Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado | Blog Nutrify

Dia das Mulheres – Dicas para autocuidado [2022]

O autocuidado feminino é muito importante para a autoestima, saúde física e emocional da mulher.

O que é autocuidado feminino?

O autocuidado feminino está associado aos cuidados de si em questões emocionais, sociais e física. O bem-estar desses fatores somados resultam em autoestima.

Dicas para autocuidado

  • Cuide de si primeiramente
  • Tenha fé
  • Medite
  • Cuide do sono
  • Alimente-se bem
  • Busque ajuda quando necessário
  • Aprenda a gerenciar emoções e pensamentos
  • Organize seu espaço
  • Separe um tempo para você

Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado | Blog Nutrify

Faça atividades físicas

A atividade física tem sido uma grande aliada no autocuidado principalmente porque melhora a composição corporal, massa muscular e auxilia nos quadros de ansiedade e depressão que faz parte do cenário atual da vida moderna, essa sensação e sentimento tem sido comum em muitas pessoas. A ansiedade pode ser desencadeada em muitas situações como medo de não concluir uma tarefa, sentir-se incapaz de realizar atividades no ambiente de trabalho, dificuldade de ajustar rotina e outros. Quando não tratada e acompanhada pode desencadear alguns sintomas como sensação de desanimo, falta de sono, palpitação, dificuldade de concentração, insônia e outros sintomas que podem ser individuais e até contribuir para o desencadeamento de patologias. Muitas pessoas que apresentam esse quadro de ansiedade terminam desenvolvendo compulsão alimentar e vão em busca de alimentos mais açucarados, gordurosos, industrializados atuando como uma recompensa. Esse hábito termina auxiliando no desenvolvimento de sobrepeso e obesidade e pode piorar o quadro de ansiedade, insônia e perda da autoestima. Por esses motivos a atividade física tem sido recomendada. Faça atividade física que proporcione prazer, converse com o especialista para lhe ajudar a identificar a melhor atividade. Praticar atividade física é fundamental para boa qualidade de sono noturno. Durante a atividade física ocorre a liberação de hormônios que são benéficos e promovem sensação de prazer, além de auxiliar na manutenção e perda de peso. Quem realiza atividade física dorme melhor, descansa, possui um sono mais profundo.

Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado - Atividade Física | Blog Nutrify

Se alimente bem

Alimentar-se bem é fundamental para a autoestima. A alimentação variada e equilibrada contendo vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, carboidratos e gorduras boas são primordiais para uma mente e corpo saudável e consequentemente contribui para uma autoestima feminina.

Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado - Se alimente bem| Blog Nutrify

Se hidrate

Manter a pele hidratada e cheirosa é um dos aspectos de grande relevância para o bem-estar feminino. Os hidratantes adequados podem ser indicados por especialistas, como por exemplo, o dermatologista. Outro elemento importante é o uso de colágeno que após os 35 anos observa-se uma queda e pode ser suplementado a partir desta fase. É importante salientar que a escolha do suplemento de colágeno deve ser preferencialmente sem corantes, adoçantes e aromatizantes artificiais. O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo e está presente de forma abundante. Essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações, a sua deficiência no organismo está relacionada com o aparecimento de rugas e ressecamento da pele, esses sinais podem estar correlacionados com várias circunstâncias. O cuidado com a pele promove segurança e autoestima.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Tome um banho relaxante

Tomar um banho relaxante melhora o bem-estar físico e mental. Reserve esse momento para você. Para um banho relaxante pode ser utilizado óleos essenciais que trazem relaxamento. Esse relaxamento ocorre quando essas substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro que está conectado a sensação de memória e humor.  Os óleos são utilizados com finalidades terapêuticas, relaxantes, calmantes e alívio dos sintomas do estresse.

Faça skincare

O cuidado com a pele também contribui para a autoestima, consulte um dermatologista e verifique quais os melhores cosméticos para você utilizar em sua rotina diária.

Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado - Skincare | Blog Nutrify

Tenha uma boa noite de sono

Para ter uma boa qualidade do sono é necessário realizar mudanças de hábitos e de estilo de vida. Essa mudança depende de seus objetivos e exclusivamente da pessoa que deseja melhorar a qualidade do sono. A vida moderna nos predispõe a alguns hábitos que prejudicam a nossa qualidade de sono e estar disposta a melhorar é o objetivo principal para ter qualidade no sono. Manter um horário para dormir é fundamental para se ter uma boa noite de sono. A rotina desse hábito no dia a dia favorece a qualidade do sono. Evite os cochilos antes do horário de dormir, eles atrapalham. Manter o ambiente escuro é fundamental para a liberação de um hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido pelo nosso organismo na glândula chamada pineal que fica localizada no cérebro, ele auxilia no sono e é liberada no início da noite com o declínio da iluminação natural. A melatonina auxilia na regulação de nosso relógio biológico e sua produção é mais intensa a noite. Durante o dia a sua produção é baixa e por esse motivo sentimos menos sono neste período.

Medite

A técnica de meditação apresenta muitos efeitos benéficos para saúde mental e física do ser humano, e cada vez mais tem sido comprovada a sua capacidade de eficiência em uma série de funções como, por exemplo, no controle da ansiedade, atenção, doenças cardíacas, controle do peso, melhora da autoconfiança dentre outros benefícios associados à sua prática.

Durante a meditação, áreas do cérebro ligadas a pensamentos positivos são ativadas, e esses mecanismos ativam enzimas que atuam no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos que auxiliam na prevenção de doenças fortalecendo o sistema imunológico.  A meditação também serve para auxiliar no alívio dos sintomas da depressão, melhora o humor, melhora o sistema cardiovascular através da respiração, confiança e autocontrole.

Assista filmes e séries que você ama

Assistir filmes que gosta sozinho ou em conjunto com alguém é muito importante, após o filme terá assuntos para ser discutido o que proporcionará bem-estar mental. Quando chegar o sono, desligue a televisão e os eletrônicos, é fundamental para que ocorra a produção do hormônio melatonina. Aquele costume de ficar olhando o celular ou assistindo a televisão a noite não é indicado por interferir na produção da melatonina prejudicando a qualidade do sono. Ter qualidade no sono é fundamental para que obtenhamos boa memória, concentração e energia para as atividades do dia. A baixa produção de melatonina pode acarretar distúrbios do sono e quando isso ocorre favorece uma serie de consequências como os déficits cognitivos, saúde prejudicada, riscos de acidentes, mau funcionamento do corpo, sensação de falta de energia dentre outros.

Ouça sua playlist favorita

As músicas relaxantes auxiliam na indução do sono e relaxamento porque promove sensação de bem-estar, relaxa a musculatura e reduz a sensação de ansiedade. Procure escutar uma música que você tenha afinidade, escolha as músicas calmas.

Dia das Mulheres - Dicas para autocuidado - Playlist | Blog Nutrify

Conclusão

O autocuidado pode ser entendido como a combinação de diversos fatores que geram bem-estar físico e mental.

Referências Bibliográficas

Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.

Santelli. G.M.M, Zague.V, Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele Revista Brasileira de Nutrição Funcional – v. 15, n.65, p. 19-25, 2016.

Babar. A et al. Essential oils used in aromatherapy:  A systemic review. Asian Pac J Trop Biomed. V. 5, n. 8, p. 601-611, 2015.

Melatonina: uso correto e potencial efeito terapêuticlo. https://pebmed.com.br/melatonina-uso-correto-e-potencial-efeito-terapeutico/. Disponivel: 22/02/2022.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima