Dia das Mães: Nutrição na Amamentação | Blog Nutrify

Dia das Mães: Nutrição na Amamentação

A amamentação representa uma fase importante e especial na vida da mulher, o leite materno nutre de forma adequada o bebê, fornecendo os nutrientes essenciais. Segundo a organização mundial de saúde a recomendação para o início do aleitamento materno é de até 1 hora após o nascimento, sendo preconizada a oferta exclusiva até os 6 meses de idade e a sua continuidade até os 2 anos de idade. Além dos benefícios para o bebê, a amamentação também apresenta benefícios para a saúde materna como a redução do risco de câncer de ovário, diabetes, câncer de mama, hipertensão dentre outros. 

Dia das Mães: Nutrição na Amamentação | Blog Nutrify

Quais os benefícios da amamentação?

Os benefícios da amamentação para o bebê são inúmeros, como a proteção contra obesidade, diabetes, redução do risco de mortalidade, melhores resultados cognitivos, melhora na imunidade dentre outros. A imunidade associada a amamentação ocorre porque o leite materno contém componentes imunológicos e anti-inflamatórios que protegem o bebê contra as infecções, isso ocorre porque IgA e IgG são fornecidos através do leite materno, e ligam-se a bactérias, toxinas e vírus e inibem a ligação desses patógenos às células, protegendo contra as infecções respiratórias que são frequentes em crianças e diarreias.

Como se alimentar na amamentação?

No período de amamentação, a mãe deve se preocupar em evitar alimentos processados, ricos em corantes e aromatizantes artificiais. A recomendação neste período é para ingestão de alimentos ricos em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais, leguminosas, azeite, castanhas dentre outros. Esse período é um momento muito importante e ter uma alimentação equilibrada e variada é fundamental.

Quais suplementos são importantes na gestação?

Para a ingestão de qualquer suplemento é importante conversar com o seu médico para que possa realizar exames e verificar qual o melhor suplemento e de forma individualizada. Alguns suplementos devem ser considerados como Ômega 3, ácido fólico, vitaminas, minerais dentre outros. Esses são os suplementos que devem ser avaliados pelo profissional que está acompanhando para que possa fazer a melhor indicação.

Dia das Mães: Nutrição na Amamentação | Blog Nutrify

É necessário tomar vitaminas na amamentação?

A amamentação é um período que demanda um bom equilíbrio em relação a alimentação. A suplementação neste período deve ser avaliada da melhor forma possível e em conjunto com um especialista para que não haja deficiências nutricionais.

Quais alimentos evitar na amamentação?

Alguns alimentos devem ser evitados neste período como o consumo de álcool, cafeína, chocolate, alimentos processados e ultraprocessados. A mãe também deve estar atenta ao consumo de alimentos crus.

Quais são os mitos sobre a amamentação?

Leite materno é fraco

– Cerveja preta aumenta o leite

– A criança deve mamar a cada duas a três horas

– É preciso revezar os dois seios

Vitamina D | Blog Nutrify

Perguntas Frequentes sobre a Nutrição na Amamentação

Posso consumir café enquanto amamento?

O café possui em sua composição a cafeína, que ao ser ingerido pela mãe passa para a corrente sanguínea e pode ir para o leite materno. A cafeína possui ação estimulante e por esse motivo não queremos que o bebê se sinta agitado e com irritabilidade neste período, por esse motivo o consumo de café deve ser evitado nesta fase.

Posso consumir álcool durante a amamentação?

O álcool não é contraindicado durante a amamentação, mas deve se respeitar algumas orientações. Apesar desse conceito muitos especialistas não indicam o consumo de álcool durante essa fase.

É necessário consumir mais água durante a amamentação?

Sim a hidratação é fundamental neste período, devido a produção de leite que demanda um maior aporte de líquidos.

Quais alimentos podem causar cólica no bebê?

Após o nascimento do bebê é importante estar atento ao consumo de alimentos que provocam gases como feijões, brócolis, nabo, couve-flor dentre outros individuais. É importante conhecer o bebê e verificar qual alimento está interferindo neste desconforto. Converse com o especialista que acompanha o bebê.

Posso congelar o meu leite?

Sim, pode ser congelado, essa estratégia é interessante para as mães que estão planejando retornar ao trabalho. Alguns cuidados com higienização devem ser seguidos para evitar a contaminação do leite.

Ser vegetariana pode influenciar o leite materno?

O leite materno é sempre o melhor alimento para o bebê, as mulheres que seguem uma dieta vegetariana desde que esteja equilibrada, variada e suplementada, em algumas situações fornecem os nutrientes necessários através do aleitamento materno. Essa dica também vale para as mulheres não vegetarianas. O mais importante é o acompanhamento em conjunto com um especialista para que vá identificando as necessidades nutricionais e realizando as correções através de uma boa alimentação e suplementação quando necessário.

Conclusão

O leite materno é sem dúvida o melhor alimento para o bebê, além dos nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança, ele contém os componentes imunológicos que protege o organismo do bebê e previne doenças e infecções.

Dia das Mães: Nutrição na Amamentação | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

Benefícios do aleitamento materno na saúde infantil: um papel para os peptídeos de sinalização do leite. Nutrição molecular: mãe e bebê. P. 29-56, 2021.

North. K. et al. Breastfeeding in a Global Context: Epidemiology, Impact, and Future Directions. Clinical Therapeithics. V. 44, n. 2, 2022.

Lawrence R. A. Lawrence. R. M. Breastfeeding. p. 215-227, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima