidade de vida.

Há possibilidade de preparar ou consumir pratos saudáveis em datas comemorativas como no Dia dos Namorados?

Diversas alternativas alimentares podem ser consumidas nesta data.

Siga algumas dicas:

Saladas com folhas variadas com ervas como manjericão, orégano, hortelã podem ser feitas e introduzidas frutas como abacaxi, morango, uva e flores comestíveis.

Sopas como a de palmito, mandioquinha, abobora cabotiá, legumes, inhame, lentilha por exemplo servem de entrada para esse friozinho do mês de junho e pode ser acrescentada o açafrão da terra, ervas aromáticas, gengibre e salpicar gergelim torrado, nozes, castanha do Pará, linhaça que dará sabor e além de fornecer compostos importantes a saúde.

Dia dos Namorados - Hábitos saudáveis para casais | Blog Nutrify

Risoto de funghi, pode ser preparado com arroz cateto, funghi, vinho branco, ervas como alecrim, tomilho, cheiro verde fresco e a biomassa da banana verde para dar cremosidade.

Sobremesas podem ser utilizados chocolates a partir de 70% cacau já que beneficiam a saúde. Não há necessidade de mudar a alimentação saudável nestas datas. Deixe os pratos mais atrativos coloque em pratos bonitos, enfeite com flores comestíveis.

A preparação de pratos com alimentos ricos em fibras e compostos antioxidantes promovem benefícios a saúde. Em uma data especial como o Dia dos Namorados não é necessário consumir alimentos que não são benéficos a saúde, usando a criatividade os alimentos saudáveis tornam-se mais atrativos e saborosos. Os antioxidantes presentes nesses alimentos e plantas são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo que apresentam capacidade de atrasar ou inibir as taxas de oxidação. Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e têm papel fundamental em nosso organismo, eles são responsáveis pela inibição das lesões causadas pelos radicais livres nas células. Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo ocorre a formação de radicais livres, uma molécula instável que tem a capacidade de levar a inativação de algumas enzimas causando mutações nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos dos radicais livres na célula também têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas. Os antioxidantes atuam inibindo a ação deletéria provocada pelo radical livre no organismo agindo na prevenção de doenças.

Flores comestíveis para embelezar os pratos em datas especiais

As flores comestíveis além de proporcionar sabor e aroma também conferem beleza ao prato e aguça o sentido da visão e olfato. As flores comestíveis como a Alfazema podem ser usadas em chás, saladas e refogados. Amor perfeito apresenta sabor levemente adocicado é utilizado em tortas e doces. A capuchinha apresenta um sabor levemente picante e pode ser utilizada em saladas, pratos grelhados, preparações recheadas e muitas outras apresentações, basta utilizar a criatividade. Além de embelezar e tornar mais atrativo os pratos as flores comestíveis também possuem óleos essenciais e carotenoides se tornando atrativo para as pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e saudável. Atenção, antes de inserir as flores em seu prato é importante saber quais são comestíveis. Não é qualquer flor que pode ser introduzida na alimentação. As rosas e flores convencionais não devem ser consumidas antes de conhecer o processo de produção que é diferente das comestíveis.

As flores comestíveis devem ser livres de insetos elas são produzidas sem o uso de agrotóxicos. As propriedades presentes que beneficiam a nossa saúde são os antioxidantes, antocianinas, proteínas, lipídios, amido, vitamina A, B, C e E e muitos minerais que são importantes para nossa saúde. As antocianinas presentes são: pelargonidina, cianidina e delfinidina.

A grande variedade de cores nas flores reflete nos diversos carotenoides e antocianinas presentes na sua composição. Essas substâncias são importantes para a prevenção de doenças como as cardíacas, câncer, diabetes, doenças degenerativas e outras.

Quais são as flores comestíveis?

Alfazema

A alfazema é considerada muito versátil, pois pode ser usada para o tratamento de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, devido a presença de propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas. Ela também é conhecida como:  Lavanda ou Lavândula, mas seu nome científico é Lavandula angustifólia.

Amor-perfeito

Considerada uma das mais populares flores comestíveis originária da Europa e Ásia Ocidental, sendo encontrada no mundo inteiro. É utilizada na alimentação e na medicina pertencente à família das violáceas, conhecida popularmente como amor perfeito, erva-da-trindade, jácea, viola e violeta-de-três cores. É uma planta herbácea, anual e atinge até 30 cm de altura.

Capuchinha

Tem sua origem na América Tropical, mais especificamente no Peru e México. Introduzida na Europa no século XVII. Sua utilização é versátil podendo ser utilizado tanto na medicina como na alimentação, apresenta os seguintes nomes populares: capuchinha, agrião do México; flor de chagas, cinco chagas e chagas, considerada as flores comestíveis mais conhecidas e utilizadas.

Dia dos Namorados - Hábitos saudáveis para casais | Blog Nutrify

Considerações

O dia dos namorados é uma data muito especial que deve ser comemorada de forma muito prazerosa entres os casais. Uma boa alimentação faz parte do bem-estar físico e mental dos casais e pode ser saborosa e atrativa quando é preparada de forma agradável para o seu parceiro ou parceira especial.

Referências Bibliográficas

Koike. A. C. R. Compostos bioativos em flores comestíveis processadas por radiação. Dissertação doutorado, 2015.

Fernandes. L et al. Uma perspectiva nutricional sobre flores comestíveis. Acta Portugue de nutrição. p. 32-37, 2016.

Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune. A. C A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima